Quem circula pelo Morro do Espelho já deve ter notado que temos novidades: está em fase de finalização a obra da usina de geração de energia fotovoltaica!
Esse é um grande investimento que contribui para a sustentabilidade, pois se trata de uma proposta de utilização de energia limpa, motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica.
As placas já foram instaladas nas proximidades do estacionamento. Essa obra já passou por diferentes fases, são mais de 50 dias de trabalho nas dependências de nosso campus. Após a ligação da rede elétrica, deve ocorrer ainda a homologação junto à concessionária de energia elétrica e, finalmente, a fase de ligação e geração de energia. Com a medida, devemos também ter economia na fatura da conta de luz.
Entenda como funciona
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Essa energia é não poluente e pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas.
A Faculdades EST atualmente é abastecida por duas redes de entrada de energia elétrica: uma localizada na Rua Amadeo Rossi e outra, na Avenida Mário Sperb.
A entrada de rede de energia elétrica pela Rua Amadeo Rossi abastece as edificações do lado de baixo do campus, notadamente os prédios C, E, F, G, H, I, J, L e, M, locais onde há maior circulação de pessoal e onde estão a maioria das salas de aulas, escritórios, biblioteca, espaços de pesquisa, Núcleo de Educação à Distância, Centro de Produção de Audiovisuais, Beatitude e espaços administrativos. Nessa rede, até o presente momento ainda não havia nenhum sistema de geração de energia fotovoltaica, apenas de aquecimento de água no prédio F.
A potência do sistema dimensionado dessa usina é de 85,80 kWp e a energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada (média anual) é de 8.557 kWh/mês
A outra entrada de rede elétrica está localizada na Avenida Mário Sperb e abastece os prédios do lado de cima do campus, notadamente os prédios S e U, onde há moradias de estudantes, restaurante, capela, auditório Ernesto Schlieper, salas de aula do curso de Bacharelado em Teologia, casa de moradia, manutenção e galpão. Nessa entrada de rede elétrica já tem geração de energia fotovoltaica (3.000 kWh/mês) e painéis solares para aquecimento de água nos prédios de moradias e agora estamos ampliando sua capacidade de geração de energia.
A potência do sistema dimensionado dessa usina é de 68,20 kWp e a energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada (média anual) é de 6.990 kWh/mês.
Com a implantação e funcionamento das duas novas usinas, acrescido da geração já existente, acredita-se que a Faculdades EST terá autossuficiência na geração de energia em relação ao seu consumo.