Estudante da Faculdades EST participa do Curso Latino-Americano de Pastoral e Relações de Gênero, em São Paulo

A primeira semana do Curso Latino-Americano de Pastoral e Relações de Gênero, que tem como tema Corpo-Território e Gênero: Desafio Para a Garantia de Direitos, está bastante intensa, define a participante e estudante de Teologia da Faculdades EST, Juliana Hoelscher Silveira. O curso, que começou no dia 4, acontece na cidade de São Paulo, capital, até o próximo sábado (18/03), de maneira presencial.

Juliana conta que nos primeiros dias houve um momento de acolhida, visita ao centro da cidade de São Paulo e também ao Museu das Favelas. A integração do grupo foi por conta de professora e escritora Maria Maranhão e a Espiritualidade Libertadora com teóloga e professora de artes cênicas Cecília Franco.

Nesta edição, estão participando 11 pessoas, sendo sete delas brasileiras, duas cubanas, uma pessoa da Argentina e uma boliviana. Dentre muitas atividades e aprendizagens desta primeira semana, Juliana destaca os dias de trabalho conduzidos pela Dra. Mariana Pasqual do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular. Neste momento houve a partilha de práticas, a partir do tema da participação cidadã e democrática, por meio da metodologia de Educação Popular, proposta pelo Educador Paulo Freire, e sistematização das lutas sociais.

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o grupo do Curso participou da caminhada na Avenida Paulista. Caminhada marcada pelas lutas das mulheres, pelos seus direitos, contra o machismo, e pelo fim dos feminicídios. Já no dia seguinte, o tema de trabalho foi análise de conjuntura. Na sexta-feira, os trabalhos da manhã foram conduzidos pela teóloga e mestra Angélica Tostes com a temática “Gênero e Espiritualidade: o direito à pertença religiosa”. Além disso, houve introdução ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso com o Dr. Wagner Lopez Sanches.

A semana passada terminou com visitas ao Pátio do Colégio, Mosteiro São Bento, Museu Afro Brasil e outras localidades.

A participação no Curso oferecido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP, é parte das atividades formativas do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.