Evento, que reuniu pessoas de todo Brasil em Igrejinha, ocorreu de 27 de julho a 1º de agosto, em Igrejinha, no Vale do Paranhana
Caravanas vindas dos sínodos Espírito Santo a Belém, Rio Paraná, Centro-Campanha Sul e Amazônia visitaram a Faculdades EST, em São Leopoldo, ao longo da última semana. As pessoas jovens, que vieram para o 26º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), o maior encontro da juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que neste ano teve como sede o município de Igrejinha (RS), puderam vivenciar o campus e conhecer os cursos ofertados pela instituição.





As turmas, compostas por cerca de 500 pessoas estudantes, foram recepcionadas no auditório do Prédio H, pelo diretor-geral da Faculdades EST, o professor doutor Valério Guilherme Schaper, e uma comitiva formada por professores, professoras, alunos e alunas da instituição, puderam circular pelos espaços, prédios e biblioteca. “Esses encontros fortalecem vínculos e despertam vocações. A cada grupo que chegava, víamos o brilho nos olhos, a curiosidade em conhecer mais sobre os cursos e possibilidades que oferecemos. Nós seguimos com a missão de sermos casa e horizonte para quem deseja servir com os seus dons”, ressaltou. Uma dinâmica de reflexão com velas chamou a atenção das pessoas participantes, que puderam confeccionar sua própria lembrança da instituição.
O Congrenaje, que ocorreu no Parque de Eventos Almiro Grings – Parque da Oktoberfest – é o maior e mais representativo espaço de juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e ocorre a cada dois anos. “É bonito ver tantas juventudes reunidas em torno da fé, mas também buscando aprender e crescer. Um encontro como esse forma pessoas que, amanhã, estarão liderando com responsabilidade e compromisso”, disse. Segundo Schaper, outro ponto alto foi a confraternização e o reencontro: “Tivemos o prazer de receber pessoas de todas as regiões, inclusive muitos e muitas egressos e egressas que passaram pelas nossas salas de aula. É gratificante ver que a história da EST segue pulsando no coração dessas juventudes”.