Durante a Semana Temática da Diversidade Cultural, a Faculdades EST receberá o pocket show do musical Uma Sinfonia Diferente RS, coordenado pela professora e mestranda Graziela Pires, docente do Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST e musicoterapeuta egressa do mesmo curso.
A apresentação será realizada na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, às 19h20, no Auditório H da Faculdades EST. O evento é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição prévia. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Faculdades EST no YouTube. Para conferir a programação completa da Semana Temática da Diversidade Cultural, clique aqui.
Inédito e único no Rio Grande do Sul, a versão gaúcha do projeto Uma Sinfonia Diferente está na sua quinta edição no estado. É realizada de forma contínua, anualmente, nos municípios de Novo Hamburgo e Porto Alegre e é mantida pela Pretas Produções, sob a autoria de Graziela Pires e Dejeanne Arruée, que também são cantoras da banda 50 Tons de Pretas.
“As crianças que se apresentarão são participantes de longa data, com dois ou mais anos de projeto. É uma apresentação para ver a neurodiversidade na prática. Quem assiste ao Sinfonia vê desconstruídas as suas perspectivas sobre o que é uma pessoa com autismo. Precisamos dar oportunidade para que essas crianças e jovens possam se desenvolver”, define a professora Graziela.
Ela explica que o Uma Sinfonia Diferente RS tem a característica de ser um projeto social, porque objetiva alcançar famílias em situação de vulnerabilidade social, que não teriam acesso ao tratamento de musicoterapia por outros meios. Ao atender crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), o projeto assume não apenas caráter terapêutico, como também cultural e social.
“Tenho certeza de que muitos alunos da Faculdades EST, quando puderem assistir, vão se sentir tocados pelo formato de atendimento que oferecemos. Acredito que só tenha a agregar, ao pensar em possibilidades para que mais pessoas possam se beneficiar dessa terapia tão importante e tão eficiente”, almeja a professora Graziela.
Ela conta que o projeto é uma iniciativa inclusiva em sua integralidade, ao acolher também as famílias dos/as participantes, através de diversas outras atividades que acontecem regularmente, como o grupo de acolhimento para os pais.
“Isso contribui no desenvolvimento dos seus filhos. Além de promovermos um espaço onde as crianças e jovens sejam os protagonistas do musical, durante todo o ano fazemos várias atividades para que as famílias como um todo possam frequentar eventos e ir ensinando os espaços a receber as pessoas com autismo. Fazemos o movimento de incentivar as famílias a buscar rede de apoio”, detalha.
Também participam do projeto a Profa. Dra. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST, e a Profa. Me. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST. Ambas as professoras atuam como voluntárias desde a primeira edição do Uma Sinfonia Diferente RS.
Venha prestigiar essa bela noite de cultura e música!