Uma composição que surgiu no Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) da Faculdades EST foi selecionada para o encerramento do Festival do Centenário da Hymn Society, uma organização ecumênica dos Estados Unidos e Canadá. A Hymn Society busca encorajar, promover e animar o canto comunitário ou canto congregacional nas igrejas cristãs, sendo uma das maiores organização hinológicas do mundo. A canção “Kyrie de Betesda”, do doutorando e professor da EST, Louis Marcelo Illenseer, foi reproduzida no encerramento do festival, em julho deste ano. Quem fez a condução do canto comunitário foi o Prof. Dr. Tércio Junker, parceiro da Red Crearte de Liturgia.
O Professor Louis conta que a música surgiu nos encontros do CRL ainda durante o momento mais crítico da pandemia, época em que as reuniões eram virtuais. Ele diz que o fato de Kyrie de Betesda ter sido escolhida entre tantas músicas é motivo de “orgulho e gratidão porque é um projeto da EST, do CRL e do Centro Beatitude.” Louis comenta ainda, que são poucos os compositores e compositoras do Brasil que conseguem esse espaço e que a canção tem marcadas as referências latino-americanas.
O Prof. Dr. Julio Adam, um dos coordenadores do Centro Beatitude e do CRL, também afirma que “o uso dessa peça no encerramento deste evento internacional significa o reconhecimento do trabalho do Professor Louis e da produção litúrgico-musical do CRL, em especial da obra ‘Palavra na Liturgia’”.
Para assistir ao Festival, clique aqui.
O hino está publicado na coleção Palavra na Liturgia, disponível no site da Faculdades EST e no site do Centro Beatitude.
O projeto Palavra na Liturgia, do Centro de Recursos Litúrgicos, é uma iniciativa que objetiva reunir recursos litúrgicos de várias pessoas, de diferentes denominações do Brasil e também da América Latina.
Para saber mais, entre em contato através do e-mail crl@est.edu.br.