Semana da Psicomotricidade

  • 00D
  • 00H
  • 00M
  • 00S

Início

Terça-feira, 02 de abril de 2024

Término

Quinta-Feira , 04 de abril de 2024

Localização

Faculdades EST

Clique nos botões acima para mais informações!

Programação

Terça-feira, 02 de abril de 2024

Tema norteador do primeiro dia: Psicomotricidade na Saúde – velhos desafios, novas possibilidades

Horário: 19h às 20h30

Pessoas convidadas

Psm Maria Rita Thompson – ABP Colégio Nacional-Rio de Janeiro/RJ

Psm Zulema Garcia Yanez – Rede Bebê – Núcleo Porto Alegre/RS

Mediadora

Psm Maximila Coelho – Ivoti/RS

Acesse a live

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Tema norteador do segundo dia: Psicomotricidade na Educação – uma prática social e inclusiva

Horário: 19h às 20h30

Pessoas convidadas

Psm Daniel Vieira da Silva – Casa da Araucária – Curitiba/PR

Psm Daisy Eckart Bondan – redes Marista e Sinodal – Novo Hamburgo/RS

Mediadora

Rosane Romanini – Novo Hamburgo/RS

Acesse a live

Quinta-feira, 04 de abril de 2024

Tema norteador do terceiro dia: O Psicomotricista, sua formação e profissionalização: uma questão ética

Fátima Vasconcelos – Rio de Janeiro – RJ

Horário: 19h às 20h30

Pessoas convidadas

Psm Verónica Ávila – Univ. Provincial de Córdoba/Argentina

Psm Fátima Vasconcelos – ABP Colégio Nacional no Rio de Janeiro/RJ

Mediadora

Psm José Carlos Ames – Dois Irmãos/RS

Acesse a live

Inscrição

Taxa de Inscrição

Discentes da Faculdades EST – gratuito (válida como horas complementares)
Público geral – sem certificado – gratuito
Público geral – com certificado: R$ 30,00

Pessoas Convidadas

Maria Rita Thompson

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1993) e Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras – Notre dame (1976), pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes. Professora convidada em cursos de pós-graduação, em universidades e faculdades do país, nas áreas da educação, psicomotricidade e neurociências como também palestrante em congressos nacionais e internacionais de psicomotricidade e de neuroeducação. Fundadora da ONG Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV , coordenando atendimentos à crianças com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria ABENEPI, do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ e da diretoria científica da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Inúmeras publicações em livros e artigos sobre psicomotricidade e neuro educação. Atuação em clínica, com ênfase nos transtornos do neurodesenvolvimento.

Zulema Garcia Yanez

Psicomotricista, Fonoaudióloga, Especialista em Educação Psicomotora.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP). Membro Fundador do Instituto Travessias da Infância. Coordenadora do Centro de Estudos Lydia Coriat SP. Membro Fundador da REDE-BEBÊ e Coordenadora da Rede Bebê, Núcleo Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Maximila Coelho

Psicomotricista Titulada pela ABP– Reg nº 309/2014, licenciada em História pela FAPA (1987), mestrado em Educação pela ULBRA (2012), Especialização em Educação Psicomotora; Estimulação Precoce e Assessoria; Psicologia Escolar e Educação Infantil; DEA em Diagnóstico e Avaliação Educativa; Membro do Conselho Diretor do Capítulo Regional Sul da Associação Brasileira de Psicomotricidade, entre 2017 e 2023; presidente do Capítulo Gaúcho da ABP, entre 2014 e 2016; Atua como Psicomotricista na Clínica Interdisciplinar da APAE Sapiranga/RS e na Clínica Espaço Global em Novo Hamburgo/RS. Tem experiência docente em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, desde 1998 e realiza cursos e oficinas em Psicomotricidade para Secretarias Municipais de Educação. Atualmente, também, dedica-se à implementação do curso de Especialização em Psicomotricidade na Clínica e na Escola pela Faculdades EST de São Leopoldo/RS

Daniel Vieira da Silva

Doutor em Educação (Universidade Federal do Paraná).
Diretor e Proprietário da Casa da Araucária, Psicomotricista sócio da ABP 19/93, docente da Unicentro/Irati e Psicomotricista da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Formação Complementar em: Terapia Relacional Sistêmica, Terapia Bioenergética, Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação.
Sistematizador da Formação em Psicomotricidade – orientação Histórico-Cultural e sistematizador do Processo Terapêutico Corporal – Análise do Discurso Corporal.

Daisy Eckardt Bondan

Possui Magistério pelo Colégio Santa Catarina (1995). Graduação em Fisioterapia pela Universidade Feevale (2003). Pós Graduação – Especialização em Psicomotricidade Relacional: Educação Psicomotora pelo Centro Universitário La Salle. Pós Graduação – Especialização em Neurociência aplicada a Educação Inclusiva pela Capacitar NH. Pós Graduação – Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Dom Bosco. Pós graduação Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas pela PUC/RS. É Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Doutora em Educação, pela Unisinos e Universidad de Murcia – cotutela para dupla titulação. Atuou como concursada na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Morro Reuter desde o ano 2000 até 2019, como professora de Educação Infantil e Séries Iniciais; também atuou como diretora de escola na Rede Municipal de Morro Reuter, bem como Fisioterapeuta e Psicomotricista, no Núcleo de atendimento clínico do município e em sala de AEE, além de orientar as monitoras da inclusão. Atua no Colégio Marista Pio XII (AEE) e no Colégio Sinodal da Paz (assessoria da gestão da educação inclusiva), além de ter atuado como assessora da inclusão, na gerência educacional da rede Marista (Província Sul-Amazônia). Atua como professora convidada para cursos de extensão, do Instituto SESI de Formação de professores e do Instituto Ivoti. É proprietária da Clínica Espaço Global, como fisioterapeuta e psicomotricista e com assessoria para escolas. Tem experiência na área de Fisioterapia neuropediátrica, educação, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, gestão da educação inclusiva escolar e Psicomotricidade Relacional.

Rosane Romanini

Possui Licenciatura em Educação Física (FEEVALE, 1986), Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física (FEEVALE, 1991), Especialização em Prática Psicomotriz Educativa pela (FEEVALE, 1997) e Mestrado em Educação (UNISINOS, 2006). É professora aposentada da Rede Municipal de Novo Hamburgo/RS, atuou como assessora da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo na equipe da Educação Infantil na área da Psicomotricidade Relacional e do Brincar. É integrante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar de Novo Hamburgo (OMEP). É membro da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI). Ministra seminários e oficinas sobre infância, ludicidade, brinquedotecas e a urgência de defender o brincar das crianças.

Fátima Vasconcelos

Doutora em Educação, Licenciada plena em Educação Física, Titular em Psicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), Especialista em Neurociência educacional, Docente do Programa de pós-graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, Coordenadora do curso de Pós-graduação Latu Sensu de Psicopedagogia da Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Docente do curso de pós-graduação Latu Sensu da Unissaúde Educacional, pesquisadora do Laboratório de estudos em práticas e representações sociais (LAPRS), Integrante da diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), Orientadora Educacional do Colégio Estadual Victor Hugo, responsável pelo projeto de extensão universitária em Psicomotricidade e Neurociências – UNESA, autora de artigos, livros e capítulos de livros com ênfase nos temas: psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento infantil, integração sensorial, representações sociais, educação física e neuroeducação.

Verónica Ávila

Psicomotrocista – Universidade Provincial de Córdoba.
É professora de Educação Psicomotora (Instituto Cabred). Graduada em Habilidades Psicomotoras Educacionais (Universidad Nacional de Cuyo). Diplomada em Infância, Educação e Pedagogia (FLACSO). Mestra em Intervenção e Pesquisa Psicossocial (Universidad Nacional de Córdoba). Docente da Graduação em Psicomotricidade da Faculdade de Educação e Saúde da Universidade Provincial de Córdoba. Membro da equipe de investigação “Caleidoscópio”, focada na Primeira Infância. Autora de artigos científicos ligados à Semiótica e à Primeira Infância. Experiência como psicomotricista em atendimento clínico.

José Carlos Ames

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1993), especialização em Educação Psicomotora, ênfase Relacional (1997), especialização em Educação Inclusiva (2005) e mestrado em Educação pela Universidade La Salle – Canoas (2010). Atualmente é professor de educação física da União Marista do Brasil e professor da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. , atuando principalmente nos seguintes temas: o brincar, a Psicomotricidade Relacional, a inclusão e formações. Estas atuações são vivenciadas no cotidiano com os bebês, as crianças, de todas as infâncias, e os profissionais de diferentes especializações.