Faculdades EST realiza Mestrado em Teologia na FTBB

Início das aulas ocorreu na noite da quinta, dia 4, e terá duração de 24 meses

A Faculdades EST, com sede no Morro do Espelho, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e a Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB) firmaram o Projeto de Cooperação entre Instituições para oferta do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Teologia. As aulas iniciaram na capital federal na noite de quinta-feira, dia 4, com a presença dos cerca de 15 estudantes matriculados.

Segundo o diretor-geral da Faculdades EST, doutor Valério Guilherme Schaper, o Minter é regulamentado pela Portaria N° 61, de 6 de maio de 2011 da Capes. “O mestrado tem duração de 24 meses, sendo que dois semestres são reservados para o cumprimento de disciplinas, lecionadas no campus da instituição parceira, e os demais reservados para pesquisa e elaboração da dissertação, a qual deve ser defendida no final dos dois anos”, detalha.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, professor doutor Wilhelm Wachholz, é a segunda vez que as faculdades têm essa parceria. “Nosso objetivo é promover o estudo e a pesquisa na área da Teologia, Religião e Linguagens”, salienta. O grupo de mestrandos e mestrandas é formado por docentes, teólogos, teólogas e outros profissionais que atuam nos diversos campos da práxis religiosa no mundo contemporâneo. O mestrado destaca-se pela abordagem interdisciplinar, e dialoga com as áreas da educação, comunicação, música, psicologia, sociologia, entre outras.

“Demos início ao Minter com 15 estudantes. São dois tipos de discentes nesse momento, os regularmente matriculados e os especiais, que decidiram pelo mestrado recentemente, e serão regularizados em novembro”, detalha Wachholz. “Nossas atividades serão, pelo estado de calamidade, de forma online. Após, retomaremos de forma presencial.”

As linhas de pesquisa

Bíblia e Religião no Mundo Bíblico: exploração de textos bíblicos, literatura cognata, contextos históricos, e interpretação de metodologias hermenêuticas, exegéticas, históricas, sociais e linguísticas.

Teologia e Práxis Religiosas: investigação da qualidade humana em comunidades de fé e na sociedade, envolvendo Teologia Prática em diálogo com ciências da religião, psicologia, sociologia, antropologia e comunicação, à luz das tradições cristãs e religiosas latino-americanas.