Faculdades EST marca presença no X Congresso Internacional da ANPTECRE, em João Pessoa

A Faculdades EST participa nesta semana do X Congresso Internacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), que ocorre de forma híbrida, com atividades presenciais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e participação remota de pessoas conferencistas e inscritas de todo o Brasil.

A Faculdades EST participa nesta semana do X Congresso Internacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), que ocorre de forma híbrida, com atividades presenciais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e participação remota de pessoas conferencistas e inscritas de todo o Brasil.

Com o tema “Contemporaneidade e Religiões: Linguagens e Vivências”, o encontro reúne até a próxima sexta-feira (26) mais de 1.143 conferencistas e mais de 800 comunicações científicas, consolidando-se como um dos maiores espaços de socialização da pesquisa acadêmica nas áreas de Teologia e Ciências da Religião.

A EST no evento

Estão, presencialmente, no evento o coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia da Faculdades EST, professor doutor Wilhelm Wachholz, acompanha o congresso ao lado do coordenador do Mestrado Profissional, professor doutor Nilton Eliseu Herbes; da coordenadora da Licenciatura em Ciências da Religião, professora doutora Carolina Bezerra de Souza; além dos professores doutores Júlio Cézar Adam, Marcelo Ramos Saldanha, Rubem Marcelino e da professora doutora Laude Erandi Brandenburg. O discente da instituição, José Goulart, está na Paraíba e apresenta comunicação.

Além disso, as pessoas docentes da EST assumem papéis de destaque na programação do congresso: 

  • A doutora Laude (EST) participa, na quarta-feira (24), às 10h30, da Mesa Redonda Simultânea 6, no Auditório CCJ, sobre “Ensino Religioso, Educação e Sociedade”, ao lado do Prof. Dr. Edward Neves Guimarães (PUC-Minas) e do Prof. Dr. Edemir Antunes (UFS), com moderação da Prof.ª Dr.ª Josilene Silva da Cruz (UERN).
  • O doutor Marcelo (EST) é palestrante na Mesa Redonda Simultânea 9,  na quinta-feira (25), às 10h15, no Auditório 1 do Centro de Educação, sobre “Espiritualidade e Saúde”, junto à Prof.ª Dr.ª Mary Rute Esperandio (PUC-PR), com moderação da Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rodrigues (UFPB).
  • A doutora Carolina estará em dois GTs, nos dias 24 e 25, com a comunicação “Família como signo ideológico para mulheres: Evangelhos de Mateus e Marcos em diálogo discursivo”.
  • O doutor Júlio (EST) profere conferência no Auditório CCJ sobre “O Mundo Contemporâneo e a Religião Vivida”, com moderação de Marinilson Barbosa (UFPB), na sexta-feira (26), às 10h15.

Representatividade

Na véspera da abertura oficial do congresso, o professor doutor na Faculdade EST, Iuri Reblin, integrou a Assembleia da ANPTECRE, como convidado, na condição de coordenador adjunto da Área 44 da Capes para os Mestrados Profissionais. Já a doutora Laude esteve na atividade na qualidade de membra do Conselho Científico da associação.

Relevância acadêmica

Reconhecido pela Capes como uma das principais iniciativas da Área 44 – Ciências da Religião e Teologia –, o congresso estimula a produção científica e fortalece a comunidade acadêmica nacional. A cada edição, os trabalhos apresentados resultam em publicações em formato digital, ampliando o acesso às pesquisas.

Segundo Wachholz, a programação é importantíssima para o meio acadêmico. “O evento representa um momento privilegiado de encontro entre programas de pós-graduação de todo o Brasil, fortalecendo redes de pesquisa e abrindo espaço para a diversidade de experiências religiosas presentes no país”.

Histórico e novidade desta edição

Criado em 2008, o congresso percorreu diferentes regiões do país e chega à sua décima edição consolidado como referência. Pela primeira vez, é realizado em uma universidade federal, a UFPB, e pela segunda vez acontece no Nordeste, valorizando a pluralidade cultural e religiosa da região.

Com programação que inclui 16 Grupos de Trabalho, 16 Sessões Temáticas, conferências e mesas-redondas, o X Congresso da ANPTECRE dialoga não apenas com a academia, mas também com a educação básica e com outras áreas do conhecimento, como filosofia, sociologia e história, reafirmando sua vocação interdisciplinar.