Evento, latino-americano, ocorreu em São Paulo, de 10 a 25 de julho
Dezenove pessoas, do Brasil, Cuba, Equador e Costa Rica, participaram do Curso Latino-Americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep) em parceria com o Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST, em São Paulo. A programação ocorreu na modalidade presencial e híbrida, de 10 a 25 de julho, tendo como tema central a “Ecojustiça: Compromisso ecumênico no enfrentamento da desigualdade social e da emergência climática”.
As reflexões, estudos e visitas motivaram a elaboração da Carta de Compromisso, pela qual as pessoas participantes reconhecem que seus “territórios corpos-terra estão interconectados e são espaços de vida que devem ser respeitados e defendidos.” O reconhecimento gera compromissos especificados no documento, que pode ser lido em português e em espanhol no portal do Centro Ecumênico.
Para a estudante de Teologia e bolsista do PGR, Taís Voelkl, o curso foi uma vivência única. “Poder dialogar com pessoas tão engajadas e que vivem em diferentes países situações tão parecidas com as do nosso contexto foi enriquecedor para minha caminhada como estudante de Teologia”, diz. “Me alegra ser parte de um grupo que é engajado, que se mobiliza, que resiste, que denuncia a tantas frentes que maltratam a casa comum.”
O curso
Realizado nas modalidades híbrido e presencial, o curso contou com a coordenação da teóloga Angelica Tostes do Ceseep e assessoria especializada de Maria Maranhão, Loyet Garcia, Suzana Moreira, José Oscar Beozzo, Ivone Gebara, Mercedes Amaya, Marli Brun, Josias Vieira e Priscilla Ribeiro e da própria Angélica. Durante os dias foram feitas diversas atividades, entre elas, visitas orientadas com momentos de diálogo e estudo na Escola de Agroecologia de Parelheiros, Aldeia Multiétnica – núcleo Pankararu -, Museu das Culturas Indígenas, Diálogo Ecumênico com lideranças, Catedral Anglicana Santíssima Trindade, Catedral Metropolitana de Antioquina.
No dia 18, a coordenadora do PGR da Faculdades EST, a pastora Marli Brun, abordou o
tema Hermenêuticas da conversão ecológica: lendo a Bíblia à luz da Criação. A metodologia possibilitou que participantes, utilizando argila e conceitos da Teologia Feminista, ressignificassem o mito da criação de Gênesis 2.18-24”.
Mais informações sobre as atividades realizadas, inclusive imagens, podem ser acessadas em https://ceseep.org.br/.