A Biblioteca da Faculdades EST promove a exposição “Martim Lutero e as Mulheres da Reforma” como parte das comemorações pelos 508 anos da Reforma Protestante. A mostra convida a comunidade acadêmica a revisitar o legado do reformador Martim Lutero e das mulheres que também tiveram papel ativo nesse movimento que transformou a história da fé, da educação e da sociedade.
Idealizada pela equipe da biblioteca, a exposição nasceu do desejo de valorizar a herança reformadora que inspira a instituição até hoje, destacando as contribuições femininas muitas vezes invisibilizadas pela história. Segundo a coordenadora da Biblioteca da Faculdades EST, Lizete Flores, o projeto amplia o olhar sobre o pensamento reformador e suas implicações atuais. “Queremos mostrar que a Reforma foi também um movimento de transformação social, no qual as mulheres tiveram participação essencial. Ao revisitarmos essa história, reafirmamos nosso compromisso com a educação, a fé e a justiça social”, afirma.
A mostra reúne livros, discos, DVDs, quadros e materiais históricos do acervo da biblioteca – considerado um dos maiores e mais completos acervos de Teologia Protestante da América Latina. As pessoas que visitam o espaço têm a oportunidade de conhecer de perto a riqueza do patrimônio preservado e compartilhado pela Faculdades EST em seu espaço cultural.
A exposição marca o início de uma nova fase de atividades no espaço, que pretende movimentar ainda mais o local em 2026, em parceria com os cursos da instituição, Bacharelado em Musicoterapia, Licenciatura em Música e Bacharelado em Teologia. “Essa é a primeira de muitas ações que estamos planejando, reafirmando a biblioteca como um ambiente de cultura, pesquisa e encontro”, acrescenta Lizete.
O Dia da Reforma Protestante é celebrado em 31 de outubro, data que marca um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo. Em 1517, o monge e teólogo Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses, nas quais questionava as práticas da Igreja Católica de seu tempo. Esse ato simbólico deu início à Reforma Protestante, um movimento religioso, social e cultural que transformou profundamente a compreensão da fé cristã, influenciando a teologia, a educação, a política e a sociedade ocidental.
Neste ano, o feriado do Dia da Reforma será comemorado na sexta-feira, 31 de outubro. Em razão da data, a Faculdades EST não terá expediente neste dia e retomará suas atividades normalmente na segunda-feira, 3 de novembro.
 
    
    
			
		
		
		
	
	
 
															