Faculdades EST inicia curso sobre o papel da igreja na superação da violência contra as mulheres

De forma online, cerca de 50 pessoas participaram da primeira atividade da proposta

De forma online, cerca de 50 pessoas participaram da primeira atividade da proposta

A Faculdades EST, através do Programa de Gênero e Religião (PGR), iniciou no dia 28 de maio, o curso de extensão intitulado “El papel de la iglesia en la prevención y superación de la violencia contra las mujeres en las comunidades Luteranas”, uma parceria com a Red de Mujeres y Justicia de Género de América Latina y Caribe da Federação Luterana Mundial (FLM) e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

De acordo com a coordenadora do Programa de Gênero e Religião da instituição, Ma. Sabrina Senger, a programação é desenvolvida com o apoio de Act Igreja Sueca, através do Projeto “Desmantelando os fundamentalismos religiosos: a Justiça de Gênero como caminho à vida digna”. Esta ação conta com o acompanhamento e apoio do Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres da Federação Luterana Mundial (FLM), por meio do trabalho da professora doutora Marcia Blasi.

Sabrina detalha que a possibilidade de oferecer o curso foi construída a partir dos espaços de acompanhamento e intercâmbio com a Iglesia Evangélica Luterana de Colombia, através do Ministerio de Mujeres. “Sua proposta foi apresentada e discutida no Encuentro de Mujeres en la Conferencia de Liderazgo de las Américas, em abril deste ano, e apresentada como uma resposta às prioridades da região na Conferencia Luterana de Liderazgo de Las Américas: “¡No tengan miedo, hay una buena noticia!””, salienta. Depois disso, as igrejas luteranas da América Latina e Caribe membros da FLM  receberam o convite para enviar representações de ministros e ministras e lideranças comunitárias.

A proposta é inspirada na experiência realizada no Brasil, no período de agosto de 2022 a junho de 2023, através da formação: “Missão com Mulheres: Criando e multiplicando grupos de apoio para mulheres em situação de violência”, no qual o PGR-EST foi parceiro na execução. A edição realizada no Brasil como um projeto-piloto é acompanhada pela Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, da Secretaria Comunitária da  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), através do trabalho da Pastora Carmen Michel, e resultou na publicação de um caderno de subsídios que está disponível para download (https://bit.ly/3VqpnOx).

A primeira noite reuniu mais de 50 pessoas de forma online, com pessoas representantes de diversas igrejas: Iglesia Evangélica Luterana Unida IELU, Iglesia Evangélica del Río de la Plata – IERP, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Iglesia Evangélica Luterana en Chile – IELCH, Iglesia Luterana en Chile – ILCH, Iglesia Evangélica Luterana de Colombia – IELCO, Iglesia Evangélica Unida en Cuba Sínodo Luterano, Iglesia Luterana Fe y Esperanza de Nicaragua – ILFE, Iglesia Cristiana Luterana de Honduras – ICLH, Iglesia Luterana Salvadoreña – IELS, Iglesia Luterana Mexicana – IELM, e Iglesia Evangélica Luterana en Venezuela – IELV.

“Os módulos do curso acontecerão quinzenalmente até o mês de novembro deste ano”, enfatiza Sabrina. “Além de oferecer conteúdos e reflexões teológicas, bíblicas e sociológicas, a ideia é que o grupo possa amparar-se metodologicamente no processo de criar grupos, identificando demandas em seus contextos de atuação e respostas para a superação da violência doméstica e intrafamiliar. O início do Curso foi muito diverso e animador”, conclui.