A Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) é parceira da Caminhada Rosa, evento construído pela Associação Força Rosa, de São Leopoldo, e que acontece no próximo sábado (29/10). O objetivo é conscientizar sobre o diagnóstico precoce do Câncer de mama, doença que têm mais de 66 mil novos casos por ano no Brasil*
A concentração será a partir das 9h30 na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66, Centro). A caminhada está prevista para começar às 10 horas, com encerramento na Avenida João Corrêa. Participarão estudantes e docentes do curso técnico em Enfermagem da ESEP. Como explica a coordenadora do curso Madelle Jaeger, a ESEP se soma a esta importante causa para dar visibilidade ao assunto neste mês de conscientização em relação à doença.
Saiba mais: Associação Força Rosa (AFR)
A Associação Força Rosa é um grupo de apoio a mulheres com câncer de mama, na cidade de São Leopoldo e na região do Vale do Sinos. Para saber mais, acompanhe as ações no perfil do Instagram http://instagram.com/forcarosa_oficial
Conscientização
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama e foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada nos Estados Unidos. O mês é celebrado também no Brasil com o objetivo de compartilhar informações e contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
*Fonte: Instituto Nacional de Câncer (2021).