De 12 a 16 de setembro de 2025, a Faculdades EST é palco do programa Conexão Liderança Latino, que reúne pessoas jovens lideranças litúrgicas de toda a América Latina em uma intensa jornada de formação, celebração e compromisso com a vida, os direitos humanos, a justiça ambiental e a inclusão.
Com o lema “Celebrar a vida, resistir à injustiça, semear esperança”, o encontro tem como objetivo fortalecer as capacidades das lideranças para criar, animar e celebrar liturgias contextualizadas e comprometidas com as realidades sociais e espirituais da região latino-americana.
A proposta parte de uma espiritualidade profética, poética e comunitária, que valoriza a memória, a diversidade e o engajamento social, convidando as pessoas participantes a reinterpretar a liturgia como espaço de resistência, celebração e transformação.
Liturgia como memória e resistência
O primeiro dia do encontro, intitulado “Que linda a gente que tem memória, com certeza tem esperança também”, focou na dimensão da liturgia como ato de vida, memória e resistência. A programação incluiu uma devoção conduzida pelo grupo do Brasil, reflexões bíblicas e uma palestra inspiradora sobre a liturgia como lugar de resistência, com a presença do diretor geral da Faculdades EST e do teólogo Luiz Carlos Ramos.
As pessoas participantes foram convidadas a pensar uma liturgia que una memória e esperança, reinterpretando passagens como o Êxodo e o Salmo 126, e a releitura do gesto de Jesus na Última Ceia como um chamado à celebração da vida em meio às dores do povo.







Diversidade e ecojustiça como centro da celebração
No segundo dia, com o tema “Por isso vem, entra na roda, você é muito importante”, a atenção se volta para a inclusão e o cuidado com a criação. O painel “Liturgias que abraçam a diversidade” contará com vozes femininas de diferentes países: Ximena Ulloa (México), Glenda Cabrera (Cuba) e Soraya Eberle (Brasil), com moderação de Laura D’Angiola (Argentina).
Além disso, as pessoas participantes irão refletir sobre o corpo e a criação como lugares de revelação espiritual, e serão desafiadas a propor recursos litúrgicos inclusivos, músicas e linguagens que reflitam uma espiritualidade justa, diversa e ecológica. Uma das metas é construir coletivamente uma Declaração por uma Liturgia Inclusiva e Ecojusta.
Profetismo e transformação comunitária
O terceiro e último dia, com o tema “Esperança teimosa que rompendo esquemas hoje proclama vida e libertação”, será marcado por visitas a comunidades locais, diálogos bíblicos e partilhas sobre como a liturgia pode ser expressão de liderança transformadora e compromisso ético com o povo.
Encerrando o programa, um devocional de envio reafirmará os compromissos assumidos pelas juventudes participantes, fortalecendo redes de colaboração e solidariedade litúrgica entre os países latino-americanos.
Resultados esperados e horizontes futuros
O Conexão Liderança Latino espera despertar um liderança litúrgica jovem mais criativa, engajada e sensível às realidades sociais, fortalecendo espaços de intercâmbio com perspectiva ecumênica, inclusiva e latino-americana.
Além da programação oficial, outros temas como “Liturgia em contextos de dor”, “A mesa comum e o clamor dos povos empobrecidos”, e “A arte e a música como ferramentas litúrgicas libertadoras” também estarão presentes nas rodas de conversa e oficinas.
Sobre o evento
O evento é uma iniciativa conjunta de RED CREARTE e Hymn Society (EUA), organizações comprometidas com a formação de novas lideranças ecumênicas para o continente, com o apoio institucional da Faculdades EST, reconhecida por seu papel na promoção do diálogo inter-religioso, da justiça social e da teologia contextual. A primeira edição do programa aconteceu em 2024, em Barranquilla/Colombia.
O grupo é formado por lideranças litúrgico-musicais jovens da Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Cuba e Brasil, e pessoas docentes renomadas nas áreas da Liturgia e Música, entre elas o doutor Amos Lopes de Cuba, doutor Luís Carlos Ramos do Brasil, doutor Marcell Steuernagel, Brasil/EUA e maestro Horácio Vivares, da Argentina. Da Faculdades EST, participam pessoas estudantes do Bacharelado em Musicoterapia, Licenciatura em Música e Teologia, além da professora doutora Soraya Eberle, docente no evento.