Biblioteca

Biblioteca

A biblioteca da Faculdades EST é referência em qualidade e em quantidade de obras reunidas. Trata-se de um dos maiores e mais completos acervos de Teologia Protestante da América Latina, por condições de seu acervo e de sua estrutura física.

O prédio da biblioteca foi inaugurado no ano de 1987 e possui uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, distribuídos em três pavimentos. Todos os pavimentos do prédio são acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de um elevador localizado na intersecção dos prédios H e H1.

Atualmente, o acervo geral é composto por aproximadamente 125.000 volumes. Os exemplares contemplam os campos de estudo das ciências humanas, das ciências sociais aplicadas, da linguística, de letras, de artes e de saúde.

Quem tem acesso

A biblioteca da Faculdades EST é aberta ao corpo discente, docente e técnico-administrativo, bem como à comunidade em geral para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em dias letivos, a biblioteca atende nos três turnos, das 8h às 21 horas, de segunda-feira à sexta-feira. O corpo técnico-administrativo atende no espaço, localizado no 2º pavimento.

Recursos disponíveis

A coleção da biblioteca inclui partituras musicais, mapas, DVDs, CDs de áudio e CD-ROMs. Além destes materiais, é disponibilizado o acesso ao Portal Periódico CAPES e ao Portal de Periódicos FORCOM – Fórum das Faculdades Comunitárias.

Além disso, há 37 (trinta e sete) estações de trabalho, distribuídas por todos os pavimentos, em espaços estratégicos, próximos às janelas, além de cinco poltronas para descanso, no segundo pavimento.

Em cada pavimento da biblioteca, há, ao menos, um computador à disposição de discentes para consulta do acervo institucional.



Junto a tudo isso, a Faculdades EST conta também com a Biblioteca Digital, que reúne o Repositório da Faculdades EST-DSpace, o Portal de Periódicos – EST, Livros Digitais e outros recursos similares. Para o auxílio na gestão do acervo, faz-se o uso de  recursos tecnológicos, como o software Pergamum.

Sistema e Programas para quem usa Biblioteca

  • Pergamum – sistema de gerenciamento de dados da biblioteca para pesquisa do acervo existente 
  • Bibleworks – software com várias versões bíblicas utilizado por docentes e discentes 
  • MuseScore – editor de partituras para as aulas de música 
  • Dosvox – sistema para acesso  a computadores por deficientes visuais
  • NVDA – Software que reproduz em áudio tudo que aparece na tela do computador 
  • VLibras – Software para uso de pessoas com deficiência auditiva

Contato

E-mail: biblioteca@est.edu.br

Telefone: (51) 2111 – 1400 / ramal 427