Nesta Semana da Consciência Negra, o Grupo Identidade da Faculdades EST promove mais um Webinar em parceria com a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB e com o Grupo de Pesquisa Identidade Étnica e Interculturalidade. Desta vez, o encontro virtual ocorre no dia 23 de novembro e será alusivo ao lançamento do livro Petit Haiti: haitianos em Itapema (SC), de autoria do Pastor Me. Günter Bayerl Padilha.
Além do autor, também é convidado para o webinar o teólogo, Pastor Luterano e pesquisador associado do Programa de Pós Graduação em Teologia da Faculdades EST, Prof. Dr. Roberto Zwetsch.
O encontro começa às 19h30, terá a mediação da Professora Ma. Selenir Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade, e será transmitido plataformas digitais da Faculdades EST (YouTube e Facebook).
Saiba mais sobre a obra
O livro Petit Haiti: haitianos em Itapema (SC), publicado pela Editora Appris, é resultado da convivência de seis anos com pessoas oriundas do Haiti, e aborda a imigração haitiana para o Brasil como sendo parte integrante das migrações transnacionais. Na obra são apresentadas as razões e as motivações que levam haitianas e haitianos a migrar e quais as estratégias utilizadas para que deixem o Haiti e integrem a sociedade local. Para tanto, pensar em redes migratórias tornou-se fundamental para compreender a migração como estratégia histórica de sobrevivência para o povo haitiano. Isso, porque a migração é considerada pelas haitianas e pelos haitianos como um aspecto de sua cultura. Além disso, esta obra traz relatos que revelam a importância de tecer redes no processo migratório e na organização, junto à população brasileira, para formar a Associação dos Haitianos em Itapema e seus Amigos (AHIA).
A leitura deste livro poderá descortinar um mundo repleto de possibilidades missionárias para as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Nas páginas desta obra são reveladas possibilidades de parcerias ecumênicas, de ações antirracistas e de testemunho de fé por meio da Diaconia. Creio que o livro Petit Haïti: haitianos em Itapema (SC) é caminho pelo qual as pessoas possam caminhar para compreender melhor os aspectos da migração haitiana para o Brasil e, assim, se sensibilizarem com todas as pessoas que migram em busca da vida digna.
Günter Bayerl Padilha é doutorando em Teologia na Faculdades EST (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes); é mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); graduado em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR); e é bacharel em Teologia pela EST. O Professor Günter Bayerl Padilha também é Pastor da IECLB na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Colatina, Espírito Santo.