Águas de Maio: Deslocamentos Locais e Epistêmicos é o tema da Conferência de abertura do VI Congresso Internacional da Faculdades EST 

Evento ocorre na noite desta segunda-feira, dia 7, a partir das 19 horas, de forma remota

De 7 a 10 de outubro de 2024, a Faculdades EST realiza o VI Congresso Internacional com o tema central “Religiões e Deslocamentos: Desafios para a Educação Teológica”. O evento, que será realizado de forma online, visa debater as complexas interações entre práticas religiosas e os diversos tipos de deslocamentos que caracterizam o mundo contemporâneo.

No evento de abertura, o pastor, professor doutor Oneide Bobsin, que será um dos conferencistas, abordará o tema “Águas de Maio: Deslocamentos Locais e Epistêmicos”, trazendo reflexões sobre a experiência vivida pelas pessoas desabrigadas das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, em especial no município de São Leopoldo. A partir de suas observações etnográficas durante o acolhimento de mais de 400 pessoas no Sindicato dos Metalúrgicos, Bobsin discutirá os deslocamentos físicos e existenciais enfrentados por essas populações, bem como as implicações epistêmicas para a teologia e a prática religiosa.

A conferência está inserida no contexto dos deslocamentos climáticos, um dos eixos temáticos do congresso, vai além de uma abordagem meramente sociológica. Inspirado nas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos, ele destaca como os sentidos, como o tato e o paladar, são fundamentais na construção da experiência humana, especialmente entre populações vulneráveis. Além disso, ele tece uma crítica à tradicional hierarquização dos sentidos pela epistemologia ocidental, convidando teólogos, teólogas, e acadêmicos e acadêmicas a reconsiderar a importância de “ver e sentir” o mundo a partir da perspectiva das pessoas oprimidas.

Sobre o congresso 

O VI Congresso Internacional da Faculdades EST, além de abordar o deslocamento climático, terá outros três eixos: deslocamentos epistêmicos, socioeconômicos e políticos/culturais. O objetivo é promover uma reflexão profunda sobre como esses diferentes deslocamentos impactam a vida religiosa e a educação teológica, exigindo respostas inovadoras das comunidades de fé. Diante das transformações globais que envolvem migrações forçadas, mudanças climáticas, desigualdades sociais e tensões políticas, o evento busca oferecer caminhos para que a teologia possa responder com relevância aos desafios emergentes.Confira a programação completa na plataforma Even3..