Doutor pela Faculdades EST lança livro com tese que aprofunda o diálogo entre denominações luteranas no Brasil

Doutor pela Faculdades EST publica livro com tese que aprofunda diálogo entre denominações luteranas no Brasil

Fruto de uma sólida trajetória pastoral e acadêmica, o doutor em Teologia pela Faculdades EST, Martinho Rennecke, lançou o livro “Luteranismo sob o Cruzeiro do Sul: Encontros e Desencontros para um Diálogo Fraterno na Diversidade da IECLB e IELB”, uma obra que busca promover a reconciliação na diversidade entre duas importantes denominações luteranas brasileiras: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

O livro, resultado de sua tese de doutorado defendida na instituição de ensino superior, em São Leopoldo, orientada pelo professor doutor Wilhelm Wachholz, analisa o relacionamento interdenominacional entre as duas igrejas sob uma perspectiva histórica, teológica, cultural e política. Rennecke destaca que, embora compartilhem uma mesma tradição confessional luterana, com raízes comuns na imigração alemã do século XIX, as igrejas seguiram caminhos institucionais e doutrinários distintos ao longo do tempo.

A pesquisa se debruça sobre documentos, bibliografia especializada e relatos dos encontros promovidos pela Comissão Interluterana de Diálogo (CID), buscando compreender como os contextos históricos e as abordagens teológicas influenciaram a relação entre as denominações. Rennecke também analisa os desafios e possibilidades de um diálogo fraterno, sem que se perca a identidade doutrinária de cada igreja.

“Diferenças não precisam ser muros. Elas podem se tornar pontes para o entendimento e cooperação”, afirma o autor na obra, que propõe um modelo de “diversidade reconciliada”, em que as igrejas podem reconhecer suas semelhanças e diferenças como parte de uma convivência respeitosa no testemunho cristão comum.

Além de refletir sobre o passado, a obra lança luz sobre o presente e o futuro do luteranismo no Brasil, encorajando novas iniciativas de diálogo que superem barreiras administrativas, teológicas e culturais.

Sobre o autor

Martinho Rennecke nasceu em 1956 em Barão (RS). Tem uma longa trajetória dedicada à fé e à educação teológica. Fundador da Livraria Mensagem, a primeira livraria evangélica da Serra Gaúcha, é uma das pessoas fundadoras dos Gideões Internacionais na sua cidade. Além deste título, é autor do exemplar “A Igreja Vai Onde o Povo Está!”.