Faculdades EST promove a Semana da Diversidade Cultural 

Evento ocorre de 19 a 23 de agosto na sede da instituição, no bairro Morro do Espelho

A Faculdades EST promove a Semana Temática – Diversidade Cultural 2024. O evento ocorre de 19 a 23 de agosto, na sede da instituição, no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A atividade conta com uma programação diversificada, que destaca a importância da inclusão e da troca de conhecimentos entre diferentes grupos culturais.

Conforme o diretor-geral da Faculdades EST, o professor doutor Valério Guilherme Schaper, a diversidade cultural deve ser abordada no ambiente acadêmico, uma vez que ao expor estudantes e a comunidade acadêmica a diferentes culturas e formas de pensar, é gerado um espaço mais criativo e inovador. “A diversidade estimula o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de maneiras novas e variadas, pois nos permite ver questões sob múltiplos ângulos e abordagens”, salienta.

A programação inicia na segunda-feira, dia 19, a partir das 20h15min, com o “ESTemCanto”, apresentado pelo Coral Vozes do Morro. O evento será na Lanchest e no saguão do Prédio H. A participação é aberta tanto para o público interno quanto para visitantes, e a organização está a cargo do curso de Licenciatura em Música, sob a coordenação do professor doutor Louis Marcelo Illenseer.

Na terça-feira, dia 20 de agosto, às 19 horas, a semana seguirá com a discussão sobre a inclusão da pessoa idosa com deficiência intelectual, com a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ivoti e presidente do Conselho Municipal, a fonoaudióloga Marliese Christine Simador Godoflite. A atividade, que será na modalidade híbrida, ocorrerá no Auditório do Prédio H e será transmitida – ao vivo – pelo canal @FaculdadesEST no YouTube. A organização é do Bacharelado em Musicoterapia, coordenado pela professor doutora Maryléa Elizabeth Ramos Vargas.

Quarta-feira, dia 21, às 19 horas, ocorre o painel “Migração, Cultura e Fé Luterana: pomeranos em áreas de fronteiras”, com a participação do pastor emérito Geraldo Schach, autor do livro “Rondônia, a terra prometida: migração e fé luterana”. A palestra será transmitida online pelo canal @FaculdadesEST no YouTube. O Bacharelado em Teologia, coordenado pelos professores doutores Oneide Bobsin e Charles Klemz, é responsável pela promoção do evento.

No último dia da semana, 23 de agosto, ocorre a roda de conversa sobre afrocatolicismos, conduzida pela doutora Rosinalda Corrêa da Silva Simoni. Um diálogo irá explorar a noção, os exemplos e as expressões dos afrocatolicismos no Brasil, promovendo a reflexão sobre as práticas religiosas e culturais afro-brasileiras. O evento será transmitido online pelo canal @FaculdadesEST no YouTube e organizado pela Licenciatura em Ciências da Religião, sob a coordenação da professora doutora Carolina Bezerra de Souza.