Cinquenta marmitas foram encaminhadas às famílias vítimas da enchente, que estão acolhidas na Faculdades EST, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A doação foi feita pelo canal O Mundo do CTG (@OmundodoCTG), através Juarez Júnior e do cantor e compositor Latino Americano, Raul Quiroga, ao diretor-geral da instituição, o doutor Valério Guilherme Schaper. A entrega ocorreu no fim da manhã da sexta-feira, dia 31, no campus localizado no bairro Morro do Espelho.
De acordo com Schaper, doar é um ato de generosidade e leva, para quem mais precisa, amor e esperança. “Temos falado desde o início sobre a importância da união para conseguirmos perpassar por todas as dificuldades, especialmente essas famílias, que perderam tanto durante esse evento climático”, salienta. O diretor-geral agradece o empenho e dedicação da comunidade tradicionalista. “Em nome dos e das acolhidos e acolhidas na Faculdades EST, nosso muito obrigado pelo carinho”.
Juarez explica que, desde o início das cheias, tem mobilizado gaúchos e gaúchas de todo o país a colaborar com o povo do Rio Grande do Sul. “Através do nosso canal, fizemos um forte movimento e contamos com apoio que veio de fora, como do Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Rio de Janeiro”. Foi através dessa ação que conheceu Quiroga, o músico uruguaio que apresentou o trabalho feito pela Faculdades EST. “Junto com a Excelsior Alimentos, nossos parceiros, fizemos 100 marmitas de choripan. Parabenizo as ações desenvolvidas pela EST. Essa é uma pequena ajuda diante do que todos e todas aqui fazem”, exclama. “É a gauchada somando forças e levando aos e as atingidos e atingidas, alento e consolo”.
Quiroga, que também foi atingido pelas cheias, diz que é fundamental levar esse conforto a quem perdeu tudo. “Eu senti na pele o que é esse sentimento de perder tudo, ficar sem nada e, agora, correr atrás da máquina. Fazer isso nos dá um pouco de vida. Agora é juntar as forças e seguir em frente”. Segundo ele, é gratificante poder auxiliar, de algum modo: “É uma missão que temos, para vermos no rosto do próximo, um sorriso.”
Como colaborar
A Faculdades EST convida as pessoas a contribuírem com qualquer valor para as vítimas da catástrofe climática que atingiu o Estado. As formas de doar são através da chave Pix: doe@est.edu.br (email) ou através da conta Paypal doe@est.edu.br. Todos os detalhes do trabalho desenvolvido pela instituição podem ser acessados através do est.edu.br/acao/.