Entre os dias 16 e 21 de abril a Faculdades EST recebeu a honrosa visita das professoras Reverenda Dra. Beverly Wallace, Reverenda Dra. Yolanda Norton e da Ma. Carla Lima. O encontro foi organizado pelo Grupo Identidade e contou com uma série de atividades ao longo da semana.
Logo no início da agenda, as três pesquisadoras foram recebidas no Espaço Diversidade pelo Programa de Gênero e Religião (PGR) e pelo Grupo Identidade. O encontro contou também com a presença da Diretora Acadêmica da Faculdades EST, Dra. Simone Imperatore, e da Pastora Carmen Michel, da Coordenação de Gênero, Gerações e Ttnias da Secretaria da Ação Comunitária da IECLB. O grupo confraternizou com um café e trocou relatos de experiências sobre a cooperação Brasil – Estados Unidos.
As visitantes conheceram o campus localizado no Morro do Espelho, souberam mais sobre cursos de graduação oferecidos pela Faculdades EST e sobre o Programa de Pós- Graduação em Teologia.
Em São Leopoldo, durante os dias de visita, as reverendas conheceram também a Cooperativa de Mulheres Mundo Mais Limpo, no bairro Cristo Rei.
Ainda por intermédio do Grupo Identidade, elas puderam saborear uma feijoada – prato típico afro-brasileiro – no Ilê Axé Oyawoyê, casa de Candomblé Ketu, liderada por Mãe Bel D’Oya no bairro Rio dos Sinos. No Ilê, elas conheceram um pouco dos ritos de matriz africana, através da dança e da cultura.
Em outro momento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o grupo visitou a Tenda da Ocupação Justo, um movimento de luta pela moradia digna, em São Leopoldo.
Elas também participaram de um culto na Capela da Faculdades EST, celebrado pelo representante da Pastoral, Pastor Antonio Carlos de Oliveira.
A estadia de Beverly, Yolanda e Carla contou ainda com uma reunião com a Equipe Diretiva da Faculdades EST, com o Diretor-Geral, Valério Schaper.
Professora Mestra Selenir Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade, destaca que a presença das Reverendas Dr. Beverly Wallace e Dr. Yolanda Norton e da Ma. Carla Lima significam um marco importante e impulsionador para a retomada dos projetos do Grupo Identidade, das atividades presenciais nas comunidades e, principalmente, para a continuidade do trabalho realizado pelo Prof. Dr.Peter Nash.
“A visita da Dra. Beverly teve como objetivo reafirmar o compromisso com as nossas ações comunitárias junto com a IECLB [Igreja Evangélica de Confissão Luterana] e com a população negra brasileira, iniciado pelo Dr. Nash, em 1996. Além do reconhecimento pelo trabalho realizado até o momento, a iniciativa de apoiar novos projetos relacionados com as mulheres negras e a justiça de gênero junto às populações migrantes traz muito animo, força e coragem para seguirmos em busca de melhores condições de vida para estes grupos de populações vulnerabilizadas. Só temos a agradecer pelas bençãos que chegam através das mãos de mulheres fortes e sensíveis às nossas causas”, afirma a Professora Selenir.