Katharina von Bora nasceu em 29 de janeiro de 1499, em Zülsdorf, na Alemanha. Sua trajetória reflete liderança, coragem e determinação em um período marcado por profundas mudanças religiosas e sociais. Katharina enfrentou desafios desde cedo, como a perda da mãe, que a levou a ser criada em conventos. Lá, teve acesso à educação e desenvolveu diversas habilidades.
Com o advento da Reforma Protestante, os escritos de Martim Lutero chegaram ao convento onde vivia. Katharina e um grupo de freiras fugiram do convento em 1523, desafiando as normas religiosas e sociais da época. A fuga, facilitada por Lutero, marcou o início de sua participação no movimento da Reforma.
Mais tarde, Katharina casou-se com Lutero, em um casamento inicialmente pragmático, mas que se transformou em uma relação de afeto e respeito mútuo. No lar que compartilhou com Lutero, Katharina desempenhou um papel central na administração da casa, transformando-a em um espaço autossuficiente e acolhedor, onde estudantes, teólogas e teólogos se reuniam para discutir ideias.
Além de sua competência administrativa, Katharina destacou-se por sua inteligência e coragem. Participava ativamente das conversas teológicas e intelectuais que aconteciam em sua casa, além de gerenciar propriedades, investimentos e negociações financeiras, algo incomum para mulheres de sua época.
Redescobrir o papel de Katharina e de outras mulheres na Reforma de ontem e hoje tem sido um dos trabalhos do Programa de Gênero e Religião ao longo dos anos. Se você quiser saber mais sobre Katharina e outras mulheres, venha conhecer o monumento às mulheres da Reforma na Faculdades EST, inaugurado em 2017.
*Texto: Dra. Marcia Blasi – Professora na Faculdades EST e Executiva do Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres da FLM
Confira e baixe o texto em espanhol.
Dicas de leitura:
BORDANDO memórias: Histórias de mulheres do movimento da reforma. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2019.
BLASI, Marcia; BRUN, Marli; MUSSKOPF, André S.; SCHUCHARDT, Ketlin Laís; PONATH, Jociely; FONSECA, Marcela de Maria Sehn. Katharina von Bora: um monumento às Mulheres na Reforma: ontem e Hoje! Coisas do Gênero: revista de estudos feministas em teologia e religião, São Leopoldo (RS), v.3,n.2 , p. 03-24, 2017. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/548/468.
DALFERTH, Heloisa Gralow. Katharina von Bora: uma biografia. Blumenau: Otto Kuhr, 2014.
ULRICH, Claudete Beise; DALFERTH, Heloisa Gralow. Mulheres no movimento da reforma. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2017.
Mulheres no movimento da Reforma. Coisas do Gênero: revista de estudos feministas em teologia e religião, São Leopoldo (RS), v.3, n.2 , 2017. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/genero/issue/view/42