A edição de 2022 do Salão de Pesquisa da Faculdades EST, que tem como tema “Amazônia: vulnerabilidades, saberes e poderes”, está com a programação definida. Entre os dias 17 e 19 de outubro as pessoas interessadas poderão refletir sobre a biodiversidade, a preocupação ecológica, as mudanças climáticas, as lutas de resistência dos povos, as culturas e saberes e a potencialidade econômica sustentável da Amazônia.
Para participar, é necessário realizar a inscrição no site da Faculdades EST (clique aqui).
O Salão de Pesquisa deste ano será realizado de forma remota. Veja aqui a programação:
Dia 17 de outubro
A partir das 18h45 – Palestra 1: Amazônia, um lugar teológico”.
*Fr. Dr. Luiz Carlos Susin
20h – 20h20 – Intervalo
20h20 – 22h10 – Apresentação de trabalhos (salas diversas)
Dia 18 de outubro
A partir das 18h45 – Mesa Redonda: Amazônia: povos, saberes e resistências
*Ms. Julia Rovena Witt
*Esp. Liliana Won Ancken dos Santos
20h – 20h20 – Intervalo
20h20 – 22h10 – Apresentação de trabalhos (salas diversas)
Dia 19 de outubro
A partir das 18h45 – Palestra 3: Mulheres da Floresta e organização comunitária
*Ms. Marcela Barbosa (PPGED) /UEA
*Dra. Rita Machado (PPGED) / UEA
20h20 – 22h10 – Premiação do Salão de Pesquisa 2022
São convidados e convidadas a participarem pessoas pesquisadoras de todas as áreas de conhecimento, dos diferentes níveis da pesquisa, para contribuírem com este diálogo de saberes e reflexão dos poderes. Veja quem estará no evento:
Luiz Carlos Susin – Bacharel em Teologia pela PUCRS (1979); Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1971); Mestre e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1979-1983). Atualmente é docente na PUCRS como professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Teologia, professor na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, de Porto Alegre, membro da Equipe Interdisciplinar de Assessoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Teologia Concilium por quinze anos (2000-2015) e atualmente atua em seu comitê científico. Foi presidente da Associação de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) no triênio 1998-201, da qual é cofundador. Foi professor convidado na Universidade Antoniana de Roma, no Instituto de Teologia e Pastoral da Confederação Episcopal da América Latina em Bogotá. Foi professor colaborador na Faculdade de Filosofia da Pucrs, em Ética ambiental e Metafísica e na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Ética e Filosofia da Religião.. Em 2011 realizou estágio pós-doutoral na Georgetown University, de Washington.
Julia Rovena Witt – Bióloga, Mestre em Educação Ambiental (FURG); assessora de projetos na FLD-COMIN-CAPA, tendo atuado em ações socioambientais junto a escolas, comunidades e grupos, em especial nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Atualmente compõe a equipe do Programa de Pequenos Projetos da FLD.
Liliana Won Ancken dos Santos – Advogada popular, nascida em Cacoal/Rondônia, graduada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, campus de Cacoal – UNIR, especialista em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás e em Energia no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Filha de agricultores migrantes, cresceu no campo, estudou em escola família agrícola, atuou com juventude no movimento sindical, na campanha de prevenção e combate ao trabalho escravo junto a CPT e atua como assessora de projetos no COMIN.
Marcela Barbosa – Mulher da floresta, mãe e feminista. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e fotógrafa. Atualmente é estudante de Pós-Graduação na área da Educação.
Rita de Cássia Fraga Machado – Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuante nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Líder do grupo de pesquisa Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária.