Evento será de forma on-line, devido à catástrofe climática que atingiu o RS
Com o tema “Religiões e Deslocamentos: Desafios para a Educação Teológica”, a Faculdades EST promove o seu VI Congresso Internacional, que ocorrerá de 7 a 10 de outubro, no formato on-line. A temática escolhida oportuna explorar e compreender as complexas interações entre religiões e os variados deslocamentos que caracterizam o mundo contemporâneo. O evento visa investigar como esses deslocamentos afetam as dinâmicas e práticas religiosas e impactam a educação teológica, promovendo uma reflexão contextual e crítica sobre as maneiras pelas quais a teologia pode responder aos desafios emergentes.
No cenário atual, os deslocamentos se manifestam de diversas maneiras, refletindo as rápidas transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e ambientais. Essas mudanças criam tanto desafios quanto oportunidades para as comunidades religiosas e suas práticas, demandando abordagens e respostas inovadoras. Diante disso, a educação teológica deve estar preparada para enfrentar essas realidades dinâmicas, oferecendo uma formação que capacite indivíduos a responder às exigências de “nosso tempo”com eficácia.
De acordo com o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, nesta edição toda a programação será de maneira on-line. “Tomamos essa decisão para oportunizar que todas as pessoas interessadas possam participar. O Rio Grande do Sul vive um período atípico, após a catástrofe climática, seguimos com o nosso principal aeroporto fechado, assim como parte das estações de trem. A trafegabilidade no Estado não está funcionando na sua integralidade, devido a esse cenário, optamos por ajustar o formato do evento”, explica.
O Congresso Internacional da Faculdades EST reúne diversos simpósios temáticos propostos pelos Grupos de Pesquisa (GTs) atuantes na instituição. “É um evento que é realizado a cada dois anos e visa fomentar o conhecimento científico. Nesta edição teremos quatro eixos: deslocamentos epistêmicos, deslocamentos climáticos, deslocamentos socioeconômicos e deslocamentos políticos e culturais”, detalha Schaper. “Convidamos as pessoas a participarem das conferências, das mesas redondas e outros elementos da nossa programação. Teremos participantes de várias regiões do Brasil e de países pelo mundo. Uma oportunidade de troca, de construção e ação˜.
Os eixos
A sexta edição do evento internacional visa explorar as relações produtivas e tensas entre as religiões e as diversas formas de deslocamentos que afetam suas dinâmicas e práticas e como isso impacta a educação teológica. Os diversos modos de deslocamento estão organizados a partir de quatro eixos: deslocamentos epistêmicos, deslocamentos climáticos, deslocamentos socioeconômicos e deslocamentos políticos e culturais. Com isso a Faculdades EST cumpre seu papel em contribuir para a reflexão da educação teológica, tanto na academia como fora dela, diante de cenários contemporâneos que desafiam os diferentes âmbitos da vida humana e planetária. Deslocamentos são desafios e possibilidades para a pesquisa e práxis inovadoras e transformadoras com impacto socioambiental. O Congresso Internacional da Faculdades EST, assim, convida pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e do mundo a refletir teologia(s) em, de e para deslocamentos.
Submissão de Resumos
A submissão de resumos de trabalhos acadêmicos poderá ser feita no período de 26 de julho a 27 de agosto de 2024, de forma on-line, exclusivamente no site do VI Congresso Internacional da Faculdades EST. Os valores serão de R$ 50 a R$ 180 reais, conforme categoria (estudante de graduação, estudante de pós-graduação, docentes e público em geral). A programação completa será divulgada em breve.