Curso de Especialização em História em Quadrinhos

Explore o Universo das Histórias em Quadrinhos! Descubra conceitos, história e análise das HQs em diferentes contextos. Torne-se especialista na arte e cultura dos quadrinhos!

Qual é o objetivo do curso de especialização em Histórias em Quadrinhos?

O objetivo do curso é qualificar pessoas para o estudo e a abordagem de histórias em quadrinhos em diferentes contextos de atuação, como educação, academia e comunidade.

Carga Horária

450 Horas

Duração

15 Meses

Investimento

15 x R$ 318,00

Quais são os temas abordados no curso?

O curso aborda conceitos básicos das histórias em quadrinhos, a história das HQs no exterior e no Brasil, além de temas relacionados aos quadrinhos, como criação, produção e relação entre arte, sociedade, consumo e mercado. Também são discutidas possibilidades do estudo da religião por meio das histórias em quadrinhos e temas transversais, como gênero e sexualidade.

Quem pode se beneficiar do curso?

O curso é voltado para todas as pessoas interessadas em histórias em quadrinhos, incluindo profissionais da educação, líderes de contextos comunitários e religiosos, pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas do saber, artistas, quadrinistas, geeks, nerds e demais pessoas interessadas que possuam diploma de curso de graduação.

Quais são as possibilidades práticas oferecidas pelo curso?

O curso oferece possibilidades práticas para o trabalho em sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior, além de aplicações em pesquisas e contextos comunitários e religiosos.

Como será a abordagem dos temas transversais, como gênero e sexualidade?

O curso discutirá os temas transversais relacionados às histórias em quadrinhos, proporcionando uma visão abrangente e atualizada desse aspecto na cultura pop.

Quais são as oportunidades de atuação após a conclusão do curso?

Profissionais com formação na especialização em Histórias em Quadrinhos poderão atuar em diferentes contextos, como educação, pesquisa e produção de conteúdo, e em atividades relacionadas a contextos comunitários e religiosos, com uma visão ampla e aprofundada do universo das HQs.

O curso aborda as histórias em quadrinhos de apenas um ponto de vista artístico?

O curso aborda as histórias em quadrinhos de forma abrangente, sem restringir apenas ao ponto de vista artístico, mas também considerando aspectos sociais, culturais e religiosos relacionados a esse meio de expressão.

Quais são as opções para quem não deseja fazer a Atividade Autoral Final?

Caso o e a estudante opte por não realizar a Atividade Autoral Final, fará componentes curriculares em substituição.

O curso oferece aulas de docência e metodologia de ensino?

Sim, o curso oferece componentes relacionados à docência, como “Fundamentos e Metodologia da Educação” e “Docência no Ensino Superior.”

Como é a carga horária da Atividade Autoral Final?

A Atividade Autoral Final possui uma carga horária de 30h.

Quais são as áreas em que a Atividade Autoral Final pode ser desenvolvida?

Consoante a resolução do MEC, a Atividade Autoral Final pode abranger diversos formatos, como ensaios, projetos, estudos bíblicos, entre outros, desde que relacionados ao conteúdo do curso de Antigo Testamento.