Programa de Gênero e Religião

Apresentação

O Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST (PGR-EST) é formado pelo conjunto de estruturas e ações que buscam oportunizar a reflexão e ação sobre questões de gênero e religião nos diversos setores, cursos e atividades na Faculdades EST e na relação com outras Instituições de Ensino, igrejas e religiões, movimentos sociais e organizações da sociedade civil e organizações baseadas na fé, administrações e gestores e gestoras de políticas públicas.

O PGR-EST constitui-se como um espaço articulador das lutas históricas dos movimentos de mulheres, de maneira especial no campo da Teologia, mas, simultaneamente, desde uma perspectiva interdisciplinar e considerando os diversos entrecruzamentos de pertença social de maneira ampla, incluindo raça/etnia, classe social, sexualidade, geração, deficiência.

Desenvolve suas ações incorporando as teorias de gênero como instrumental de análise e crítica das desigualdades sociais, capaz de evidenciá-las nas relações cotidianas e nas formas de produção de conhecimento, e atuando como agente de transformação a partir do diálogo com diversos setores sociais tendo como meta maior a construção de relações sociais justas e igualitárias.

Histórico

O Programa de Gênero e Religião é herdeiro da Cátedra de Teologia Feminista, criada no início da década de 90. O Programa foi constituído como projeto no ano de 2008, através da atuação da então Profa. Dra. Wanda Deifelt , sendo que em 2013, sob liderança da Profa. Dra. Marcia Blasi e do então Prof. Dr. André S. Musskopf passou por reestruturação.  No ano de 2015 se deu a criação e aprovação de seu regulamento ( http://www.est.edu.br/regulamento_genero.pdf ) institucional e, desde então, o PGR-EST tem atuado a partir da execução de projetos e estabelecimento de parcerias.

Política de Justiça de Gênero - PJG

Entre os anos de 2014 e 2015, o PGR-EST mobilizou a comunidade acadêmica e conduziu um processo de construção participativa e aprovação da Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST. Antes disso, já havia colaborado na construção de outras duas Políticas de Justiça de Gênero de organizações aliadas, todas inspiradas na Política de Justiça de Gênero da Federação Luterana Mundial – FLM (2013). Após a aprovação da PJG na Faculdades EST, o PGR/EST tem atuado em ações que contribuem para sua implementação, monitoramento e avaliação. A Política tem o objetivo de sistematizar debates e práticas desenvolvidos historicamente na Instituição e se inspira em documento semelhante aprovado pelo Conselho da Federação Luterana Mundial em 2013.

A Faculdades EST reconhece a justiça de gênero como um princípio institucional teológico, pedagógico e ético, buscando regulamentá-la em seus documentos normativos e implementá-la em sua práxis pedagógica, desenvolvida nos diferentes setores e âmbitos de trabalho e formação.

Projeto em desenvolvimento

O PGR-EST realiza também atividades de formação com a comunidade acadêmica incluindo discentes e docentes de todos os cursos, bem como funcionários e funcionárias dos diversos setores da Instituição.

Política de Justiça de Gênero - PJG

Cursos de extensão

O PGR-EST desenvolve cursos de extensão com temáticas e carga horária variada, de acordo com demanda e interesse, tanto na modalidade presencial quanto educação a distância, especialmente nas áreas de gênero, sexualidade, saúde e direitos.

Participação em eventos e produção científica

O PGR-EST fomenta e participa de eventos acadêmicos por meio de sua equipe e de estudantes, pesquisadoras associadas e pesquisadores associados. Isso inclui a apresentação de trabalhos, produção e publicação de artigos científicos nos mais diversos espaços de socialização da produção acadêmica em âmbito nacional e internacional.

Outras ações

Assessorias – através de sua equipe e profissionais associados e associadas presta assessorias e participa de atividades de diversas organizações parceiras como cursos, eventos, oficinas, campanhas, especialmente nas seguintes temáticas:

Teologias e Hermenêuticas Feministas
♦ Gênero, Sexualidade e diversidades
♦ Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
♦ Gênero e Saúde, Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva
♦ Violência de Gênero
♦ Gênero e Educação

Componentes curriculares – em parceria com as coordenações, colabora em componentes curriculares em todos os cursos oferecidos pela Instituição em seus diferentes programas.

Localização

Está localizado no Espaço Diversidade, prédio T, na rua Martin Lutero, 304 anexo ao campus da Faculdades EST.

Sobre o Espaço Diversidade

A concepção do Espaço Diversidade estabeleceu-se na crítica à monocultura do saber. Há outros saberes, outras temporalidades, crítica à naturalização das hierarquias, valorização do local e de formas de produção que são regidas pelos critérios da produtividade capitalista.

Escritório da Federação Luterana Mundial 

Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres
Executiva: Profa. Dra. Marcia Blasi

Financiamento
Act Igreja Sueca

Coordenação
Profa. Pa. Dra. Marli Brun
Ma. Sabrina Senger

Contato
Telefones: (51) 2111-1403 (51) 2111-1481
Email: genero@est.edu.br

Rede Social
Facebook: https://www.facebook.com/programadegeneroereligiao/

Portal do PGR
https://programadegeneroereligiao.wordpress.com/