Figura atuante, Madalena deixa legado de serviço, fé e compromisso com a teologia e a juventude evangélica
Na tarde do dia 5 de maio, o nosso Senhor Jesus Cristo chamou do nosso meio Madalena Zwetsch Altmann, esposa do Prof. Dr. Walter Altmann. Madalena nasceu em Santa Maria. Sempre atuante da juventude evangélica, tornou-se Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Federal da mesma cidade. De 1974 até 2002, a família Altmann morou na última casa do conjunto de casas da Faculdade EST que fica na Rua Martin Lutero, no Morro do Espelho.
Madalena participava ativamente do dia a dia da Faculdade de Teologia, apoiando estudantes, envolvendo-se nos debates acadêmicos, muito intensos nos anos 70, 80 e 90, e trabalhando em traduções para português (PLOU, Dafne Sabanes. Caminhos de unidade: itinerário do diálogo ecumênico na América Latina, 2002). Até o momento de sua enfermidade, Madalena esteve ativa no Grupo Girassol da Comunidade Evangélica em Confissão Luterana em São Leopoldo.
Madalena, embora não tivesse lecionado na Faculdades EST, é uma lembrança marcante, por sua disposição para o serviço e pela coerência de suas posições e ações, para gerações de estudantes que passaram por esta casa.
Neste momento de dor, a Faculdade EST solidariza-se com a família Altmann (o Prof. Walter Altmann, as filhas Silvia, Nara, Helena, Elisa, os três netos, as duas netas e os quatro genros), lembrando das intensas consoladoras palavras de Paulo na carta à comunidade de Roma:
“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8.38-39).
A cerimonia, realizada na Casa Matriz, pode ser acompanhada através do YouTube.