Faculdades EST recebe visita da OMEL e reforça cooperação internacional

Faculdades EST recebe visita da OMEL e reforça cooperação internacional

A Faculdades EST recebeu, na quinta-feira, dia 4, representantes da Obra Missionária Evangélico-Luterana da Baixa Saxônia (OMEL), da Alemanha, em uma programação que ocupou todo o dia e teve como foco o fortalecimento das parcerias históricas entre as instituições.

A comitiva foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Internacional de Igrejas, pastor Kurt Herrera; pela chefe do Departamento de Cooperação Internacional, doutora Miriam Laaser, e pelo, porta-voz da organização, doutor Ulrich Meyer-Höllongs. A agenda incluiu encontros com diferentes setores da Faculdades EST, entre eles a equipe diretiva, grupos de pesquisa, projetos institucionais e o Espaço Diversidade.

Durante a visita, os representantes foram recebidos pelo diretor geral da instituição, professor doutor Valério Guilherme Schaper, que destacou a importância da relação de longa data entre a instituição brasileira e a OMEL, e pela Diretora Acadêmica, professora Lovani Volmer. Segundo Schaper, as visitas regulares da organização alemã “acompanham o desenvolvimento do cenário no país e na IECLB”. Ele enfatizou ainda o caráter especial deste encontro, já que duas das pessoas presentes nunca haviam estado na Faculdades EST.

“Nesta oportunidade, pudemos apresentar a história, o cenário atual e os projetos que desenvolvemos. A partir desta apresentação, a OMEL também apresentou o cenário de suas atividades na Alemanha e no mundo, pois apoiam projetos pela América Latina e também na África”, afirmou o diretor.

A programação iniciou com um diálogo no Prédio E com a Equipe Diretiva da instituição e seguiu com uma visita guiada ao campus, além de um almoço no restaurante universitário. À tarde, o grupo conheceu iniciativas do Espaço Diversidade, dialogando com o Ins, o Grupo Identidade, o Programa de Gênero e Religião e, posteriormente, com os professores Julio Adam, Adriane e Jandir Sossmeier.

Para Schaper, o encontro revelou múltiplos pontos de convergência entre os projetos da Faculdades EST e as frentes de atuação da OMEL, fortalecendo perspectivas de cooperação: 

“Foi possível perceber que há muitos temas e projetos de interesse comum. Isso possibilita ampliar as formas de cooperação que temos. A avaliação é muito boa. Cada vez que podemos apresentar a reflexão que estamos fazendo sobre nosso cenário e os projetos que estamos desenvolvendo para enfrentar os desafios, aprendemos um pouco mais sobre a nossa instituição e, no diálogo, percebemos que há desafios e interesses comuns. Esta comunhão de jornada que as parcerias possibilitam é um grande ânimo e estímulo para a Faculdades EST. Evidentemente, esperamos também que estes projetos de cooperação possam beneficiar a OMEL, ajudando a levar adiante sua missão.”