Pesquisa

A Faculdades EST tem como missão promover pesquisa com excelência acadêmica visando à socialização das mesmas e à capacitação de profissionais que atuem sob princípios éticos, de solidariedade e dignidade humana.

Apresentação

A Faculdades EST tem como missão promover pesquisa com excelência acadêmica visando à socialização das mesmas e à capacitação de profissionais que atuem sob princípios éticos, de solidariedade e dignidade humana.

Comissão de Pesquisa

A Comissão de Pesquisa define a política de pesquisa da Faculdades EST, tanto por projetos de pesquisa do corpo docente, quanto do corpo discente por meio de bolsas de iniciação científica, bem como por estágios de pós-doutorado de pesquisadores/as de outras instituições. Fomenta a pesquisa mediante capacitação em busca de recursos, articulação dos grupos e núcleos de pesquisa e a promoção do anual Salão de Pesquisa.

Coordenador:

Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa


Membros:

Profª. Ms. Maryléa Elisabeth Vargas
Prof. Dr. Flávio Schmitt
Profª. Drª. Laude Erandi Brandenburg
Prof. Dr. André Sidnei Musskopf
Profª. Ms. Selenir Gonçalves Kronbauer
Prof. Dr. Danilo Streckgr

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST é um colegiado interdisciplinar e independente, responsável pela avaliação e pelo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Tem a missão de salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa.

O Comitê contribui para a valorização do(a) pesquisador(a) que recebe reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada, concorrendo para o processo educativo de pesquisadores/as, da instituição e dos membros do Comitê, ao emitir parecer independente e consistente. Também promove a discussão de aspectos éticos das pesquisas na Faculdades EST.

Coordenadora: Prof.ª Mª Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer
Secretário: Walmor Ari Kanitz

Pós-Doutorado

O pós-doutorado na EST é um programa de pesquisa, realizado de forma presencial ou semipresencial e de tempo integral durante seis meses a um ano, em Grupo ou Núcleo de Pesquisa de determinada Área de Concentração por portadores/as de título de doutor. O projeto precisa ser aprovado pelo Conselho de Pesquisa.

Documento:

Iniciação científica

O Programa de Iniciação científica quer:

  • desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante do Corpo Docente da EST;
  • estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da EST, na formação de profissionais qualificados.

O Programa de Iniciação Científica é concedido para discentes dos cursos de graduação da Faculdades EST desenvolverem atividades de pesquisa com bolsa e/ou voluntariamente. A concessão de bolsas será da Faculdades EST e de outras instituições de apoio ao fomento (FAPERGS, CNPq e outros órgãos públicos).


Objetivos:

a) ampliar a oportunidade de participação de discentes em projetos de pesquisa;
b) facilitar a introdução dos discentes no âmbito da produção do conhecimento científico;
c) incrementar e qualificar as atividades de iniciação científica da EST;
d) fortalecer as demandas pelo incremento das atividades de iniciação científica.

Salão de Pesquisa

Anualmente a Faculdades EST promove a realização de um Salão de Pesquisa. Os Salões de Pesquisa têm como objetivo oferecer a estudantes da graduação e da pós-graduação e docentes da Faculdades EST ampla oportunidade para apresentação e divulgação de suas pesquisas, vinculadas ou não a projetos de pesquisa e/ou núcleos de pesquisa consolidados.

Prazos, taxas e demais pré-requisitos para as inscrições e participação nos Salões de Pesquisa são previamente informados por parte de uma Comissão Coordenadora, a quem igualmente compete a avaliação dos trabalhos apresentados.

A pesquisa divulgada na ocasião dos eventos costuma ser socializada através da publicação de um CD.

Para a apresentação dos trabalhos são convidados, além de estudantes da Faculdades EST, também estudantes de outras IESs, desde que com graduações ou pós-graduações em áreas de saber idênticas ou afins.

Os Salões de Pesquisa da Faculdades EST estão se comprovando anualmente como ótimos canais de integração entre a pesquisa de docentes e estudantes da pós-graduação e da graduação.

Agências e instituições

A Faculdades EST e o seu respectivo quadro docente serve-se, como as demais IESs, de uma série de agências e instituições de fomento à pesquisa. Essas agências e instituições podem ter sede no Brasil ou no exterior. Elas financiam materiais necessários para determinadas pesquisas, bolsas de Iniciação Científica, publicações, participação e divulgação de pesquisas em eventos científicos no país e no exterior, etc.

A Faculdades EST tem recebido substancial ajuda para o incremento e a divulgação de sua pesquisa de agências/instituições como:

Publicações científicas

A socialização da pesquisa da Faculdades EST dá-se através de eventos como fóruns, simpósios, congressos, salões de pesquisa, grupos de pesquisa e, sobretudo, através de suas publicações científicas.

A divulgação dessas publicações da Faculdades EST ocorre através de revistas próprias (impressas e digitais), livros e um vasto número de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Há também sítios na internet vinculados a determinados projetos de pesquisa, através dos quais os avanços nas respectivas áreas são continuamente incorporados e atualizados.

Para dar apoio e fomento às suas publicações, a Faculdades EST possui um Fundo de Publicações, cujo objetivo é facilitar a publicação de pesquisa própria e estimular a divulgação de obras estrangeiras, através de tradução e posterior comercialização. O Fundo de Publicações é gerenciado pelo Conselho de Publicações, integrado por docentes e estudantes e é alimentado por doações nacionais ou internacionais para a publicação de livros específicos, e também pelos resultados advindos da comercialização das diversas obras.

Para a divulgação e comercialização de seus livros, a Faculdades EST serve-se de parcerias com diversas editoras, sendo a parceria com a Editora Sinodal a mais expressiva, regida por convênio.

Acesse:

Núcleos e grupos de pesquisa

Grupos de Pesquisa representam núcleos de pessoas organizados em torno de um(a) coordenador(a), cuja finalidade é a pesquisa conjunta de uma ou mais temáticas pertencentes a uma linha de pesquisa.

Grupos de Pesquisa são o espaço, por excelência, para a troca de experiências e saberes, para o aprendizado na crítica e autocrítica frente às pesquisas e posicionamentos submetidos à análise. A partir de Grupos de Pesquisa são também pensados e organizados eventos como congressos, simpósios, encontros temáticos, entre outros. Nestes grupos ainda é realizado o seminário de pesquisa, onde o/a estudante de pós-graduação apresenta e discute seu projeto de pesquisa no meio de outros/as pesquisadores/as.

Normalmente os Grupos de Pesquisa são formados por docentes, pesquisadores/as, estudantes da pós-graduação e estudantes em iniciação científica da graduação.

A Faculdades EST conta atualmente com os seguintes Grupos de Pesquisa, todos cadastrados no Diretório correspondente do CNPq:

Responsável:

Wilhelm Wachholz

Pesquisa do cristianismo no contexto cultural e religioso latino-americano. Objetiva a pesquisa do surgimento e do desenvolvimento do cristianismo na América Latina, a pesquisa de sua teologia, sua organização e sua relação com outros movimentos religiosos e populares, levando em consideração sua inserção na realidade. 2 - Preservação e edição de fontes históricas da história institucional e do pensamento cristão. Edição de fontes - textos de Martinho Lutero - objetiva a pesquisa, a compilação, a tradução, o comentário introdutório publicação das principais fontes textuais do Reformador Martinho Lutero. Arquivo histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) objetiva pesquisar e resgatar a memória histórica da IECLB, através da localização, da seleção e da classificação de documentos pertinentes.

Responsável:

Rudolf von Sinner

O grupo visa analisar os desafios éticos da sociedade brasileira contemporânea e explorar respostas teológicas a estes. O faz explorando o conceito de uma teologia pública. Essa análise é desenvolvida numa perspectiva multidisciplinar, procurando estabelecer um diálogo com outras áreas de conhecimento, particularmente com o Direito e a Ciência Política. A respeito das respostas, pergunta-se por referências teológicas de assuntos éticos materiais específicos como a democracia, a cidadania e a luta contra a exclusão social. Trata-se também da fundamentação teológica da ética em geral. O grupo tem como referencial principal a tradição evangélica reformatória, mas adota uma perspectiva ecumênica. O grupo fica atento ainda aos desafios do pluralismo religioso, onde o diálogo inter-religioso sobre assuntos éticos da sociedade ganha importância.

Responsável:

Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer

O grupo de pesquisa Identidade, de reflexão interdisciplinar e ecumênico, no qual participam das discussões estudantes do curso de graduação, da pós-graduação da Faculdades EST e de outras Instituições de Ensino. Tem-se como meta fortalecer o diálogo com as demais áreas do conhecimento, reflexões pertinentes no âmbito da negritude, bem como promover atividades de formação, acadêmica de modo específico e da comunidade negra de modo geral. Repercussões:1- Cursos de capacitação para Agentes de Pastoral Negra e palestras para professores e profissionais com diferentes atuações na Comunidade; 2- Trabalhos apresentados e publicados em eventos nas Ciências Humanas : Educação, Teologia, Religião, Filosofia, Antropologia, Sociologia; 3- Artigos publicados em periódicos e capítulos de livro; 4- Organização e publicação do Periódico identidade!; 5- orientação de trabalho de conclusão Graduação Normal Superior, concluído: Educação Infantil como espaço de constituição da identidade da criança negra . Participação em banca de conclusão Graduação em Educação Física e Trabalho de monografia em andamento, na área de aconselhamento pastoral.

Responsável:

Rodolfo Gaede Neto

O grupo de pesquisa, integrado à Área de Concentração "Teologia Prática", propõe-se a pesquisar temas relacionados à práxis social da igreja; sua relação com políticas públicas; seu papel na implementação da saúde comunitária, especialmente no cuidado das pessoas idosas e portadoras de deficiência; sua parcela de responsabilidade na construção da cidadania, com foco nas questões de exclusão social e étnica. Propõe-se igualmente a promover o debate e a publicação dos resultados, visando suprir uma lacuna de produção intelectual nas áreas de cooperação entre a ação das igrejas e do poder público. O grupo desenvolveu recentemente um projeto de pesquisa em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São Leopoldo/RS, intitulado: GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA. O projeto pretendeu contribuir na elaboração de subsídios para assessorar membros de instituições que participam de Conselhos Municipais de diversas áreas. É necessário que se conheçam indicadores para avaliar a efetividade da aplicação de recursos públicos e a maior eficácia dos serviços/programas realizados, no sentido de reivindicar uma relação de transparência e de efetiva participação nas decisões sobre essas políticas públicas que, necessariamente, devem ser amplamente democratizadas.

Responsável:

Valério Guilherme Schaper

Estabelecer uma área de conhecimento multidisiciplinar para o desenvolvimento de uma cultura em direitos humanos. Estimular processos de formação de educação em direitos humanos a partir da pesquisa, do ensino, da extensão e da ação comunitária, considerando o cotidiano da realidade e a diversidade cultural brasileira. Trabalhar as dimensões de diversidade, gênero, etnia, ética, tolerância e liberdade religiosa, educomunicação, multiculturalismo e interculturalidade como eixos transversais da práxis educativa em direitos humanos.

Responsável:

Oneide Bobsin

O Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) tem como objeto de estudo, pesquisa e análise o fenômeno religioso protestante nas suas múltiplas ramificações, afins e contraditórias, nas perspectivas inter e transdiciplinar. A História, a Sociologia, a Antropologia e as Ciências das Religiões constituem-se em áreas do saber a partir das quais o Protestantismo é analisado, tendo em vista a sua inserção no Brasil, em especial, e na América Latina, de forma mais geral. Portanto, com a contribuição de outras áreas do saber pretende-se subsidiar a reflexão teológica e a prática pastoral, a fim de que igrejas e movimentos do campo protestante contribuam na construção de uma sociedade democrática, pluralista e justa econômica e ecologicamente. Os participantes do NEPP se encontram, no mínimo, uma vez por mês. A partir de junho de 2002, o NEPP publica quadrimestramente estudos e pesquisas por meio de uma revista eletrônica denominada Protestantismo em Revista. Projeto de pesquisa concluído, coordenado pelo Prof. Dr. Oneide, financiado pela FAPERGS:ESTUDO SOBRE A POBREZA E A CONDIÇÃO SOCIAL DE ÁREAS INVADIDAS EM SÃO LEOPOLDO/RS. O projeto mapeou a situação da população das áreas invadidas do Município de São Leopoldo, sendo que as análises tiveram como centro a Região Nordeste. A pesquisa teve como principais objetivos: conhecer as causas e as consequências da (des)ocupação, bem como as vivências sociais, comunitárias e as potencialidades da população. Estudou e discutiu as relações que as pessoas estabelecem entre si e de que forma significam os espaços educativos formais e os espaços educativos informais dos quais fazem parte.

Responsável:

André Sidnei Musskopf

O Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG) ocupa-se com o estudo das relações de gênero e suas implicações na construção das relações sociais, sob enfoque interdisciplinar. Com base nas teorias feministas, analisa a construção do saber, da subjetividade, das relações de poder, da interrelacionalidade e da produção acadêmica em sua correlação com o fazer teológico na interface com outras áreas de conhecimento. O núcleo oportuniza o debate das pesquisas elaboradas por integrantes individuais e de pesquisas de abrangência coletiva. Cada pesquisador/a empreende diversas atividades de pesquisa, levantamento de dados em grupos de discussão e debate, apresentação dos resultados de sua pesquisa junto a outros especialistas da área e a grupos sociais diversificados. O NPG representa um grupo de referência multidisciplinar que propicia a suas e seus integrantes alargar os horizontes de sua pesquisa, sem perder a especificidade de sua contribuição. E constitui-se como um fórum de pesquisa e reflexão da Teologia feminista elaborada na América Latina, como expressão da teologia contemporânea, abordando assuntos teológicos relevantes, em diálogo com outras disciplinas, a saber, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Antropologia, Psicologia e História. Temas recentes discutidos no NPG foram a violência intrafamiliar e sexista, sexualidade, corporeidade, epistemologia e pedagogia feminista. Em 2004, o NPG publicou o livro "À flor da pele: ensaios sobre gênero e corporeidade" reunindo textos produzidos a partir das pesquisas das/os integrantes, e promoveu e organizou o I Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. Com isso inaugurou uma fase de diálogo ampliado com a sociedade e outras instituições acadêmicas. Desse Congresso resultou a publicação "Corporeidade, etnia e masculinidade". Em 2006, realizou o II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião - Epistemologia, Violência e Sexualidade. Desse Congresso resultou a publicação de um livro em edição bilingue, português e inglês.

Responsável:

Júlio Cézar Adam

O grupo volta-se para estudos sobres as seguintes temáticas: a) origens, história, teologia e formas do culto cristão; b) iniciação cristã; c) liturgia nas jornadas e nas passagens da vida; d) liturgia das horas; e) espaço litúrgico; f) tempo litúrgico; g) antropologia litúrgica; h) contextualização litúrgica; i) culto e cultura; j) culto e música. O trabalho do grupo estriba-se sobre mais de uma década de pesquisa em Ciência Litúrgica no âmbito da IES, refletida em dezenas de monografias, trabalhos de conclusão, dissertações, teses, livros e artigos. Tem como estrutura de apoio e campo de atuação o Centro de Recursos Litúrgicos da IES, iniciado em 1993, com as seguintes secções: Coleção e Catalogação de Cantos Litúrgicos; Documentação Bibliográfica; TEAR - Liturgia em revista; Publicações: Coleção Miriã - Cantos Litúrgicos da América Latina (dois cadernos com 40 cantos litúrgicos por ano) e Estudos de Liturgia (série de livros com estudos sobre temas específicos).

Responsável:

Laude Erandi Brandenburg

O Grupo de Pesquisa visa: Promover o incremento do ensino, da pesquisa e da extensão através da produção científica nas áreas temáticas: currículo nas instituições escolares, práxis educativa, formação e identidade docente, ensino religioso e práticas da educação comunitária; Subsidiar a formação de profissionais e pesquisadores nas temáticas da identidade religiosa e da área do conhecimento e práxis do Ensino Religioso; Subsidiar a reflexão na área da formação e identidade docente, acompanhando a práxis educativa e a produção científica de profissionais da educação; Subsidiar os processos de estruturação curricular na perspectiva das relações entre formação profissional e identidade docente nos sistemas de ensino, com a realização de palestras e a geração de publicações específicas; Socializar o resultado de pesquisas com a organização de eventos científicos e de atividades de extensão, com a realização de palestras e com a participação em Congressos, Seminários, Simpósios; Estabelecer parcerias institucionais para viabilizar intercâmbios acadêmicos no desenvolvimento de projetos de pesquisa integrados e promoção de eventos; Estimular a elaboração de projetos de pesquisa nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Produzir material acadêmico para divulgação em periódicos, bem como apresentação em eventos científicos nacionais e internacionais; Produzir material didático-pedagógico e videográfico para subsidiar instituições escolares na interface Religião Educação. O grupo promoveu o VI Simpósio de Ensino Religioso - Fenômeno Religioso e Metodologias de 10 a 12 de setembro de 2009.. O evento teve o apoio da CAPES através do Proex para a publicação do livro dos anais: BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; WACH, Manfredo Carlos; REBLIN, Iuri Andreas. Fenômeno Religioso e Metodologias. São Leopoldo:EST/Sinodal,2009. 

Responsável:

Karin Hellen Kepler Wondracek

O Grupo desenvolve o Projeto de Pesquisa: Temas do Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Vinculados a este projeto estão os seguintes assuntos de pesquisa: - Aconselhamento em situações de crise (doença, morte, luto, conflitos familiares); - Comunidade Terapêutica (Ritos e símbolos e outros recursos espirituais no Aconselhamento); Aconselhamento em Grupos (Pessoas Portadoras de Deficiência); - Temas da Psicologia relevantes para o Aconselhamento (estudo das personalidades, sofrimento psíquico, depressão, suicídio, narcisismo) e formação de conselheiros pastorais e psicológicos. O Grupo de Pesquisa tem participado regularmente dos salões de Pesquisa da EST, tem promovido regularmente um Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Simpósio 2005: "Bioética: seus avanços e dilemas numa ótica interdisciplinar", com apoio da FAPERGS, cujos anais foram avaliados como uma das melhores publicações da subárea do ano. Simpósio de 2006: "Sofrimento, Resiliência e Fé. Implicações para as relações de cuidado". São Leopoldo : Sinodal/EST, 2007. Simpósio de 2007: "Espiritualidade na Trajetória da Vida: Vivências, Desafios e Perspectivas". Simpósio de 2011: "Sombras da alma: tramas e tempos da depressão". Simpósio de 2013: "Um olhar nos espelhos da culpa, das origens à contemporaneidade", todos com livros publicados sob o mesmo nome, pela Editora Sinodal e Fundo de Publicações da EST. Nestes dois últimos anos, o grupo escolheu a temática do perdão como eixo norteador das suas pesquisas. O objetivo geral tem sido refletir sobre a temática do perdão verificando suas implicações nas dimensões da vida pessoal, familiar e comunitária a partir das diferentes áreas, profissões e relações de ajuda. O Simpósio Internacional terá como lema "Perdão: onde espiritualidade e saúde se encontram"; O diferencial do Simpósio deste ano está na organização conjunta com a Unidade de Pesquisa do Hospital São Francisco de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de P. Alegre, coordenao pelo Prof. Dr. Fernando Lucchese, o que aumentará sua abrangência temática bem como de público. Data do evento: 17 a 19 de setembro de 2015. Informações no site da EST.

Responsável:

Gisela Isolde Waechter Streck

O grupo desenvolve pesquisa e produção científica que se articula em torno de diferentes temáticas. A primeira refere-se à educação escolar e compreende pesquisa em torno do Ensino Religioso como disciplina na educação básica. A segunda compreende pesquisa relacionada à educação cristã, entendida como formação continuada na fé, e estuda questões relativas à formação da identidade religiosa que é promovida em diferentes espaços educativos, nas famílias, em grupos e em comunidades. Estuda propostas de ensino com jovens e crianças, oferecidas pelas comunidades religiosas e instituições eclesiásticas. A terceira temática relaciona-se com a educação comunitária e compreende pesquisa sobre o desenvolvimento da espiritualidade, a busca por sentido de vida, e a reflexão sobre processos formativos que visam uma educação integral e inclusiva, em diferentes contextos e grupos sociais, como a família, a escola, a comunidade. Seu referencial teórico compreende a reflexão teológica na sua interface com a psicologia, a antropologia, a sociologia e a pedagogia. Têm também como objetivos estimular projetos de pesquisa nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado; divulgar os resultados em eventos científicos e em publicações; e produzir material didático-pedagógico para subsidiar estudos presenciais e a distância para a disciplina Ensino Religioso na escola e para a educação da religiosidade na família, em grupos e em comunidades religiosas.

Responsável:

Karin Hellen Kepler Wondracek

O Grupo iniciou suas atividades em 2008 e como grupo de pesquisa em 2010, a partir do interesse na filosofia francesa contemporânea e sua apreciação filosófica do cristianismo, especialmente em Michel Henry e Jean Luc Marion. Os autores priorizam o afeto como essência da condição humana, aprofundando a compreensão da condição humana e seu pathos.

Objetivos:

- estudar a fenomenologia da vida de Michel Henry e  Jean Luc Marion, num estudo transversal entre Teologia, Filosofia, Psicologia e Psicanálise

- refletir sobre as implicações desta apreciação filosófica do cristianismo sobre a compreensão da subjetividade contemporânea.

- Na reflexão a respeito da contemporaneidade, verificar os sinais de barbárie conforme trabalhados no pensamento henryano

- Fazer a leitura das obras romanceadas de Henry buscando ampliar a compreensão dos seus conceitos fundamentais

O  grupo insere-se no Protocolo de Investigação assinado entre a Faculdades EST e o Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi. 

Responsável:

Flávio Schmitt

O grupo de pesquisa quer ser um espaço de discussão e pesquisa de questões relacionadas com a arqueologia e a religião. A questão da arqueologia está mais concentrada na arqueologia do Antigo Oriente, mais precisamente na arqueologia bíblica. No que diz respeito à religião, o grupo tem como objeto as religiões em geral, na inter-relação com a tradição cristã, seja na perspectiva histórica, literária ou teológica.

Responsável:

Valério Guilherme Schaper

O desenvolvimento de estudos e pesquisas interdisciplinares para constituir e caracterizar a ética a partir de duas matrizes elementares, a teologia e a filosofia, e em constante diálogo com as questões contemporâneas. Assim, ao mesmo tempo em que procura definir a constituição interna da ética, as pesquisas e os estudos voltam-se também para aplicações práticas de forma a obter sempre que possível a verificação efetiva das determinações teóricas alcançadas.

Responsável:

Roberto Ervino Zwetsch

O Grupo de Pesquisa reuniu vários pesquisadores que foram concluindo seus projetos de mestrado e doutorado: Marcelo Saldanha, mestrado, 2012; Maria Brendalí Costa, mestrado, 2013; Lilian Conceição Silva Pessoa de Lira, doutorado, 2014. Três mestrados profissionais e três trabalhos finais de Especialização. Desenvolveu ao longo do período (2012-2014) vários eventos no Congresso Internacional da Faculdades EST: Simpósio "Teologia e Interculturalidade na América Latina" em setembro de 2012, com participação internacional dos EUA e da Bolívia; Seminário "Teologia, Política e cultura" com participação de pesquisadores do Brasil, EUA e Argentina, em setembro de 2013. Foram discutidos nos encontros do GP os textos a serem reunidos no livro sobre "Interculturalidade na América Latina", a ser publicado no primeiro semestre de 2015. Em 2014, foi publicado o livro "Cenários urbanos: realidade e esperança", org. Roberto E. Zwetsch, São Leopoldo: Sinodal, 2014 (ISBN 9788581940267).

Responsável:

Iuri Andréas Reblin

A proposta deste grupo de pesquisa é ser um espaço de discussão e pesquisa interdisciplinar, no qual diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (especialmente das áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) e de distintas regiões do Brasil, buscam compreender os bens culturais contemporâneos nas dinâmicas que regem seus principais veículos, as diferentes mídias, ocupando-se, em especial com a arte sequencial: filmes, animações e quadrinhos. Enquanto Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a teologia é a promotora e interlocutora deste diálogo interdisciplinar com a cultura pop em geral e a arte sequencial em especial. Desse modo, os objetivos do Grupo podem ser assim definidos: Objetivos: a) Analisar a inferência da teologia nas produções artístico-culturais contemporâneas; b) Estudar a cultura pop e as dinâmicas inerentes às mídias (a tensão entre interesse de mercado e produção cultural); c) Ser um espaço interdisciplinar de produção e referência de pesquisas sobre arte sequencial, mídia e cultura pop.

Responsável:

Laude Erandi Brandenburg

O grupo de pesquisa: Música, Educação e Saúde (MusEduS) tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às praticas musicais realizadas no âmbito do ensino e da aprendizagem musical, nas ações musicoterápicas e nas interfaces com outras áreas do saber. A música na educação, no cotidiano ou em terapia faz parte do universo investigativo deste grupo de pesquisa. Os participantes do grupo desenvolvem seus trabalhos em uma perspectiva interdisciplinar alocando a música em horizontes educacionais, artísticos, teológicos e terapêuticos.

Responsável:

Enio Ronald Mueller

Objetivo do grupo é propiciar e incentivar pesquisas sobre a língua hebraica, especialmente do período bíblico. As pesquisas terão os seguintes focos: dicionário e gramática do hebraico bíblico, estudos exegéticos de textos bíblicos, estudos de linguística teórica e aplicada. O principal referencial teórico é a linguística cognitiva.

Convênios nacionais e internacionais

A Faculdades EST mantém, atualmente, os seguintes convênios internacionais de pesquisa:

Global Network of Public Theology

Rede internacional de cooperação em pesquisa sobre teologia e assuntos públicos, com participação de centros e núcleos de pesquisa na África do Sul, na Argentina, na Austrália, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, na Índia, na Irlanda, na Nova Zelândia, nos Países Baixos e no Reino Unido.
Periódico: International Journal of Public Theology (www.brill.nl/ijpt), vol. 6, n. 1, 2012: Special Issue: Public Theology in Brazil, organizado por Rudolf von Sinner e Ronaldo Cavalcante.
Membro do comitê executivo pela América Latina 2014-16: Prof. Dr. Rudolf von Sinner

Global Network of Research Centers for Theology, Religious and Christian Studies

Rede internacional de centros de pesquisa em Teologia, Ciências da Religião e Cristãs, facilitando o intercâmbio para estudos de doutorado e estágios de pós-doutorado em faculdades e universidades de renome na Alemanha, Brasil, China, Dinamarca, Estados Unidos, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Taiwan.

Pessoas de referência:

Prof. Dr. Ênio Ronald Mueller
Prof. Dr. Júlio Cezar Adam
Prof. Dr. Rudolf von Sinner
Prof. Dr. Wilhelm Wachholz

Convênio com a Universidade de Göttingen, Alemanha

Coordenador na Faculdades EST: Prof. Dr. Rudolf von Sinner

Convênio com a Faculdade de Teologia da Universidade de Stellenbosch, África do Sul

O Programa de intercâmbio da EST mantém vários convênios com instituições na África do Sul, Alemanha, Argentina, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos e Suíça.

Convênio com a Faculdade de Teologia da Universidade de Leizpig, Alemanha

Convênio com a Faculdade Unida de Vitória, Brasil

Convênio com a Faculdade de Teologia da Universidade de Halle, Alemanha (em breve)

Convênio com a Universidade de Laval, Québec, Canada, com diplomação dupla para doutorado

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa representam determinados temas aglutinadores de investigação científica, que permitem múltiplas abordagens dentro de uma relativa unidade de interesses e metas.

O PPG/EST tem como linha de pesquisa geral a Teologia latino-americana, cujo objetivo é a investigação do pensamento e das práticas teológicas e educativas em diversos contextos da América Latina.
As demais linhas de pesquisa do PPG/EST estão estreitamente vinculadas às suas áreas de concentração, e são as seguintes:

Relação das linhas de pesquisa

Cristianismo e religiões na América Latina

Investiga em perspectiva histórica o cristianismo em contextos sociais, culturais e religiosos latino-americanos

Culto e práxis social nas comunidades de fé

Objetiva o estudo das teorias e práticas cultuais e diaconais no contexto da América Latina

Estudos de texto e contexto bíblicos

Estuda os textos bíblicos e suas tendências teológicas em seus múltiplos contextos (social, político, cultural e religioso).

Fenômeno religioso e práxis educativa na América Latina

Nesta linha realizam-se pesquisas sobre a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, processos e práticas educativas, num enfoque interdisciplinar, na perspectiva da teologia, ética e educação emancipatórias e/ou da libertação e dos direitos sociais, com atenção para a ação/omissão do Estado e a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina.

Hermenêuticas bíblicas

Estuda a história da interpretação de textos bíblicos e as diversas abordagens e perspectivas de leitura da Bíblia, bem como suas metodologias.

Práxis teológica no contexto pluralista sócio-religioso

Proporciona a reflexão autônoma e interdisciplinar sobre temas do aconselhamento, da psicologia e da sociologia pastoral no contexto da Teologia Prática, bem como a integração de conteúdos fundamentais de Teologia, Psicologia, Sociologia e Antropologia.

Teologia contemporânea em perspectiva latino-americana

Examina as atuais propostas teológicas na América Latina, com especial atenção às dimensões eclesiológica, social, ética e ecumênica.

Teologia Latino-Americana Pesquisa o pensamento e as práticas teológicas e educativas em diversos contextos da América Latina.

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Bolsas de iniciação científica

Programas de bolsas de Iniciação Científica oferecidos através de projetos de pesquisas patrocinados por agências de fomento como a FAPERGS, CNPq, entre outras. São regidos por regulamentos próprios.

Programa EST de Iniciação Científica Voluntária (PEIC voluntário): Requer dez horas de pesquisa por semana. Possui regulamento interno aprovado pelas instâncias da Faculdades EST.

Programa EST de Iniciação Científica (PEIC): O seu programa próprio é denominado "Programa EST de Iniciação Científica" (PEIC) e concede regularmente um determinado número anual de bolsas de IC. Possui regulamento interno aprovado pelas instâncias da Faculdades EST.


PROBIC/FAPERGS

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC/FAPERGS visa promover e despertar o interesse de estudantes de graduação pelas atividades de pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, incentivar o pensamento científico e facilitar a interação entre os professores e pesquisadores com estudantes interessados na carreira de pesquisador.


PIBIC/CNPq

O PIBIC tem por objetivos principais:

a) contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
b) contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer
atividade profissional;
c) contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
d) possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

A EST concorre a estas bolsas da FAPERGS e do CNPq através de edital.

Cátedra de Pesquisa em Lutero

A Cátedra de Pesquisa em Lutero visa fomentar o estudo da teologia de Lutero e do movimento da Reforma Protestante no contexto brasileiro e latino-americano em conversação e diálogo com o emergente interesse em Lutero no hemisfério sul e com a robusta pesquisa já a longo em andamento no eixo norte-atlântico. O que se busca é articular uma teologia protestante inspirada na obra do teólogo que deflagrou a Reforma e segue relevante como centelha renovadora da teologia cristã. A pesquisa segue três eixos temáticos. O primeiro sendo sobre justificação por graça e fé, escatologia numa perspectiva espaciotemporal, e espiritualidade como dimensão da obra criadora e renovadora de Deus no mundo. Estes motivos são centrais e inovadores como motivos teológicos em Lutero e nele intimamente relacionados. O segundo eixo trata de justiça, igreja, economia e política. Ainda que a teoria dos dois regimentos ou regimes seja um dos ensinos características do jovem Lutero que foi assimilada e difundida por outros reformadores, ela amiúde não chega a enfocar a distinção que Lutero mais tarde faz entre economia (oeconomia) e política (politia). Aí reside uma contribuição relevante da teologia do reformador especialmente a sociedades, como do terceiro mundo, onde estas esferas da vida real são mais aparentes e discerníveis, ao contrário da modernidade ocidental onde estas se imbricam a ponto de se confundirem. Um terceiro eixo é sobre a teologia da cruz que é emblemática do inicio da Reforma, mas carece de uma reavaliação à luz dos escritos ulteriores de Lutero sobre encarnação e suas implicações para o caráter híbrido da realidade divina—um tema que retine com proeminência no pensamento pós-colonial contemporâneo.

Prof. Dr. Vítor Westhelle (2011-17)
Prof. Dr. Martin Timóteo Dietz (a partir de 08/2017)

Confira abaixo os textos produzidos pela Cátedra:

Texto 1: Por que Lutero é importante para a América Latina

Texto 2: Exploring Effective Context