O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta terça-feira, 2 de abril, os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022, trazendo informações detalhadas sobre o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e outros indicadores importantes. Esses resultados representam um marco, uma vez que integram o conjunto de procedimentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril.
Entre os indicadores divulgados estão o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o próprio Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A análise abrangeu uma amostra significativa, com mais de 7.500 cursos com IDD calculado, 8.900 cursos com CPC e quase 2.000 instituições avaliadas com o IGC.
O IGC, em particular, é um reflexo da qualidade das instituições de ensino superior no Brasil, levando em consideração a média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.
Nesse contexto, a Faculdades EST se destaca mais uma vez ao manter a nota máxima no IGC pelo sétimo ano consecutivo. Para o Diretor-geral, Prof. Dr. Valério Schaper, “Esses resultados são uma prova concreta do nosso compromisso inabalável com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da educação e da pesquisa em nossa região. A manutenção da nota máxima no IGC pelo sétimo ano consecutivo é um feito extraordinário e um testemunho do trabalho árduo e dedicado de toda a comunidade acadêmica da Faculdades EST. Quero expressar minha gratidão ao nosso corpo docente, aos e às estudantes e ao corpo técnico-administrativo, cujo comprometimento e paixão pelo conhecimento são fundamentais para alcançarmos esse reconhecimento. Estamos orgulhosos de fazer parte do cenário educacional do Rio Grande do Sul e de contribuir para a formação de profissionais competentes e comprometidos com o progresso da nossa sociedade.”
Já a Diretora Acadêmica, Dra. Simone Imperatore, ressaltou que “nosso desempenho, conforme o Ministério da Educação, afere a excelência dos nossos cursos de graduação e pós-graduação e sinaliza nosso compromisso com a preservação, produção e democratização de conhecimentos, fomentando o diálogo entre fé, ciência e cultura, visando à educação transformadora e socioambientalmente comprometida.”
Por sua vez, o Diretor de Gestão, Me. Dezir Garcia, avaliou: “A avaliação do índice geral de cursos considera diferentes aspectos, mas quero ressaltar aqui a importância da qualidade do corpo docente e da infraestrutura da instituição. Recursos como biblioteca e laboratórios são fundamentais para contribuir para que essa avaliação seja de nível, permitindo que a Faculdades EST alcance novamente, pelo sétimo ano consecutivo, a nota máxima no MEC.”
A Faculdades EST, portanto, destaca-se no cenário educacional do Rio Grande do Sul, reiterando seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da região através da educação e da pesquisa.