Faculdades EST realiza intercâmbio na Colômbia

Teóloga Sabrina Senger esteve no país de 16 a 19 de agosto

O projeto realizado pelo Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST (PGR-EST), com apoio de Act Igreja Sueca, tem como objetivo principal contribuir para a superação do fundamentalismos religiosos a partir das teologias feministas e estudos de gênero na América Latina e Caribe. No período de 2023 a 2025, além de organizar os Congressos Latino-Americanos de Gênero e Religião, o projeto prevê espaços de intercâmbio e partilha de conhecimentos por meio da oferta de cursos e atividades online, com o intuito de colaborar com a reflexão e atuação de organizações e grupos parceiros de toda a região.

No último mês, a teóloga Sabrina Senger que atua na coordenação do PGR, realizou uma série de atividades com a Igreja Evangélica Luterana da Colômbia (IELCO), mais especificamente em colaboração ao Ministério de Mulheres, além de organizações e redes como: DiPaz, GemPaz, Red Nacional de Mujeres da Colombia e Pontifícia Universidad Javeriana (PUJ).

Entre os dias 16 e 19 de agosto aconteceu na cidade de Santa Marta, na costa colombiana, o Encontro Nacional de Mulheres Luteranas. O evento reuniu mais de 150 mulheres de todo país, além de participantes estrangeiras dos Estados Unidos, Guatemala, Honduras e Brasil. Todas as atividades e momentos de espiritualidade aconteceram sob o tema “Bendito Cuerpo”, e o lema bíblico: “Ainda que minha mente e meu corpo enfraqueçam, Deus é minha força, ele é tudo o que eu sempre preciso” Sl 73.26.

Sabrina foi uma das palestrantes, desenvolvendo a temática desde uma perspectiva histórico-critica, bíblica e teológica. Após o encerramento da primeira agenda, já na cidade de Bogotá, capital do país, a teóloga da Faculdades EST conduziu outros dois espaços de assessoria e formação: uma capacitação em Políticas de Gênero com a equipe e coordenação do Diálogo Intereclesial por la Paz – DiPaz; e uma formação em implementação de projetos com perspectiva de gênero com a coordenação do Projeto “Peregrinaje de Justicia y Paz”, da Pontificia Universidad Javeriana – PUJ. Cada um desses espaços formativos rendeu encaminhamentos que fortalecem e atualizam a atuação colaborativa entre o PGR-EST e a atuação das organizações parceiras.

Outras atividades da agenda de intercâmbio

Com o Grupo Ecuménico de Mujeres Constructoras de Paz – GemPaz, aconteceu uma reunião de atualização e planejamento no marco da elaboração de um Protocolo para atenção e prevenção de violências espirituais e religiosas contra mulheres. Além disso, o encontro permitiu o aprofundamento de aspectos importantes para organizarmos futuras formações em parceria. Gloria Laverde, impulsora do grupo, participou no ano de 2023 do VIII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião em São Leopoldo e definiu a experiência como uma oportunidade de formação teológica e ampliação de redes.

Com a Red Nacional de Mujeres (RNM) da Colômbia aconteceu uma reunião de atualização e planejamento para realizarmos uma atividade em cooperação no marco dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres – período de novembro e dezembro. A RNM representa um papel fundamental na discussão sobre os direitos de meninas e mulheres na Colômbia, articulando ações de incidência, educação e mobilização.

Neste momento estão preparando-se para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), que acontecerá no mês de outubro deste ano na cidade colombiana de Cali. “Sua participação terá ênfase na proteção de mulheres defensoras do meio ambiente e territórios. Em breve conheceremos novidades fruto desta parceria”, exclama a teóloga.

Além da formação com o Projeto “Peregrinaje de Justicia y Paz” na PUJ, Sabrina participou de uma parte do evento que celebrou 25 anos do Grupo de pesquisa Didaskalia. Nesta ocasião, aconteceu um painel temático intitulado: “Injustiça, inequidade e violência de gênero”, com palestras da teóloga e biblista Elsa Tamez, da pesquisadora e vice-reitora da Javeriana Maria Adelaida Farah Q., e do professor integrante do grupo Didaskalia, José Luiz Meza.

Para finalizar as agendas, Sabrina reuniu-se com parte do grupo responsável pela elaboração da proposta de Política de Justiça de Gênero da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia (IELCO). O tema das Políticas é um dos eixos do atual projeto e como encaminhamento desse espaço o grupo combinou que no avançar do processo terão novos encontros de partilha. “A manutenção das relações de intercâmbio com organizações, igrejas, grupos e redes aporta não apenas para o desenvolvimento do trabalho do PGR-EST, se não com o conjunto de interesses da Faculdades EST em seu compromisso de formação teológica para a América Latina e Caribe”, finaliza.