Simpósio da ASTE debate antropologia teológica em evento realizado na Bahia

A Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE) realizou, entre os dias 8 e 10 de dezembro, o seu congresso acadêmico anual, em formato híbrido, na Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (Uniaene), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Com o tema geral “Imago Dei – O que significa ser humano?”, o simpósio teve como foco a antropologia teológica e reuniu representantes de seminários, faculdades, universidades e centros de formação teológica associados à entidade.

Evento reuniu representantes de instituições teológicas de todo o país e contou com palestra do diretor-geral da Faculdades EST, Valério Guilherme Schaper

A Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE) realizou, entre os dias 8 e 10 de dezembro, o seu simpósio acadêmico anual, em formato híbrido, na Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (Uniaene), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Com o tema geral “Imago Dei – O que significa ser humano?”, o evento teve como foco a antropologia teológica e reuniu representantes de seminários, faculdades, universidades e centros de formação teológica associados à entidade.

A atividade ocorreu no Departamento de Teologia Cristã da instituição e contou com programação distribuída ao longo de três dias, incluindo momentos devocionais, conferências, rodas de conversa e apresentação de publicações. Diferentemente da assembleia da associação, realizada no primeiro semestre, a atividade tem caráter exclusivamente acadêmico, voltado ao debate teológico e à produção do conhecimento.

“A Faculdades EST tem como representante institucional na associação, o professor Flávio Schmidt, que nesta edição não pôde estar presente. Por isso, viajei representando a instituição e contribuindo com o debate acadêmico”, explicou o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, que ministrou a palestra ‘A Antropologia Teológica enquanto componente curricular’, na tarde do dia 10. Durante sua fala, abordou os desafios da formação teológica contemporânea.

A programação contou ainda com exposições de docentes de diferentes instituições do país, como a Faculdade de Teologia de São Paulo, o Seminário Teológico Batista do Nordeste, a Faculdade Unida de Vitória e o próprio Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Um dos destaques foi a roda de conversa sobre o panorama da educação teológica no Brasil, promovendo diálogo entre diferentes tradições e contextos formativos.