De forma online, cerca de 50 pessoas participaram da primeira atividade da proposta
A Faculdades EST, através do Programa de Gênero e Religião (PGR), iniciou no dia 28 de maio, o curso de extensão intitulado “El papel de la iglesia en la prevención y superación de la violencia contra las mujeres en las comunidades Luteranas”, uma parceria com a Red de Mujeres y Justicia de Género de América Latina y Caribe da Federação Luterana Mundial (FLM) e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.
De acordo com a coordenadora do Programa de Gênero e Religião da instituição, Ma. Sabrina Senger, a programação é desenvolvida com o apoio de Act Igreja Sueca, através do Projeto “Desmantelando os fundamentalismos religiosos: a Justiça de Gênero como caminho à vida digna”. Esta ação conta com o acompanhamento e apoio do Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres da Federação Luterana Mundial (FLM), por meio do trabalho da professora doutora Marcia Blasi.
Sabrina detalha que a possibilidade de oferecer o curso foi construída a partir dos espaços de acompanhamento e intercâmbio com a Iglesia Evangélica Luterana de Colombia, através do Ministerio de Mujeres. “Sua proposta foi apresentada e discutida no Encuentro de Mujeres en la Conferencia de Liderazgo de las Américas, em abril deste ano, e apresentada como uma resposta às prioridades da região na Conferencia Luterana de Liderazgo de Las Américas: “¡No tengan miedo, hay una buena noticia!””, salienta. Depois disso, as igrejas luteranas da América Latina e Caribe membros da FLM receberam o convite para enviar representações de ministros e ministras e lideranças comunitárias.
A proposta é inspirada na experiência realizada no Brasil, no período de agosto de 2022 a junho de 2023, através da formação: “Missão com Mulheres: Criando e multiplicando grupos de apoio para mulheres em situação de violência”, no qual o PGR-EST foi parceiro na execução. A edição realizada no Brasil como um projeto-piloto é acompanhada pela Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, da Secretaria Comunitária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), através do trabalho da Pastora Carmen Michel, e resultou na publicação de um caderno de subsídios que está disponível para download (https://bit.ly/3VqpnOx).
A primeira noite reuniu mais de 50 pessoas de forma online, com pessoas representantes de diversas igrejas: Iglesia Evangélica Luterana Unida – IELU, Iglesia Evangélica del Río de la Plata – IERP, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Iglesia Evangélica Luterana en Chile – IELCH, Iglesia Luterana en Chile – ILCH, Iglesia Evangélica Luterana de Colombia – IELCO, Iglesia Evangélica Unida en Cuba Sínodo Luterano, Iglesia Luterana Fe y Esperanza de Nicaragua – ILFE, Iglesia Cristiana Luterana de Honduras – ICLH, Iglesia Luterana Salvadoreña – IELS, Iglesia Luterana Mexicana – IELM, e Iglesia Evangélica Luterana en Venezuela – IELV.
“Os módulos do curso acontecerão quinzenalmente até o mês de novembro deste ano”, enfatiza Sabrina. “Além de oferecer conteúdos e reflexões teológicas, bíblicas e sociológicas, a ideia é que o grupo possa amparar-se metodologicamente no processo de criar grupos, identificando demandas em seus contextos de atuação e respostas para a superação da violência doméstica e intrafamiliar. O início do Curso foi muito diverso e animador”, conclui.