Musicoterapia para vítimas da enchente

Ação desenvolvida pela Faculdades EST, Ubam e AMTRS reúne musicoterapeutas voluntários(as) de todo Brasil

O híbrido entre saúde e arte pode mudar a vida de uma pessoa, tanto no tratamento de patologias físico-psíquico-emocionais quanto na prevenção às mais variadas disfunções. A Musicoterapia, entre outros benefícios, auxilia no desenvolvimento da capacidade cognitiva e sensório-motora, assim como previne e combate o estresse, a depressão e a ansiedade.

É com base nisto que 85 musicoterapeutas de todo o Brasil se voluntariaram para atender pessoas afetadas pelas enchentes, e as quais se encontram desalojadas ou abrigadas no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa conjunta da Faculdades EST, União Brasileira das Associações de Musicoterapia (Ubam) e a Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMTRS), visa a ofertar atendimentos em musicoterapia para os(as) atingidos(as).

Os serviços são oferecidos porque os(as) profissionais da área entendem que a Musicoterapia é uma grande aliada da comunidade, na medida em que a prática tem se mostrado protagonista entre as ciências da saúde, especialmente no que diz respeito ao tratamento de questões emocionais envolvendo depressão, ansiedade e traumas.

Os atendimentos são ofertados pelos(as) profissionais de maneira híbrida. No modo online, são realizados por meio de uma videochamada, via aplicativo ou plataforma. Na forma presencial, as sessões ocorrem no espaço em que se encontra o(a) paciente, de forma individual ou em grupo, conforme a demanda apresentada e avaliação do(a) musicoterapeuta. São inúmeros os benefícios que podem ser gerados às pessoas atendidas, tais como, a redução dos sintomas de ansiedade e a remobilização da motivação, autoestima e resiliência para auxiliar no enfrentamento das situações traumáticas.

Para se inscreverem, os(as) interessados(as) devem preencher uma ficha (aqui). O serviço disponibilizado é gratuito.

A Faculdades EST, com sede no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, é a única instituição que oferece a formação em Musicoterapia, em nível de bacharelado, na região de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A duração do curso é de quatro anos. Estão entre os componentes curriculares, sólida formação musical, psicopatologia, psicologia do desenvolvimento, filosofia da música, neuropsicologia e estágio clínico. Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos no site.