Textos de pessoas estudantes da pós-graduação em Teologia são publicados em coletâneas acadêmicas nacionais
A produção acadêmica de pessoas estudantes da Faculdades EST tem ultrapassado os muros da instituição e alcançado novos públicos por meio da publicação em livros. A mestranda em Teologia, na linha de Educação da Infância e da Juventude, Sheyla da Silva de Aguiar, entregou recentemente dois exemplares de obras que reúnem textos produzidos por pesquisadoras vinculadas à Faculdades EST ao coordenador do curso de Bacharelado em Teologia EaD, professor Charles Klemz.
O primeiro livro, intitulado Educação Inclusiva em Foco – Práticas, políticas e desafios no atendimento à diversidade, conta com contribuições de Sheyla, Jéssica Rodrigues Dantas (doutoranda e Mestra em Teologia) e Renata Maria Otoch Bezerra (doutoranda em Ciências da Educação e Mestra em Teologia – Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Faculdades EST, 2024). O segundo, Tecnologias, ludicidade e alfabetização: uma abordagem multidisciplinar, traz textos de Shirly de Melo Monteiro, Sheyla da Silva de Aguiar, Janaína Gudes da Silva, Jéssica Rodrigues Dantas e Renata Maria Otoch Bezerra, todas com vínculos acadêmicos com a Faculdades EST.
Para o professor, a presença das estudantes em publicações qualificadas é reflexo do compromisso da instituição com uma formação teológica e educacional voltada para a transformação social. “O conteúdo veiculado mostra a qualidade da pesquisa feita na Faculdades EST e reforça o protagonismo das nossas estudantes nos debates sobre infância, juventude, educação e inclusão. É gratificante ver esse conhecimento extrapolar o espaço acadêmico e contribuir com a sociedade.”
“Valorizamos a trajetória de quem estuda aqui”, diz diretor-geral
O diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, também celebrou a conquista, destacando a centralidade das pessoas estudantes nas ações da instituição. “Valorizamos a trajetória de quem estuda aqui. Investimos em uma formação que estimula o pensamento crítico, a produção de conhecimento e a ação ética”, salienta. De acordo com ele, as publicações são importantes para contribuir na construção dos saberes. “Ver nossas estudantes publicando e influenciando debates tão relevantes é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica.”