Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST, ela recebeu o Título de Cidadã Leopoldense em sessão solene na Câmara
A Câmara Municipal de São Leopoldo entregou na noite da segunda-feira (30) o Título de Cidadã Leopoldense à Izabel Teresinha de Souza Oliveira, em reconhecimento à sua trajetória na defesa da saúde pública, dos direitos das pessoas com doenças autoimunes e do fortalecimento da participação social. A homenagem foi proposta pelo vereador Fabiano Haubert (PDT) e aprovada por unanimidade na Casa.
Fundadora e presidente da Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale do Rio dos Sinos (Alureu-Sinos), Izabel também tem atuação destacada como representante da sociedade civil no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Faculdades EST, indicada pelo Conselho Municipal de Saúde. No núcleo, sua participação garante a escuta e a proteção dos direitos das pessoas participantes de pesquisa.

Também participaram da cerimônia, representando a Faculdades EST, a vice-coordenadora do CEP professora Marie Ann Wangen Krahn e a ex-coordenadora do comitê, professora Selenir Gonçalves Kronbauer, que entregaram em nome da instituição cumprimentos à homenageada. “Izabel é exemplo de cidadania ativa. Seu compromisso com o bem comum honra São Leopoldo e a nossa instituição”, declarou o diretor-geral da Faculdades EST, professor Valério Guilherme Schaper.