Pós-Graduação

Mestrado Profissional

Modalidade: Presencial

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

Processo seletivo

Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

A CAPES utiliza em seus textos normativos e na sua correspondência tanto o termo Mestrado Profissional quanto Mestrado Profissionalizante. Em seu site, ela informa: "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Guia Acadêmico

O Mestrado Profissional em Teologia destina-se a portadores/as de diploma superior em Teologia e áreas afins, que pretendam se qualificar neste campo profissional.

Investimento

O pagamento à vista oferece desconto (os descontos serão negociados diretamente com a administração da Faculdades EST).

Investimento (2020): Plano de pagamento em 24 parcelas: 1.970,00.
Plano de pagamento em 30 parcelas: 1.588,00
Plano de pagamento em 36 parcelas: 1.333,00
Os valores serão reajustados em janeiro de 2021.

Para maiores informações sobre o investimento no Mestrado Profissional, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.

Informações sobre bolsas, financiamentos e descontos:

Clique aqui para mais informações

Ingresso

Próximo período de inscrições - segunda chamada: 15/10/2020 a 30/10/2020

Prova: 05/11/2020

Aulas (primeiro módulo do Mestrado Profissional em Teologia): 11 a 23/01/2021


Bibliografias:

Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais

Leitura e Ensino da Bíblia

Educação Comunitária com Infância e Juventude

Ética e Gestão

Mídia, Educação e Teologia

  • BERNADAZZI, Rafaela; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Produtores de conteúdo no YouTube e as relações com a produção audiovisual. Communicare. São Paulo, v. 17, p.146-160, 2017. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Artigo-7-Communicare-17-Edi%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf Acesso em: 10 out. 2020.
  • SILVA, Rafael Romão. A formação audiovisual dos educadores: a educação audiovisual nas graduações em pedagogia no Brasil. Paradoxos. Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 86-100, jan./jun. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-53796 Acesso em: 10 out. 2020.
  • SANTOS, Marcelo Moreira. A direção de fotografia no cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. Revista Digital do LAV. Santa Maria, v. 13, n. 1, p. 106-128, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734840856 Acesso em: 10 out. 2020.
  • COLUCCI, Maria Beatriz; NASCIMENTO, Moema Costa. Experiências com cinema e educação e a construção de narrativas audiovisuais participativas. In: ALVES, Marta Pinho; BELLO, Maria do Rosário Lupi; ÁLVAREZ, Iván Villarmea (orgs.). Atas do IX Encontro Anual da AIM. Lisboa: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2019. p.324-335. Disponível em: https://aim.org.pt/atas/Atas-IX-EncontroAnualAIM.pdf Acesso em: 10 out. 2020.

Documentos


Documento
Regimento
Guia Acadêmico
Cronograma - Janeiro 2021

A definição sobre a modalidade das aulas de janeiro (presenciais ou remotas) será comunicada assim que possível. O plano de retomada das atividades presenciais está em constante avaliação, em observância às determinações das autoridades das áreas de saúde e educação e em monitoramento da evolução e combate ao COVID-19

Corpo docente


Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Áreas de concentração e linhas de atuação


1. Área de Concentração:
Teologia e Sociedade

Linhas de atuação:

Dimensões do cuidado e práticas sociais

Componentes curriculares obrigatórios:

Cuidado em Contexto de Exclusão – 90h
Estuda os contextos de exclusão e pobreza e os métodos de intervenção pastoral e diaconal junto à população carente, numa perspectiva profética, visando à construção de redes de apoio e de solidariedade mútua.

Ética e cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as dimensões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa equipar o discente para sua atuação como agente social e pastoral, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre a questão do cuidado pastoral e diaconal, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Cuidado de Casais e Famílias e Novas Formas de Convivência – 90h
O componente introduz aos métodos e técnicas de aconselhamento de casais e famílias. O estudo contempla as relações de casais e famílias tradicionais bem como as novas configurações familiares, tais como as famílias recompostas e as famílias com parceiros do mesmo sexo, e seus desafios para a comunidade cristã.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e o aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Espiritualidade e Cuidado – 90h
O componente visa a trabalhar o conceito de espiritualidade cristã, formas de vivência em diferentes épocas e sua importância na atualidade.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h
Estabelece o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribui na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e mobilização de recursos.

Fenomenologia e Psicologia do Sofrimento – 90h
Estudo do sofrimento humano em perspectiva fenomenológica e psicológica. Sensibilização para a presença da dor  e sua modalização. A dinâmica do traumático na perspectiva da psicanálise e suas possibilidades de elaboração. A contemporaneidade e suas modalidades de sofrimento. Modos de subjetivação da morte e processo de luto.

Aspectos Teológicos e Históricos do Cuidado – 90h
Estuda aspectos teológicos e históricos do cuidado nas perspectivas cultural, religiosa, bíblica e eclesiástica. Exercita a reflexão teológica a partir das necessidades de cuidado a que estão sujeitas pessoas e a natureza. Projeta atitudes emancipatórias de cuidado voltadas para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e tensão existencial, com vistas à construção de uma cultura de solidariedade.

Cuidado a Cuidadores – 45h
Para cuidar de outros, é preciso aprender a cuidar de si mesmo - essa é a máxima que deveria orientar todas as pessoas envolvidas em relações de ajuda. O/a profissional cuidador/a, mesmo que não se dê conta, sofre desgastes pelo contato diário com a dor, a perda, as dificuldades, necessidades e angústias das pessoas com as quais lida, trabalha ou atende. Nas relações de ajuda e na função cuidadora, o desgaste constante pode levar à fadiga, ao estresse e, até, ao esgotamento total (burnout), por isso, é preciso dimensionar quando buscar ajuda e como se cuidar. Este componente visa refletir sobre o processo do cuidar e suas repercussões sobre a vida do/a cuidador/a.

Cuidado em Situações de Emergências – 45h
A emergência se define pela ocorrência de acidentes, catástrofes e conflitos de grande porte em zonas urbanas e rurais, por sua natureza imprevista e forte impacto social, sendo um desafio altamente complexo para as forças de segurança e de saúde onde ocorrem.  Uma catástrofe desencadeia uma súbita desorganização no funcionamento de uma coletividade que entra num período de Crise. Na dimensão subjetiva, os estados emocionais são profundamente alterados, requerendo uma abordagem específica. Num contexto de tensão, insegurança, precariedade material, perdas afetivas, ambientes sem privacidade e incertezas quanto ao amanhã imediato, torna-se extremamente importante oferecer respostas práticas de socorro e redução de sofrimento. Pensar possíveis alternativas no socorro e prevenção é a proposta deste componente.

Saúde Comunitária, Fé e Cura – 90h
Este componente estuda iniciativas e experiências na área da saúde comunitária, na perspectiva de sua fundamentação bíblico-teológica, de uma relação entre fé e cura e de uma compreensão holística do ser humano.

2. Área de Concentração:
Religião e Educação

Linhas de atuação:

Ética e gestão

Componentes curriculares obrigatórios:

(Matriz curricular vigente para ingressantes a partir de 2017)

Ética Contemporânea: democracia, cuidado e direitos humanos – 90h 
A disciplina oferece um painel atual da sociedade contemporânea sob o enfoque da ética, frisando os momentos de mudanças significativas, os desafios e enfatizando as reais e as necessárias conexões da ética com a gestão na área pública, privada e no terceiro setor. 


Globalização e ética: relações internacionais e cooperação internacional – 90h
Aborda a globalização como fenômeno totalizante da vida em sociedade. Analisa os desafios que a globalização representa para a ética, especialmente quanto às relações internacionais e a cooperação internacional. Explora recursos éticos e formas de interação não coloniais, não por último de comunidades religiosas. 


Seminário de Pesquisa – 45h 
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso. 


Metodologia do Ensino – 45h 
Visa equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino. 


Estado, Sociedade e Religião no Brasil – 90h
Localiza a religião, nomeadamente as igrejas cristãs, no espaço público, na interface com o Estado e a sociedade, como lugar de memória cultural, de reflexão sobre e aplicação de valores que norteiam o comportamento humano. Num Estado laico e num crescente pluralismo religioso, tal contribuição continua sendo importante, desde que não queira impor-se sobre outros, nem seja unilateral. Serão exploradas a recente proposta global de uma teologia pública, bem como campos específicos e conflituosos na referida interface, com o ensino religioso e a questão de uma política da religião.

 
Fundamentos da gestão sustentável –90h 
A disciplina trata da caracterização da dinâmica interna da ética do ponto de vista filosófico e teológico, destacando os componentes necessários da ética (a distinção entre moral e ética, entre fato e valor, o conceito de ser humano, a compreensão de ação e de liberdade e das seguintes noções: princípios, regras, valores, etc.) e esboçando os princípios éticos clássicos. 


Gestão de conflitos – 90h 
A disciplina apresenta as causas e a caracterização dos conflitos e também oferece elementos teóricos e práticos de como conduzir produtivamente as situações de conflito.

 
Gestão e espiritualidade – 45h 
A disciplina visa definir espiritualidade a partir das diferentes tradições religiosas, elencando aspectos teológicos, antropológicos, psicológicos, isto é, a espiritualidade como parte integral e constitutiva do ser humano e de seu universo simbólico-cultural, enfatizando as transformações sociais contemporâneas. Destacando a influência da sociedade na gestão de empresas e de organizações na relação com o tema da espiritualidade.


Seminário Temático – 90h 
Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.
 

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
Discussão e aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.


Organizações: gestão social, marcos regulatórios e transparência – 135h
Desenvolvimento histórico das organizações da sociedade civil no Brasil. Evolução conceitual e prática das concepções de gestão na área social. Políticas públicas e as normativas para área social. Caracterização do novo marco regulatório (MROSC) como referência da ação social. Recursos financeiros e a transparência das organizações sociais como nova fronteira democrática.


Organizações: gestão comunitária, políticas públicas e “accountanbility” – 135h 
Estabelecimento da relação entre as organizações da sociedade civil (OSCs) e as políticas públicas. Origem e evolução da noção de gestão comunitária. Investigação do impacto da noção de gestão comunitária sobre as OSCs. Reflexão sobre a gestão comunitária nas OSCs baseadas em fé. Introdução a noção de “accountanbility”. Da “accountanbility” política à “accountanbility” social. 

Gênero, Feminismos e Diversidade

Componentes curriculares obrigatórios:

Antropologia e Religião – 90h
A disciplina estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos.

Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Saúde – 90h
A disciplina visa a oportunizar conhecimento sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos e suas implicações na saúde sexual e saúde reprodutiva. Serão abordados conceitos e implicações dos direitos sexuais e direitos reprodutivos como direitos humanos na saúde. Os temas serão relacionados com os estudos de gênero e a Teologia, envolvendo uma concepção libertadora da sexualidade e visando relações justas e equitativas. As relações entre sexualidade, gênero, sexo, deficiência, raça/etnia, geração, religião e outras também serão consideradas.

Gênero, Diversidade e Cultura – 45h
Esta disciplina visa a proporcionar uma reflexão sobre as concepções de gênero e sexualidade presentes em expressões culturais populares brasileiras e na mídia de massa. As intersecções entre gênero, raça/etnia, diversidade sexual, deficiência, religião e outras também serão consideradas.

Gênero, Diversidade e Políticas Públicas – 90h
Esta disciplina visa a oportunizar o conhecimento e proporcionar uma reflexão crítica sobre as políticas públicas brasileiras direcionadas às mulheres e também à população LGBT. Serão estudadas as suas dimensões, objetivos, implementações, entre outros aspectos.

Gênero, Diversidade e Violência – 90h
Esta disciplina visa a trabalhar os diversos tipos de violência de gênero que acometem as mulheres e também a população LGBT. Tratará de conceitos, teorias e aspectos legais. Seu foco será direcionado para a prevenção e erradicação da violência de gênero. Serão abordados temas como homofobia, violência doméstica contra as mulheres, Lei Maria da Penha, violência simbólica, violência sexual, violência institucional, violência religiosa, entre outros.

Hermenêutica Bíblica Feminista – 90h
Esta disciplina tem como objetivo abordar a trajetória histórica da hermenêutica feminista, além de englobar as diferentes vertentes hermenêuticas feministas. Também buscará destacar os conceitos e referenciais teóricos, bem como metodologias na interpretação feminista de textos sagrados.

Justiça de Gênero, Diversidade e Educação – 90h
Esta disciplina tem como objetivo fazer a discussão e aprofundamento da relação entre Justiça de Gênero, Diversidade e Educação. O tema de Gênero tem estado timidamente na agenda da Educação formal Brasileira e a questão da diversidade divide opiniões. Esta disciplina estimulará os e as estudantes a refletir sobre a importância destes temas na Educação Formal e não formal.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Esta disciplina objetiva instrumentalizar o e a discente para sua atuação como agente social, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre as práticas sociais, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Relações de Gênero, Raça/Etnia e Classe – 90h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma discussão dos fundamentos teórico-metodológicos da análise da articulação das relações sociais de gênero, raça/etnia e classe na sociedade brasileira, tanto através da história quanto na atualidade. Seu enfoque será direcionado para as discussões da diferenciação de situação de classe e racial/étnica das categorias de gênero, bem como tais recortes incidem na organização doméstico-familiar, no mundo do trabalho e na constituição de sujeitos políticos.

Religião e Violência contra as Mulheres – 90h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar um ambiente de reflexão e debate sobre a influência religiosa na violência contra as mulheres. Buscará aprofundamento através de pesquisas e bibliografias sobre esta temática. Partirá de uma abordagem histórico-conceitual até as discussões atuais que caracterizam determinados discursos religiosos como agentes perpetradores de um sistema opressivo para as mulheres.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos de pesquisa dos e das estudantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teóricos dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

Teologia, Diversidade e corporeidade – 90h
Visa a proporcionar uma reflexão crítica sobre o lugar do corpo na teologia, bem como sobre as discussões acerca da diversidade sexual dentro da teologia. Além da Teologia Feminista, serão abordados também as teorias, conceitos e métodos da Teologia Queer.

Teologia Feminista, epistemologias e teorias de gênero – 45h
Discutir as principais teorias feministas e teorias de gênero, analisando diversos temas teológicos, sociais, culturais e éticos com abordagens a partir da epistemologia e da hermenêutica, com ênfase aos eixos dos estudos de gênero, corporeidade, diversidade, interculturalidade e cotidiano.

Leitura e Ensino da Bíblia

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e ao aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas e instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que visam a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Ética e Cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Novas tecnologias e Ensino da Bíblia – 90h
O componente apresenta possibilidades de uso das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino da Bíblia. Fornece uma visão geral de softwares e sites na internet, e aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para apoio ao ensino presencial e a distância.

História, Cultura e Sociedade da Bíblia - 90h
Estuda as sociedades e culturas do Antigo Oriente que influenciaram a história de Israel, de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Estuda as origens de Israel no contexto sócio-histórico, a época da monarquia e o nascimento do judaísmo na época exílica e pós-exílica. Estuda a história e a sociedade da Palestina e do mundo greco-romano no período do Novo Testamento, destacando os aspectos políticos, econômicos, sociais e religiosos.

Hebraico – 90h                    
O componente proporciona noções básicas do hebraico, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Antigo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (AT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Grego – 90h
O componente proporciona noções básicas do grego, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Novo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (NT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Relação entre os Testamentos – 90h
O componente estuda as diversas possibilidades de relacionar as duas partes do cânon cristão, o Novo e o Antigo Testamento, atestadas na história da interpretação (alegoria, tipologia, promessa e cumprimento, Lei e Evangelho, história da salvação, entre outras) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Hermenêuticas Bíblicas contemporâneas – 90h
O componente apresenta e aprofunda diversas tendências e correntes modernas de interpretar textos bíblicos (p.ex., semiótica, étnica, de gênero) bem como oferece critérios para a interpretação de diversos gêneros bíblicos (p.ex., apocalípticos, de parábolas, de curas). Leitura popular da Bíblia.

Educação Comunitária com Infância e Juventude

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação Comunitária – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Hermenêutica e Teologia na perspectiva da infância e juventude – 90h
O componente visa a confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca, Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso. Instrumentos teóricos e técnicos para a realização de investigações empíricas que possibilitem uma avaliação crítica dos fenômenos observados, levando particularmente em conta os campos pastoral e educacional da educação comunitária.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

História social da infância e juventude – 90h
A construção histórica e social da infância e juventude. A realidade contemporânea da juventude e da infância em relação às políticas públicas (educação, saúde, lazer, trabalho). A construção histórica da noção de direitos inerentes à infância e juventude.

Teorias de Currículo – 90h
Fundamentos, tendências e perspectivas do campo curricular, com base nas dimensões histórico-epistemológica, político-cultural e didático-pedagógica dos processos e das práticas educativas, visando aprimorar a qualificação teórica e profissional em dois campos de investigação: história do pensamento e das idéias pedagógicas, história das instituições escolares e das instituições comunitárias de socialização infanto-juvenil.

Igrejas, movimentos sociais e educação na América Latina – 45h
Estuda a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, dos processos e das práticas educativas, na perspectiva da teologia e da educação, com atenção especial para a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina.

A doutrina da proteção integral, redes sociais e políticas públicas sociais – 45h
A educação comunitária no confronto teórico e político entre o paradigma da situação irregular e o da doutrina da proteção integral (UNICEF) na América Latina. Conseqüências práticas para a atuação de profissionais em projetos sócio-educativos voltados à infância e à adolescência.

Personalidade e fé através dos ciclos da vida – 90h
Estudos sobre o desenvolvimento da personalidade. Aspectos psicológicos e sociológicos para compreender a manifestação religiosa de crianças, adolescentes e jovens. Propõe-se, em especial, buscar uma linguagem para falar de Deus com crianças e jovens de hoje.

Infância e adolescência na família contemporânea – 90h
Estudo das mudanças sociais que levam a novas configurações familiares, observando o surgimento de estressores, as formas inovadoras de organização e as competências requeridas dos membros da família e da rede social. Discussão sobre o significado de infância e adolescência no novo modelo cultural, levando em conta questões de gênero, cultura e classe social.

Antropologia e Religião – 90h
O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.

Ética e Cuidado – 90h    
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h     
Estabelecer o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribuir na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e captação de recursos.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Mídia, Educação e Teologia

Componentes curriculares obrigatórios:

Antropologia Teológica (90h)
Ementa: Estudo das diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. Abordagem da pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Apresentação das noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceituações e análise de ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve).

Cultura e Lógicas Midiáticas (90h)
Ementa: Caracterização de cultura e sua relação com a mídia. Estudo sobre cultura de massa, cultura da mídia e cultura pop. Apresentação e discussão sobre os conceitos de convergência midiática. Debate sobre a cultura da convergência em relação aos conceitos de cultura participativa e inteligência coletiva. Apresentação das definições de transmídia e crossmídia. Apresentação e discussão sobre os conceitos de identidade, globalização e consumo. Exposição da abordagem antropológica do consumo. Panorama dos estudos de recepção em comunicação e cultura dos fãs.

Desenvolvimento de Projeto Audiovisual (45h)
Ementa: Caracterização de projeto audiovisual. Problematização sobre o lugar do produto audiovisual Diálogo coletivo inicial para o desenvolvimento de projeto audiovisual relacionado ao projeto de pesquisa e ao trabalho de conclusão de curso.

Didática para Educação a Distância (45h)
Ementa: Caracterização da Educação a Distância. Discussão sobre material didático para Educação a Distância. Problematização acerca dos princípios de gamificação da educação. Apresentação do conceito de hipertextualidade e da concepção rizomática de educação. Discussão sobre mídias, tecnologias e liberdade de fluxos na educação do século 21 e modelos de ensino e aprendizagem.

Hermenêutica Teológica (90h)
Ementa: Estudo e discussão sobre novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

História da Mídia (45h)
Ementa: Estudo da definição do termo mídia ao longo da história humana. Abordagem histórica da mídia, com destaque para as mídias contemporâneas audiovisuais, digitais e multimodais. Caracterização das mídias contemporâneas a partir de suas linguagens e seus aspectos como dispositivos informacionais e comunicacionais.

Introdução à Cultura Digital (45h)
Ementa: Definição de cultura digital. Discussão sobre o significado de digital e suas implicações na concepção de mundo humano. Conceituação e caracterização de tecnologias digitais. Problematização sobre o impacto das tecnologias digitais na vida social. Definição de ciberespaço e cibercultura. Discussão sobre a virtualidade e a relação entre cultura e mídia, sobretudo, a partir da internet.

Introdução à Linguagem Audiovisual (45h)
Ementa: Introdução a uma breve história do audiovisual: cinema e televisão. Caracterização da linguagem do audiovisual. Discussão sobre o lugar da narrativa e sobre o arranjo dos elementos que compõem o conjunto da obra audiovisual, características da composição da imagem e do som. Apresentação de parâmetros para a crítica audiovisual.

Metodologia do Ensino (45h)
Ementa: Visa equipar a pessoa discente para sua atuação como educadora nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Princípios da Pesquisa em Teologia (45h)
Ementa: Introdução ao lugar da teologia na investigação acadêmica e científica. Características da pesquisa em teologia e suas preocupações epistemológicas e práticas. Apresentação dos produtos decorrentes da pesquisa em teologia.

Produção Audiovisual I (90h)
Ementa: Estudo dos princípios da narrativa audiovisual. Definição e caraterização dos diferentes elementos que atuam na produção audiovisual. Introdução à elaboração de roteiro. Apresentação dos diferentes tipos de roteiro: narrativo, técnico, documental e de montagem. Caracterização e discussão sobre os elementos básicos da direção de audiovisual. Apresentação dos cuidados relativos à produção geral. Elaboração de roteiro de audiovisual.

Produção Audiovisual II (90h)
Ementa: Estudo dos elementos da fotografia e da produção de arte. Caracterização do projeto de som. Introdução à direção geral e da direção de cena. Estudo sobre a tradução conceitual do roteiro ao audiovisual. Apresentação dos princípios básicos da montagem. Elaboração de um produto audiovisual.

Questões Religiosas Contemporâneas (90h)
Ementa: A disciplina visa à discussão e o aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaços público e privado, a análise da diversidade religiosa e sua vinculação com propostas emergentes que buscam a superação das mazelas da Globalização e da contribuição da mesma na busca de um paradigma de civilização mais justo e humano.

Religião e Mídia (90h)
Ementa: Caracterização dos fenômenos religiosos contemporâneos. Compreensão de Religião a partir da teologia e das ciências humanas. Apresentação da relação entre religião, mídia e cultura e das compreensões de religião vivida, teologia do cotidiano e teologia da cultura. Abordagem de questões acerca da sociedade do espetáculo e do consumo. Reflexão sobre uma nova concepção de igreja e de teologia que nasce e se desenvolve a partir da comunicação midiática, de dispositivos tecnológicos, de conteúdos veiculados pela cibercultura. A midiatização como geradora de uma nova forma de igreja, a igreja eletrônica e de uma nova teologia, a ciberteologia, seus riscos e desafios para a Igreja do século XXI.

Seminário de Pesquisa (45h)
Ementa: Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Apresentação da estrutura do projeto de pesquisa e caracterização de seus elementos. Caracterização da pesquisa acadêmica. Descrição sobre produtos do mestrado profissional. Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Seminário Temático (45h)
Ementa: Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (45h)
Ementa: Discussão sobre as implicações do ciberespaço e da cibercultura para os processos de ensino e aprendizagem a partir das comunidades virtuais, da interação e da inteligência coletiva. Estudo da relação entre mídia, tecnologia, linguagem e educação. Discussão sobre o impacto que as mídias e as tecnologias causam nas formas de perceber o mundo, ensinar e aprender: da educação 1.0 à educação 4.0.

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Coordenação


Coordenação

Coordenadora: A coordenação do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST está ao encargo da Profa. Dra. Gisela Isolde Waechter Streck.

A coordenação atende na sala 105 – Prédio F. O atendimento presencial poderá ser agendado pelo endereço eletrônico, ou durante os módulos, por meio de agenda de datas e horários disponíveis, afixados na porta da sala.

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