A palestra intitulada “Por um olhar feminista justo, solidário e o compromisso com a justiça socioambiental” reuniu o corpo docente, discente e o corpo técnico-administrativo da Faculdades EST na tarde da última quarta-feira, dia 2 de agosto. O evento, que aconteceu das 13h30 às 15h30, uniu a equipe em prol de práticas de consumo mais sustentáveis.
A atividade foi, em um primeiro momento, ministrada por Sueli Angelita da Silva e Geni Rosângela Dias, ambas conselheiras da Rede do Comércio Justo e Solidário/Economia Solidária, vinculada à Fundação Luterana de Diaconia. “Trabalhar em rede é construir e gerar renda, mas também construir e gerar bem viver”, pontuou Sueli, durante a fala.
A agenda contemplou, em sua segunda etapa, o lançamento de pontos de coleta de óleo de cozinha, com a instalação de bombonas no campus da Faculdades EST.
Estiveram presentes Regina Lima da Silva (presidenta) e Carolina Molina (administradora), representantes da Cooperativa Mundo Mais Limpo, coletivo de mulheres que disponibiliza as bombonas a estabelecimentos comerciais, além de realizar o recolhimento em diversos outros locais espalhados pela cidade e através da própria coleta seletiva municipal.
Durante a fala, Regina foi enfática ao reforçar não apenas a importância da promoção de uma qualidade de vida digna e sustentável para o presente das pessoas, como também para o futuro das próximas gerações.
“Tudo isso dialoga com a nossa política de justiça ambiental. Temos a energia solar, vamos passar a coletar o óleo de cozinha e desejamos que nossos eventos cumpram a pegada ecológica. Trabalhamos para isso”, definiu o professor Valério, destacando a emoção em ouvir histórias de pessoas que se empenham para reverter os danos ao planeta.
A programação aconteceu na modalidade presencial, no auditório do Prédio H, além de ter sido transmitida através do YouTube. Clique aqui para conferir a gravação.