A próxima conferência, em 2026, deverá ser realizada na instituição leopoldense
Uma análise para compreender a dinâmica entre pregadores e pregadoras, o texto bíblico, o discurso do sermão e o mundo da vida e das pessoas ouvintes. Esse é um dos objetivos da 16ª Conferência Internacional da Societas Homiletica, que ocorre em Groningen, na Holanda, de 7 a 12 de junho.
O evento, que reúne pessoas pesquisadoras e professoras de todo o mundo, conta com a participação do doutor Júlio Cézar Adam, da doutora Fabiane Behling Luckow, e dos doutorandos Mateus Andrey Dolny e Ivan Kiper Malacarne, que pesquisam na área do culto e da Teologia Prática, temas relacionados à homilética.
De acordo com Adam, a Societas Homiletica é a mais importante organização internacional de pesquisadores/pesquisadoras e professores/professoras desta temática. “Área da pregação, que por sua vez faz parte da Teologia Prática. A conferência acontece a cada dois anos em alguma parte do mundo e estudantes do Programa de Pós-Graduação (PPG) têm participado junto comigo, regularmente, dos encontros”, frisa ele que, desde 2012 integra o conselho diretor da Societas. No evento, os e as participantes apresentarão comunicações relacionadas ao tema geral da conferência.
A próxima, em 2026, será realizada em São Leopoldo, no Campus da EST, no bairro Morro do Espelho. O diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper, enaltece a importância do evento. “É muito importante para discutir questões relativas à homilética no cenário internacional. É uma oportunidade de nossa instituição receber pesquisadores e pesquisadoras de todo o mundo, em um evento riquíssimo em conhecimento e produção de conteúdo científico”.