Faculdades EST acolhe moradores desabrigados pelas enchentes

Instituição, localizada no bairro Morro do Espelho, também recebe profissionais da força nacional da saúde e da segurança que se mobilizaram para auxiliar São Leopoldo e região

A Faculdades EST, com sede no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, recebe famílias desabrigadas pela enchente que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. São mais de 60 pessoas acolhidas na instituição, que ficaram desabrigadas após terem sido atingidas pelas cheias do Rio dos Sinos. Além disso, cerca de 70 profissionais das áreas da saúde e segurança estão no campus. São médicos(as), enfermeiros(as) e policiais da Força Nacional.

O diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper, relata que na primeira semana o restaurante foi transformado em cozinha de emergência e produziu refeições para as pessoas abrigadas na instituição e equipes voluntárias. “Todas as pessoas se mobilizaram para acolher, da melhor forma, os(as) afetados(as) por essa tragédia climática e também aqueles(as) que deixaram seus lares para atender a comunidade”, diz. Uma equipe de docentes e estudantes recebe, das 8h às 18h, donativos e faz a triagem do que chega. “O que é coletado ajuda a manter os(as) abrigados(as) na EST. Também direcionamos para os abrigos próximos o que excede às necessidades imediatas das pessoas abrigadas aqui”.

Além da triagem e envio, as equipes organizam kits básicos de higiene pessoal para os abrigos. Docentes e discentes da instituição se organizaram para auxiliar nesse processo. “Abrimos uma conta Pix e disponibilizamos nossa conta internacional para receber doações. Elas estão chegando. O dinheiro ajuda a cobrir os custos com os(as) desabrigados(as) e mobilização das equipes de apoio, compra de material para os kits de higiene pessoal e de remédios (quando há solicitação)”, detalha o diretor-geral.

Atualmente, das 15 mil pessoas desabrigadas, conforme dados da Prefeitura de São Leopoldo, em torno de 4.500 estão em abrigos próximos à Faculdades EST. “Nós estamos numa área geográfica privilegiada da cidade. Não tivemos danos ocasionados pelas chuvas ou enchentes. Toda a infraestrutura foi preservada, desde a rede elétrica, internet, até a telefonia e, parcialmente, água. Diante dessa situação, distinta da maior parte da cidade, nos colocamos à disposição do Executivo”.

Schaper conta, por fim, que a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) criou seu QG na EST, para dar suporte à imprensa que realiza a cobertura jornalística na região. A estrutura montada acolhe 24 profissionais que trabalham de forma simultânea. “É um momento de solidariedade, precisamos apoiar a nossa comunidade, são homens e mulheres que perderam suas casas, sua referências e, necessitam, neste momento, de um lugar para se recuperarem e, posteriormente, recomeçarem suas vidas. É um compromisso nosso, como instituição de ensino, a solidariedade”, afirma.

DOAÇÕES NACIONAIS
Chave PIX: doe@est.edu.br
Tipo de Chave: Email
Nome: Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC – mantenedora da Faculdades EST
CNPJ: 96.746.441/0007-00
Instituição: BCO DO BRASIL S.A

DOAÇÕES INTERNACIONAIS
Nome do Banco: Banco do Brasil S.A nº 001
Código Postal: Rua Independência, 399, Centro, São Leopoldo – RS – Brasil
Titular: Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC
Número da Conta: BR3000000000001850000063908C1
Código Swift: BRASBRRJPAE
Moeda: BRL