Faculdades EST divulga a programação do VI Congresso Internacional

Edição, que ocorrerá de forma on-line, abordará a temática “Religiões e Deslocamentos: desafios para a educação teológica

Com o tema “Religiões e Deslocamentos: Desafios para a Educação Teológica”, a Faculdades EST promove o seu VI Congresso Internacional, que ocorrerá de 7 a 10 de outubro, no formato on-line.

A temática escolhida oportuna explorar e compreender as complexas interações entre religiões e os variados deslocamentos que caracterizam o mundo contemporâneo.

O evento visa investigar como esses deslocamentos afetam as dinâmicas e práticas religiosas e impactam a educação teológica, promovendo uma reflexão contextual e crítica sobre as maneiras pelas quais a teologia pode responder aos desafios emergentes.

No cenário atual, os deslocamentos se manifestam de diversas maneiras, refletindo as rápidas transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e ambientais. Essas mudanças criam tanto desafios quanto oportunidades para as comunidades religiosas e suas práticas, demandando abordagens e respostas inovadoras. Diante disso, a educação teológica deve estar preparada para enfrentar essas realidades dinâmicas, oferecendo uma formação que capacite indivíduos a responder às exigências de “nosso tempo” com eficácia.

Inscrições estão abertas até 25 de agosto

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, têm até o dia 25 de agosto para enviarem suas propostas de comunicações (resumos). As inscrições para a submissão de trabalhos no VI Congresso Internacional da Faculdades EST estão abertas e devem ser feitas pela plataforma Even3, acessando o link https://bit.ly/vicongressointernacional

Para mais informações, a pessoa pode entrar em contato com a Comissão de Organização pelo e-mail congressointernacional@est.edu.br. A chamada e as diretrizes para submissão estão disponíveis para leitura e download em  https://bit.ly/vicongresso-submissoes.

Programação

Dia 7 de outubro

8h30 – Mesa Redonda 1: Migração em perspectiva Bíblica

Mesa Redondista: Prof. Dr. Marcelo da Silva Carneiro (UMESP), Profª. Drª. Carolina Bezerra de Souza (EST) e Prof. Dr. Flávio Schmitt (EST)

Moderação: Prof. Dr. Ruben Marcelino Bento da Silva (EST)

10h15 às 12h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: A migração acompanha a humanidade de todos os tempos. Em cada época e lugar velhos e novos desafios surgem na vida de pessoas que migram. A Bíblia dá testemunho de levas migratórias e de pessoas que rumam em direção a novas perspectivas de vida. Esta Mesa Redonda irá discutir o tema da migração numa perspectiva bíblica. Busca contribuir com o Congresso a partir de aspectos e características do fenômeno migratório testemunhado na Bíblia e sua contribuição para a compreensão da migração na atualidade. 

Grupo de pesquisa: Bíblia, Arqueologia e Religião

Coordenadores de grupos: Pessoas Docentes (EST): Profª. Drª. Carolina Bezerra de Souza, Prof. Dr. Flávio Schmitt, Prof. Dr. Ruben Marcelino Bento da Silva. Pessoas Discentes (EST): Doutoranda Taiana Luísa Wisch, Mestrando Neimar Schuster, Doutoranda Daylins Rufín Pardo.

Referência: Prof. Dr. Ruben Marcelino Bento da Silva (EST)

E-mail: gt1@est.edu.br 

14h – Mesa Redonda 2: Religiosidade como veículo de xenofobia e de hostilidade contra migrantes: perspectivas passadas e presentes 

Mesa Redondista: Prof. Dr. Fritz Heinrich

Moderação: Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (EST) e Prof. Dr. Oneide Bobsin (EST)

15h45 às 17h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: A história das populações é história de migrações. Os mitos indígenas estão cheios de mitos sobre migrações. A própria Bíblia registra este fenômeno no contexto do povo hebreu. As causas das migrações podem ser a fome, as catástrofes climáticas, a busca por trabalho e sobrevivência, o crescimento das populações, perseguições religiosas, políticas etc. As migrações foram responsáveis pela alteração da configuração de países, etnias, religiões, culturas, economia, política. O Brasil é resultado de migrações. Populações indígenas migravam. No século XVI, ibéricos adentraram o Brasil e impuseram a imigração forçada de populações negras e a desestruturação do mundo indígena. A história da América é uma história de imigração/migração de espanhóis, portugueses, judeus, negros, açorianos, alemães, italianos, poloneses, japoneses, litunianos, estonianos, húngaros. A religião foi ancoradouro em meio à vulnerabilidade das populações migrantes, mas também se evidenciou veículo de xenofobia e hostilidade contra migrantes. Este Simpósio acolherá comunicações que se ocupam com o tema das migrações, destacando o papel da religião como veículo de xenofobia e hostilidade.

Grupos de pesquisa: História do Cristianismo na América Latina e Identidade Étnica e Interculturalidade. 

Coordenadores de grupos: Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (EST) e Prof. Dr. Oneide Bobsin (EST).

Referência: Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (EST)

E-mail: gt2@est.edu.br 

19h30 – Conferência de Abertura

Proposta: Deslocamentos epistêmicos – Dr. Guillermo Hansen (Saint Paul – EUA)

Dia 8 de outubro

8h30 – Mesa Redonda 3: Religião e Sociedade: atravessamentos públicos e notórios 

Mesa Redondista: Prof. Dr. Eduardo Gross (UFMG), Prof. Dr. Vitor Chaves de Souza (UFPB), Prof. Dr. Leandro Hoffstaeder (Alemanha)

Moderação: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper (EST), Profª. Drª. Kathlen Luana de Oliveira (IFRS-Osório).

10h15 às 12h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: As relações entre religião e sociedade sempre foram objeto de grande controvérsia. Houve momentos de identificação e de separação entre estas áreas na história do Ocidente cristão. Atualmente, vivenciamos um novo estágio desta relação, levantando grandes questionamentos e embaralhando as referências teóricas e as práticas já estabelecidas. Esta mesa redonda pretende investigar os tipos de deslocamentos que vêm ocorrendo e que tipo de atravessamentos e/ou sobreposições estão se dando nas religiões, tanto em seus esforços discursivos como em suas práticas, e na sociedade.

Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Religião e Direitos Humanos

Coordenação de grupos: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper (EST), Profª. Drª. Kathlen Luana de Oliveira (IFRS-Osório).

Referência: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper (EST)

E-mail: gt3@est.edu.br 

14h – Mesa Redonda 4: Ideologias, conservadorismos e crise da democracia na sociedade contemporânea

Mesa Redondista: Prof. Dr. Fabián Bustamante Olguín (Instituto de Ciencias Religiosas y Filosofía, Universidad Católica del Norte, Chile), Prof. Dr. Donizete Rodrigues (Universidade da Beira Interior, Portugal), Profª. Drª. Regina Aída Crespo (Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM, México).

Moderação: Prof. Dr. Celso Gabatz (EST), Prof. Dr. Marcelo Ramos Saldanha (EST)

15h30 às 17h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: Este Grupo de Trabalho busca entabular diálogos que permitam compreender questões presentes na realidade conjuntural contemporânea, sobretudo, na perspectiva dos processos de emancipação face às ideologias, os conservadorismos e a exacerbação reacionária. Interessa-nos, sobretudo, ampliar o horizonte crítico acerca da temática e, ao mesmo tempo, atentar para as controvérsias com as articulações que envolvem estratégias para a supressão de eventuais liberdades individuais ou coletivas alicerçadas por premissas autoritárias e hegemônicas que interferem nos processos de socialização para uma convivência na dimensão da alteridade, equidade, diversidade, pluralidade e democracia. Serão aceitas contribuições que visem aprofundar diálogos que permitam desvelar peculiaridades sociais, culturais e religiosas, em uma apreensão dinâmica, complexa e propositiva ao debate atual.

Grupo de pesquisa: Identidades e Sociabilidades Religiosas Contemporâneas

Coordenadores do grupo: Prof. Dr. Jefferson Zeferino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP), Prof. Dr. Thiago Schellin de Mattos (Faculdades EST), Prof. Dr. Giorlado Laranjeira Barbosa (Faculdades EST), Prof. Dr. Marcelo Saldanha (Faculdades EST), Prof. Dr. Celso Gabatz (Faculdades EST).

Referência: Prof. Dr. Marcelo Ramos Saldanha (EST)

E-mail: gt4@est.edu.br 

19h30 – Conferência

Proposta: Deslocamentos políticos – Drª. Heike Walz (Neundelttelsau – Alemanha)

Dia 9 de outubro

8h30 – Mesa Redonda 5: Espiritualidades e Educação: Deslocamentos Epistêmicos e Novos Horizontes

Mesa Redondista: Prof. Dr. Joel Haroldo Baade (Uniarp), Prof. Dr. Isaac Malheiros Meira Junior (Unasp) e Prof. Dr. Fábio Augusto Darius (Unasp)

Moderação: Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg (EST) e Profª. Drª. Vanessa Raquel de Almeida Meira (UNASP).

10h às 12h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: O mundo contemporâneo assiste a um momento de profunda transformação social, cultural e ambiental. Nesse contexto, a busca por novos horizontes de sentido e significado se torna cada vez mais urgente. Nesse cenário, a espiritualidade emerge como um campo de saber e prática que pode contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e solidária.

A concepção de espiritualidade vem se expandindo para abarcar uma multiplicidade de experiências e práticas que transcendem os limites institucionais das religiões. Sendo assim, a educação em suas diversas modalidades procura considerar as diferentes espiritualidades presentes na sociedade, promovendo o diálogo, o respeito à diversidade e o desenvolvimento integral do ser humano. E pensando nessa educação abrangente, os eixos epistêmicos desse campo da educação buscam contemplar novos focos, como o currículo rizomático, as questões climáticas, a consideração das diferenças e a formação integral do ser humano. Os objetivos consistem em: Explorar a ampliação da ideia de espiritualidade no contexto contemporâneo; discutir o papel da educação integral na consideração das diferentes espiritualidades; analisar os deslocamentos epistêmicos na educação e suas implicações para a formação humana; proporcionar um espaço de reflexão crítica e diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no campo das espiritualidades e da educação.

Grupos de pesquisa: Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa

Coordenadores do grupo: Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg (EST) e Prof. Dr. Charles Klemz (EST).

Referência: Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg (EST)

E-mail: gt5@est.edu.br 

14h – Mesa Redonda 6: Deslocamentos Culturais: Religião, Identidade e Gênero

Mesa Redondista: A definir

Moderação: Profª. Mª. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer (EST), Mª. Sabrina Senger (EST), Profª. Drª. Marli Brun (EST), Profª. Drª. Marcia Blasi (EST), Profª. Drª.  Rosângela Angelin (URI)

15h30 às 17h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: O GT tem como objetivo explorar e debater as interseções entre religião, identidade, educação, direitos humanos, sexualidade e gênero em contextos de deslocamentos culturais. Busca examinar como as práticas religiosas, os processos educativos e as construções de identidade são afetadas por migrações, diásporas, globalização e outros processos de mobilidade cultural. Proporciona um espaço para discussões interdisciplinares que contribuam para uma melhor compreensão dos desafios e transformações que ocorrem nesses cenários. A análise crítica dessas interações, valorizando saberes e experiências diversas, pode revelar novas perspectivas sobre como as comunidades negociam suas identidades em contextos de mudança. Acolhe comunicações e relatos de experiência.

Grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa de Gênero e Religião/ Faculdades EST e Grupo de pesquisa “Direito de Minorias, Movimentos sociais e políticas públicas”/URI Santo Ângelo

Coordenação de grupos: Profª. Drª. Marcia Blasi (EST)

Referência: Profª. Drª. Marcia Blasi (EST)

Parcerias: Grupo Identidade e Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST

E-mail: gt6@est.edu.br 

19h30 – Conferência

Proposta: Deslocamentos climáticos – Drª. Mary Joy Philip (Waterloo – Canadá)

Dia 10 de outubro

8h30 – Mesa Redonda 7: Espiritualidade, Psicologia e Aconselhamento Pastoral no acompanhamento a pessoas em deslocamento

Mesa Redondista: (a definir) 

Moderação: (a definir)

10h às 12h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: Pessoas se envolvem hoje nos mais diferentes tipos de deslocamento, como o geográfico, provocado por guerras, por questões sociais ou climáticas; há “deslocamentos” de caráter mais simbólico como mudanças comportamentais, de status, demandas educacionais, tecnológicas e laborais, entre outras. Os deslocamentos geram situações de separação, luto, esforço de adaptação, resiliência, por isto, provocam crises das mais diversas, como tristeza, medo, angústia, saudades, apreensão entre vários outros. Pessoas em deslocamento precisam ser cuidadas e acompanhadas individual e coletivamente. A espiritualidade, a psicologia e o aconselhamento pastoral são formas de acompanhamento. Como fazer isto de forma terapêutica e transformadora? Isto que esta mesa pretende abordar.

Grupos de pesquisa: Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática. 

Coordenadores dos grupos: Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes (EST) e Prof. Dr. Júlio César Adam (EST).

Referência: Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes (EST)

E-mail: gt7@est.edu.br 

14h – Mesa Redonda 8: Deslocamentos teológicos na Arte Sequencial (cinema, quadrinhos e animação)

Mesa Redondista: Prof. Dr. Renato Ferreira Machado (Dom Bosco)

Moderação: Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin (EST) e Prof. Dr. Ruben Marcelino Bento da Silva (EST).

15h30 às 17h: Grupos de Trabalhos e Comunicações

Ementa: A proposta desse Grupo de Trabalho é reunir pesquisas, estudos, ensaios, artigos, monografias e demais trabalhos que se ocupem com a interface entre teologia, arte sequencial e cultura pop, a partir das principais expressões da arte sequencial: cinema, quadrinhos e animações.  O GT tem o intuito de trazer para o debate estudos que problematizem e evidenciem deslocamentos teológicos nessas produções artístico-culturais. Também visa compreender como a religiosidade, a espiritualidade ou mesmo a busca por sentido ganham lugar e quais elementos outros elas agenciam.

Grupos de pesquisa: Cinelab

Coordenadores do grupo: Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin (EST)

Referência: Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin (EST)E-mail:gt8@est.edu.br