A Faculdades EST (São Leopoldo/RS) e a Faculdade Teológica Batista de Brasília (Brasília/DF), em parceria com o CAEduca, promovem a partir desta segunda-feira, 27 de outubro, o II Simpósio Luterano e o II Congresso Internacional da Reforma Protestante. Realizados em formato digital, os eventos se estendem até 1º de novembro de 2025, sob a coordenação da Rede CAED, reunindo pessoas pesquisadoras, teólogas e acadêmicas do Brasil e do exterior.
Com o tema geral “Evangelho e Liberdade: 1525–2025 – 500 anos de transformações teológicas, sociais e culturais”, o Simpósio Luterano abre a programação entre os dias 27 e 30 de outubro, explorando os desdobramentos históricos e contemporâneos da Reforma Protestante a partir de 1525 — ano marcado por intensos debates teológicos e transformações sociais na Europa.
A abertura, nesta segunda-feira (27), 19 horas, traz como eixo “O ano de 1525: acontecimentos e escritos”, com palestras do professor doutor Wilhelm Wachholz – “1525: Acontecimentos, desafios e encruzilhadas para a Reforma luterana”; e da professora doutora Marcia Blasi,“Katharina e Martin: entre rupturas e recomeços”, sob mediação do professor doutor Valério Guilherme Schaper, diretor geral da Faculdades EST.
Nos dias seguintes, as mesas abordarão temas como antropologia e entusiasmo religioso, a vontade cativa e o livre-arbítrio em Lutero, Melanchthon e Erasmo, e as relações entre Igreja, Estado e sociedade, traçando paralelos entre os contextos de 1525 e 2025. Entre os palestrantes estão Ricardo Willy Rieth, Wanda Deifelt, Eduardo Gross, Roberto Pich, Walter Altmann e Emil Albert Sobottka, com mediação de docentes e pesquisadores reconhecidos da área teológica.
Encerrando a semana acadêmica, o II Congresso Internacional da Reforma Protestante acontece de 31 de outubro a 1º de novembro, ampliando o debate em torno da relevância histórica e contemporânea da Reforma para a fé cristã e para os desafios éticos e sociais do século XXI. As inscrições estão abertas através da plataforma Even3.