Evento busca ampliar o diálogo sobre racismo estrutural, ambiental e sistema prisional nos dias 18 e 19 de novembro
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, a Faculdades EST, em parceria com a Rede JR Brasil de Sul ao Norte, realiza a Semana Temática: Identidade(s) Afro-brasileira e Indígena e a II Jornada da Justiça Restaurativa. Neste ano, o tema central é Racismo estrutural, ambiental e sistema prisional, que convida à reflexão sobre como diferentes formas de desigualdade se entrelaçam e impactam vidas e territórios no Brasil.
A proposta é criar um espaço de escuta, diálogo e partilha de saberes, reunindo pessoas pesquisadoras, profissionais e estudantes que acreditam na força transformadora da justiça e da educação. Serão dois dias dedicados a pensar caminhos de reconciliação e cuidado coletivo, a partir de perspectivas afro-brasileiras, indígenas e restaurativas.
Para o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Schaper, o evento reforça o compromisso da instituição com a justiça social e a equidade racial. “Queremos construir um espaço em que diferentes identidades possam se encontrar, aprender umas com as outras e renovar o compromisso com a dignidade humana e a sustentabilidade”, afirma.
Mais do que um encontro acadêmico, a Semana Temática e a Jornada da Justiça Restaurativa propõem uma aproximação sensível entre teoria e prática, reconhecendo que o enfrentamento ao racismo estrutural e ambiental exige uma transformação profunda das relações, dentro e fora das instituições.
Como participar
O evento é aberto ao público e oferece duas modalidades de participação. Ouvinte, com participação gratuita, para quem deseja acompanhar as atividades sem emissão de certificado, ou com emissão de certificado, modalidade paga, com direito a certificado emitido pela Faculdades EST. As inscrições são feitas através da plataforma Even3.