Diálogo entre fé e sustentabilidade marca a VI Jornada da Licenciatura em Ciências das Religiões

De 3 a 5 de novembro de 2025, acontece a VI Jornada da Licenciatura em Ciências das Religiões, um evento online que reunirá instituições de ensino superior de diferentes regiões do país.

De 3 a 5 de novembro de 2025, acontece a VI Jornada da Licenciatura em Ciências das Religiões, um evento online que reunirá instituições de ensino superior de diferentes regiões do país. A iniciativa é organizada pelas coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da da Faculdades EST (São Leopoldo), da Faculdade Unida de Vitória/ES (FUV), além de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (UFJF)  e da Universidade Estadual de Montes Claros/MG (Unimontes).

Com o tema “Ensino Religioso e Educação Ambiental”, a Jornada propõe um diálogo entre espiritualidades, ecologia e práticas pedagógicas que contribuam para a formação de uma consciência ética e sustentável. As atividades ocorrerão das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal da Faculdade Unida de Vitória no YouTube. As inscrições são feitas através da plataforma Even3.

O primeiro dia será dedicado a uma palestra sobre interculturalidade, abordando sua importância para o Ensino Religioso e a Educação Ambiental. No dia 4 de novembro, serão apresentados trabalhos didático-pedagógicos que exploram as relações entre religião, educação e cuidado ecológico e, no terceiro e último dia, haverá apresentação de comunicações de pesquisa sobre Ensino Religioso, Educação Ambiental, Ciências da Religião, Educação e Ecologia.

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Faculdades EST, a professora doutora Carolina Bezerra de Souza, a atividade é um espaço de partilha e de fortalecimento do campo acadêmico das Ciências da Religião: “A VI Jornada é um momento de encontro entre diferentes experiências formativas e perspectivas teóricas. Ao unir Ensino Religioso e Educação Ambiental, queremos reforçar a responsabilidade ética das futuras e dos futuros educadores e educadoras diante da vida, da diversidade cultural e do planeta. É uma oportunidade para pensar o ensino como cuidado e compromisso com o outro e com a criação.”

O evento é aberto a pessoas estudantes, pesquisadoras, professoras, além daquelas interessadas no diálogo interdisciplinar entre o ensino religioso e a educação ambiental.