Faculdades EST dedica auditório Katharina von Bora em homenagem às lideranças femininas na Reforma

Faculdades EST dedica auditório Katharina von Bora em homenagem às lideranças femininas na Reforma

Cerimônia lembrou a trajetória da ex-freira que se tornou referência de coragem, fé e administração no contexto da Reforma Protestante

Na noite da quarta-feira, dia 27, a Faculdades EST inaugurou a placa que dá nome ao auditório do prédio H: Katharina von Bora, figura histórica da Reforma Protestante. O evento contou com apresentação cultural do Flautarium – Conjunto de Flautas Doces da UFRGS e foi marcado por memória, celebração e reconhecimento do protagonismo de mulheres na história das igrejas e da sociedade.

Representando o diretor geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, a diretora acadêmica da instituição, professora doutora Lovani Volmer, destacou o significado do ato. “Fazer da academia um espaço inclusivo, de criatividade, de equidade e de esperança. É com esse louvor que agradecemos a presença no lançamento da placa comemorativa. Hoje este auditório não só tem um nome, tem o nome de uma mulher, Katharina”, afirmou.

Em sua fala, a professora e coordenadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, doutora Marli Brun, relembrou a trajetória de Katharina, que desde cedo enfrentou adversidades e se tornou símbolo de liderança, administração e fé no cotidiano da Reforma. Dar nome a este espaço é mais do que um gesto simbólico: é um ato de memória e justiça. Katharina foi liderança, administradora, mãe e teóloga prática da vida cotidiana, uma testemunha ativa no Movimento da Reforma. Compartilhou a vida com Lutero, mas também exerceu atuação pública e comunitária que permanece inspiradora até hoje”, afirmou.

Lovani reforçou ainda a dimensão de inspiração para o presente: “Ao gravar seu nome neste auditório, reafirmamos que as mulheres sempre fizeram parte da história da Reforma e da caminhada das Igrejas. Este espaço também se torna um lugar de encontro e inspiração para as mulheres de hoje, que continuam buscando conhecimento, igualdade e justiça em todos os campos da vida”.

A celebração foi concluída com o descerramento da placa e com bênção, conduzida pela professora Marli, pedindo que o auditório Katharina von Bora seja espaço de diálogo, formação, criatividade e compromisso com a vida.