Pós-Graduação

Mestrado Profissional

Modalidade: Presencial

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

Inscrições abertas

Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

A CAPES utiliza em seus textos normativos e na sua correspondência tanto o termo Mestrado Profissional quanto Mestrado Profissionalizante. Em seu site, ela informa: "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Guia Acadêmico

O Mestrado Profissional em Teologia destina-se a portadores/as de diploma superior em Teologia e áreas afins, que pretendam se qualificar neste campo profissional.

Investimento

O pagamento à vista oferece desconto (os descontos serão negociados diretamente com a administração da Faculdades EST).

Investimento (2017): 24 parcelas de 1.725,00. Os valores serão reajustados em janeiro de 2018.

Para maiores informações sobre o investimento no Mestrado Profissional, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.

Ingresso

O processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Teologia acontece através do Exame de Seleção, que ocorre semestralmente. O período de inscrição para a segunda chamada foi de 30 de outubro a 10 de novembro de 2017. As provas aconteceram nos dias 21 e 22 de novembro de 2017.


Bibliografias:

Teologia na América Latina

MESQUIATI, David de Oliveira; CAMPOS, Bernardo. Teologia prática pentecostal: particularidades, perfil e desafios no século XXI. Estudos Teológicos, vol. 56, n. 2, p. 264-275, 2016. (12p.) - Clique aqui para acessar

LIMA, Adriano; BRANDT, Diandra; BOFF, Clodovis.A experiência do "Batismo com o Espírito Santo" no Pentecostalismo. Teocomunicação, Porto Alegre, vol. 45, n. 1, p. 72-84, 2015. (13p.) - Clique aqui para acessar

LIBÃNIO, João Batista. Teologia em revisão crítica. Horizonte, Belo Horizonte, vol. 11, n. 32, p. 1328-1356, 2013 (29p.) - Clique aqui para acessar


Educação Comunitária com Infância e Juventude

1. REYES, Pedro Puentes. O novo ensino religioso: tropeço ou oportunidade? Estudos Teológicos, São Leopoldo, v.40, n. 1, p. 81-92, jan./jun. 2000. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/680/615>. Acesso em: 20 fev. 2017.

2. REBLIN, Iuri Andréas. Quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: subsídios e práticas pedagógicas de uma experiência docente. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v.56, n. 1, p. 12-39, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/2709/2540>. Acesso em: 20 fev. 2017.

3. LEMOS, Carolina Teles. Religião e educação para a cidadania: o caso da benzedura. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v.52, n. 1, p. 205-215, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/167/337>. Acesso em: 20 fev. 2017.

4. STRECK, Gisela Isolde Waechter. A função da família na educação religiosa de crianças e adolescentes. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v.55, n. 1, p. 169-178, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/2364/2515>. Acesso em: 20 fev. 2017.


Ética e Gestão

PERDIGÃO, Antónia Cristina. A ética do cuidado na intervenção comunitária e social: Os pressupostos filosóficos. Análise Psicológica (2003), 4 (XXI): 485-497. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400007 . [Acessado em 01.03.16]

MAGALHÃES, Ósia Alexandrina V.; MILANI, Carlos; SIQUEIRA, Tacilla; MACÊDO, Vicente Aguiar de. (Re)Definindo a sustentabilidade no complexo contexto da gestão social: reflexões a partir de duas práticas sociais. Cadernos EBAPE.BR, vol. 4, núm. 2, junio, 2006, pp. 1-17. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro. http://www.redalyc.org/pdf/3232/323228064006.pdf

COMPARATO, Fabio Konder. Ética e gestão dos bens públicos. Disponível em: http://www.est.edu.br/downloads/pdfs/bibliografias/mestrado_profissional/Comparato_Etica_gest%C3%A3o_45_54.pdf.  [Acessado em 01.03.16]

SCHROEDER, Ivanir; SCHROEDER, Jocimari Tres. Responsabilidade Social Corporativa: Limites e possibilidades. RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art. 1, jan./jun. 2004. Disponível: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S1676-56482004000100002.pdf. Acesso em 01.07.17


Leitura e Ensino da Bíblia

MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. Sobre a Leitura Popular da Bíblia. Disponível em: <https://www.cebi.org.br/2007/10/14/sobre-leitura-popular-da-biblia-parte-i/>. Acesso 31.08.2017.   10 p.

DIETRICH, Luiz José. Raízes da leitura popular da Bíblia. Caminhos de Leitura Popular da Bíblia. In Estudos Bíblicos 96, 2007, p.11-23. 12 p. <http://www.est.edu.br/downloads/pdfs/bibliografias/mestrado_profissional/Raizes_leitura_popular_Luiz_Dietrich.pdf>

SCHOTTROFF, L.; SCHROER, S.; WACKER, M.-T. Exegese Feminista. Resultados de pesquisas bíblicas a partir da perspectiva de mulheres. São Leopoldo/São Paulo: Sinodal/CEBI/ASTE, 2008.  p.63- 80.   17 p. <http://www.est.edu.br/downloads/pdfs/bibliografias/mestrado_profissional/Exegese feminista_63_79_Schottroff.pdf>


Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais

OLIVEIRA, Roseli M. Kühnrich de. Cuidando do ser na família: reflexões. In: NOÉ, Sidnei; HOCH, Lothar Carlos; WONDRACEK, Karin Hellen Kepler. Comunidade terapêutica: cuidando do ser através de relações de ajuda. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, Sinodal, 2003. Clique aqui para acessar.

BOCK, Carlos G. Reflexões sobre a diaconia à luz da mordomia cristã. Estudos Teológicos, v. 38, n. 1, p. 85-91, 1998. Clique aqui para acessar.


Corpo docente


Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Livre-Docência

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Áreas de concentração e linhas de pesquisa


1. Área de Concentração:
Teologia Prática

Linhas de pesquisa:

Dimensões do cuidado e práticas sociais

Componentes curriculares obrigatórios:

Cuidado em Contexto de Exclusão – 90h
Estuda os contextos de exclusão e pobreza e os métodos de intervenção pastoral e diaconal junto à população carente, numa perspectiva profética, visando à construção de redes de apoio e de solidariedade mútua.

Ética e cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as dimensões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa equipar o discente para sua atuação como agente social e pastoral, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre a questão do cuidado pastoral e diaconal, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Cuidado de Casais e Famílias e Novas Formas de Convivência – 90h
O componente introduz aos métodos e técnicas de aconselhamento de casais e famílias. O estudo contempla as relações de casais e famílias tradicionais bem como as novas configurações familiares, tais como as famílias recompostas e as famílias com parceiros do mesmo sexo, e seus desafios para a comunidade cristã.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e o aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Espiritualidade e Cuidado – 90h
O componente visa a trabalhar o conceito de espiritualidade cristã, formas de vivência em diferentes épocas e sua importância na atualidade.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h
Estabelece o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribui na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e mobilização de recursos.

Fenomenologia e Psicologia do Sofrimento – 90h
Estudo do sofrimento humano em perspectiva fenomenológica e psicológica. Sensibilização para a presença da dor  e sua modalização. A dinâmica do traumático na perspectiva da psicanálise e suas possibilidades de elaboração. A contemporaneidade e suas modalidades de sofrimento. Modos de subjetivação da morte e processo de luto.

Aspectos Teológicos e Históricos do Cuidado – 90h
Estuda aspectos teológicos e históricos do cuidado nas perspectivas cultural, religiosa, bíblica e eclesiástica. Exercita a reflexão teológica a partir das necessidades de cuidado a que estão sujeitas pessoas e a natureza. Projeta atitudes emancipatórias de cuidado voltadas para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e tensão existencial, com vistas à construção de uma cultura de solidariedade.

Cuidado a Cuidadores – 45h
Para cuidar de outros, é preciso aprender a cuidar de si mesmo - essa é a máxima que deveria orientar todas as pessoas envolvidas em relações de ajuda. O/a profissional cuidador/a, mesmo que não se dê conta, sofre desgastes pelo contato diário com a dor, a perda, as dificuldades, necessidades e angústias das pessoas com as quais lida, trabalha ou atende. Nas relações de ajuda e na função cuidadora, o desgaste constante pode levar à fadiga, ao estresse e, até, ao esgotamento total (burnout), por isso, é preciso dimensionar quando buscar ajuda e como se cuidar. Este componente visa refletir sobre o processo do cuidar e suas repercussões sobre a vida do/a cuidador/a.

Cuidado em Situações de Emergências – 45h
A emergência se define pela ocorrência de acidentes, catástrofes e conflitos de grande porte em zonas urbanas e rurais, por sua natureza imprevista e forte impacto social, sendo um desafio altamente complexo para as forças de segurança e de saúde onde ocorrem.  Uma catástrofe desencadeia uma súbita desorganização no funcionamento de uma coletividade que entra num período de Crise. Na dimensão subjetiva, os estados emocionais são profundamente alterados, requerendo uma abordagem específica. Num contexto de tensão, insegurança, precariedade material, perdas afetivas, ambientes sem privacidade e incertezas quanto ao amanhã imediato, torna-se extremamente importante oferecer respostas práticas de socorro e redução de sofrimento. Pensar possíveis alternativas no socorro e prevenção é a proposta deste componente.

Saúde Comunitária, Fé e Cura – 90h
Este componente estuda iniciativas e experiências na área da saúde comunitária, na perspectiva de sua fundamentação bíblico-teológica, de uma relação entre fé e cura e de uma compreensão holística do ser humano.

Educação Comunitária com Infância e Juventude

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação Comunitária – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Hermenêutica e Teologia na perspectiva da infância e juventude – 90h
O componente visa a confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca, Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso. Instrumentos teóricos e técnicos para a realização de investigações empíricas que possibilitem uma avaliação crítica dos fenômenos observados, levando particularmente em conta os campos pastoral e educacional da educação comunitária.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

História social da infância e juventude – 90h
A construção histórica e social da infância e juventude. A realidade contemporânea da juventude e da infância em relação às políticas públicas (educação, saúde, lazer, trabalho). A construção histórica da noção de direitos inerentes à infância e juventude.

Teorias de Currículo – 90h
Fundamentos, tendências e perspectivas do campo curricular, com base nas dimensões histórico-epistemológica, político-cultural e didático-pedagógica dos processos e das práticas educativas, visando aprimorar a qualificação teórica e profissional em dois campos de investigação: história do pensamento e das idéias pedagógicas, história das instituições escolares e das instituições comunitárias de socialização infanto-juvenil.

Igrejas, movimentos sociais e educação na América Latina – 45h
Estuda a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, dos processos e das práticas educativas, na perspectiva da teologia e da educação, com atenção especial para a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina.

A doutrina da proteção integral, redes sociais e políticas públicas sociais – 45h
A educação comunitária no confronto teórico e político entre o paradigma da situação irregular e o da doutrina da proteção integral (UNICEF) na América Latina. Conseqüências práticas para a atuação de profissionais em projetos sócio-educativos voltados à infância e à adolescência.

Personalidade e fé através dos ciclos da vida – 90h
Estudos sobre o desenvolvimento da personalidade. Aspectos psicológicos e sociológicos para compreender a manifestação religiosa de crianças, adolescentes e jovens. Propõe-se, em especial, buscar uma linguagem para falar de Deus com crianças e jovens de hoje.

Infância e adolescência na família contemporânea – 90h
Estudo das mudanças sociais que levam a novas configurações familiares, observando o surgimento de estressores, as formas inovadoras de organização e as competências requeridas dos membros da família e da rede social. Discussão sobre o significado de infância e adolescência no novo modelo cultural, levando em conta questões de gênero, cultura e classe social.

Antropologia e Religião – 90h
O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.

Ética e Cuidado – 90h    
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h     
Estabelecer o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribuir na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e captação de recursos.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Leitura e Ensino da Bíblia

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e ao aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas e instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que visam a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Ética e Cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Novas tecnologias e Ensino da Bíblia – 90h
O componente apresenta possibilidades de uso das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino da Bíblia. Fornece uma visão geral de softwares e sites na internet, e aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para apoio ao ensino presencial e a distância.

História, Cultura e Sociedade da Bíblia - 90h
Estuda as sociedades e culturas do Antigo Oriente que influenciaram a história de Israel, de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Estuda as origens de Israel no contexto sócio-histórico, a época da monarquia e o nascimento do judaísmo na época exílica e pós-exílica. Estuda a história e a sociedade da Palestina e do mundo greco-romano no período do Novo Testamento, destacando os aspectos políticos, econômicos, sociais e religiosos.

Hebraico – 90h                    
O componente proporciona noções básicas do hebraico, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Antigo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (AT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Grego – 90h
O componente proporciona noções básicas do grego, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Novo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (NT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Relação entre os Testamentos – 90h
O componente estuda as diversas possibilidades de relacionar as duas partes do cânon cristão, o Novo e o Antigo Testamento, atestadas na história da interpretação (alegoria, tipologia, promessa e cumprimento, Lei e Evangelho, história da salvação, entre outras) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Hermenêuticas Bíblicas contemporâneas – 90h
O componente apresenta e aprofunda diversas tendências e correntes modernas de interpretar textos bíblicos (p.ex., semiótica, étnica, de gênero) bem como oferece critérios para a interpretação de diversos gêneros bíblicos (p.ex., apocalípticos, de parábolas, de curas). Leitura popular da Bíblia.

2. Área de Concentração:
Teologia Fundamental-Sistemática

Linhas de pesquisa:

Ética e gestão

Componentes curriculares obrigatórios:

Ética Contemporânea – 90h    
O componente oferece um painel atual da sociedade contemporânea sob o enfoque da ética, frisando os momentos de mudanças significativas, os desafios e enfatizando as reais e as necessárias conexões da ética com a gestão na área pública, privada e no terceiro setor.

Antropologia e Religião – 90h
O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Ética entre religião, estado e sociedade –45h
Localiza a religião, nomeadamente as igrejas cristãs, no espaço público, na interface com o Estado e a sociedade, como lugar de memória cultural, de reflexão sobre e aplicação de valores que norteiam o comportamento humano. Num Estado laico e num crescente pluralismo religioso, tal contribuição continua sendo importante, desde que não queira impor-se sobre outros, nem seja unilateral. Será explorada a recente proposta global de uma teologia pública, bem como campos específicos e conflituosos na referida interface, com o ensino religioso e a questão de uma política da religião.

Brasil: história, cultura e sociedade – 45h
Analisa criticamente as influências históricas e filosóficas na construção da cultura e sociedade brasileira e da idéia de nação, considerando as influências ameríndias, afro-brasileiras e européias.

Fundamentos da ética –90h
O componente trata da caracterização da dinâmica interna da ética do ponto de vista filosófico e teológico, destacando os componentes necessários da ética (a distinção entre moral e ética,  entre fato e valor, o conceito de ser humano, a compreensão de ação e de liberdade e das seguintes noções:  princípios, regras, valores, etc.) e esboçando os princípios éticos clássicos.  

Gestão de conflitos – 90h
O componente apresenta as causas e a caracterização dos conflitos e também oferece elementos teóricos e práticos de como conduzir produtivamente as situações de conflito.

Ética e Direito – 90h
O direito como fato social, vinculado à história da moralidade. As relações ambíguas entre a moralidade vigente e o direito. A complexa relação entre o direito e a ética, considerando o mundo das instituições (civis e eclesiais), a coisa pública e o mundo empresarial.

Ética, globalização e modelos de sociedade – 90h
A globalização como fenômeno totalizante da vida em sociedade. Os desafios que a globalização representa para a gestão do terceiro setor e para gestão no âmbito privado. Recursos éticos (valores, princípios, estratégicas, etc.) que devem ser mantidos ou resgatados diante da globalização. Os padrões éticos hegemônicos nos modelos de sociedade protagonizados pela globalização são analisados criticamente.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

Empresa e Valores – 90h
Definição de valor e ética na perspectiva da constituição do ser humano. Introdução aos valores e aos princípios éticos e seu lugar na vida social, nas instituições, enquanto parâmetros norteadores das relações. Conceituação da ética profissional. Definição e avaliação da responsabilidade social e da sustentabilidade enquanto princípios para a gestão democrática. Abordagem da empresa em face da responsabilidade social, ambiental e ética. Apresentação das bases e das tradições na teoria das organizações e modelos em administração, considerando as diferentes formas organizacionais.

Empresa e Espiritualidade – 45h
Definição de espiritualidade a partir das diferentes tradições religiosas, elencando aspectos teológicos, antropológicos, psicológicos, isto é, a espiritualidade como parte integral e constitutiva do ser humano e de seu universo simbólico-cultural, enfatizando as transformações sociais contemporâneas. Introdução às principais teorias administrativas, sob a perspectiva da compreensão do ambiente socioeconômico em que elas se desenvolvem, a influência da sociedade na organização da empresa na relação com o tema da espiritualidade.

Políticas públicas, valores e diaconia – 45h
O componente apresenta um painel das políticas públicas voltadas para o terceiro setor, enfatizando a relação das mesmas com valores éticos emergentes na sociedade. Em particular, o componente apresenta o caráter distintivo da contribuição do âmbito eclesial a partir da noção de diaconia.

Gênero, Feminismos e Diversidade

Componentes curriculares obrigatórios:

Antropologia e Religião – 90h
A disciplina estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos.

Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Saúde – 90h
A disciplina visa a oportunizar conhecimento sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos e suas implicações na saúde sexual e saúde reprodutiva. Serão abordados conceitos e implicações dos direitos sexuais e direitos reprodutivos como direitos humanos na saúde. Os temas serão relacionados com os estudos de gênero e a Teologia, envolvendo uma concepção libertadora da sexualidade e visando relações justas e equitativas. As relações entre sexualidade, gênero, sexo, deficiência, raça/etnia, geração, religião e outras também serão consideradas.

Gênero, Diversidade e Cultura – 45h
Esta disciplina visa a proporcionar uma reflexão sobre as concepções de gênero e sexualidade presentes em expressões culturais populares brasileiras e na mídia de massa. As intersecções entre gênero, raça/etnia, diversidade sexual, deficiência, religião e outras também serão consideradas.

Gênero, Diversidade e Políticas Públicas – 90h
Esta disciplina visa a oportunizar o conhecimento e proporcionar uma reflexão crítica sobre as políticas públicas brasileiras direcionadas às mulheres e também à população LGBT. Serão estudadas as suas dimensões, objetivos, implementações, entre outros aspectos.

Gênero, Diversidade e Violência – 90h
Esta disciplina visa a trabalhar os diversos tipos de violência de gênero que acometem as mulheres e também a população LGBT. Tratará de conceitos, teorias e aspectos legais. Seu foco será direcionado para a prevenção e erradicação da violência de gênero. Serão abordados temas como homofobia, violência doméstica contra as mulheres, Lei Maria da Penha, violência simbólica, violência sexual, violência institucional, violência religiosa, entre outros.

Hermenêutica Bíblica Feminista – 90h
Esta disciplina tem como objetivo abordar a trajetória histórica da hermenêutica feminista, além de englobar as diferentes vertentes hermenêuticas feministas. Também buscará destacar os conceitos e referenciais teóricos, bem como metodologias na interpretação feminista de textos sagrados.

Justiça de Gênero, Diversidade e Educação – 90h
Esta disciplina tem como objetivo fazer a discussão e aprofundamento da relação entre Justiça de Gênero, Diversidade e Educação. O tema de Gênero tem estado timidamente na agenda da Educação formal Brasileira e a questão da diversidade divide opiniões. Esta disciplina estimulará os e as estudantes a refletir sobre a importância destes temas na Educação Formal e não formal.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Esta disciplina objetiva instrumentalizar o e a discente para sua atuação como agente social, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre as práticas sociais, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Relações de Gênero, Raça/Etnia e Classe – 90h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma discussão dos fundamentos teórico-metodológicos da análise da articulação das relações sociais de gênero, raça/etnia e classe na sociedade brasileira, tanto através da história quanto na atualidade. Seu enfoque será direcionado para as discussões da diferenciação de situação de classe e racial/étnica das categorias de gênero, bem como tais recortes incidem na organização doméstico-familiar, no mundo do trabalho e na constituição de sujeitos políticos.

Religião e Violência contra as Mulheres – 90h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar um ambiente de reflexão e debate sobre a influência religiosa na violência contra as mulheres. Buscará aprofundamento através de pesquisas e bibliografias sobre esta temática. Partirá de uma abordagem histórico-conceitual até as discussões atuais que caracterizam determinados discursos religiosos como agentes perpetradores de um sistema opressivo para as mulheres.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos de pesquisa dos e das estudantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teóricos dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

Teologia, Diversidade e corporeidade – 90h
Visa a proporcionar uma reflexão crítica sobre o lugar do corpo na teologia, bem como sobre as discussões acerca da diversidade sexual dentro da teologia. Além da Teologia Feminista, serão abordados também as teorias, conceitos e métodos da Teologia Queer.

Teologia Feminista, epistemologias e teorias de gênero – 45h
Discutir as principais teorias feministas e teorias de gênero, analisando diversos temas teológicos, sociais, culturais e éticos com abordagens a partir da epistemologia e da hermenêutica, com ênfase aos eixos dos estudos de gênero, corporeidade, diversidade, interculturalidade e cotidiano.

Teologia na América Latina - Ênfase: Teologia Libertadora

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Teologia na América Latina – 90h
Elementos essenciais da tradição teológica latino-americana. Ênfase na teologia protestante da segunda metade do segundo XX. Abordagem histórico-reconstrutiva. Linhas de força que demarcam os avanços e as influências desta tradição teológica.

Teologia Pós e Decolonial – 90h
Surgimento e desenvolvimento do pensamento pós-colonial.  Do pós-colonial ao pensamento decolonial. Teologias decoloniais no contexto latino-americano: conceitos e tendências. 

Teologia e Sociedade na América Latina – 90h
Da sociedade à teologia. Da teologia à sociedade. Estudo das relações dinâmicas entre pensamento teológico e as configurações sociais. Elementos de uma teologia política.

Tendências Inovadoras na Teologia Prática – 45h
Discussão sobre os fundamentos básicos da Teologia Prática. Análise da Teologia Prática em sua relação com a Igreja e o Ministério. Estudo das relações entre Teologia Prática, as Teologias Contextuais, principalmente na América Latina, e a Teologia Pública. Novas tendências da Teologia Prática, principalmente a partir dos estudos empíricos e culturais, especialmente os estudos sobre Religião Vivida. Discussão sobre a relação da Teologia Prática com as demais áreas da Teologia, bem como com outras áreas do conhecimento, e a relação com as igrejas, movimentos e sociedade no Brasil e América Latina.

Diaconia Transformadora – 90h
Estudo do conceito, dos fundamentos bíblico-teológicos e históricos de Diaconia, sua contextualização na América Latina, sua interface com as demais áreas do conhecimento e sua relação com a prática.

Libertação e Teologias na América Latina – 90h
Análise das teologias latino-americanas no processo de colonização e evangelização e afirmação das teologias libertadoras.

História do Pensamento Teológico na América Latina – 90h
Estudo da inserção do cristianismo na América Latina, sua história, sua práxis e suas articulações institucionais e teológicas.

Teologia Intercultural – 45h
Desdobramento das teologias contextuais e estudo da teologia desde a perspectiva intercultural, que parte do diálogo com o outro, com outras culturas e visões de mundo. Reelaboração da teologia cristã a partir da convivência ecumênica e solidária com outros povos e sujeitos históricos.

Teologia da Missão – 90h
Fundamentos de uma Teologia da Missão desde uma perspectiva bíblica, histórica, ecumênica, intercultural e prática. Considera experiências e propostas de missão na atualidade, desenvolvidas por igrejas cristãs, avalia pressupostos teológicos e eclesiológicos, espiritualidade e metodologia, tendo como referencial o conceito de missio Dei (missão de Deus). 

Teologias Feministas - 45h
Apresentação de um panorama geral das teologias feministas na América Latina a partir da emergência de uma produção teológica mais articulada nos anos 60-70, da introdução do uso da categoria de gênero e dos estudos feministas nos anos 80-90 e de sua diversificação nas décadas seguintes. Análise e discussão de suas  perspectivas e desenvolvimentos e seu impacto na reflexão teológica latino-americana como um todo.

 Metodologia do Ensino – 45h
Aprimoramento dos saberes e conhecimentos para a docência de nível superior nessa área de especialização. Aprendizagem do instrumental didático de ensino, introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

 Seminário de Pesquisa II – 45h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Questões Religiosas Contemporâneas – 45h
Discussão e aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação. 

Teologia Evangélica na América Latina – 90h
Apresenta, analisa e discute os diferentes “rostos” do protestantismo na América Latina (José Miguez Bonino) a partir da tradição da Reforma e seus desdobramentos ao longo dos tempos. A ênfase está nas teologias ecumênica, evangelical, pentecostal e neo-pentecostal em sua configuração doutrinária, seu ensinamento ético e sua percepção do contexto continental.

Teologia Pública - 45h
Há, hoje, vários centros de teologia pública hoje no Brasil, na África do Sul e em outros países que vem produzindo abordagens inovadoras na interface entre academia, igreja e sociedade. Leituras selecionadas serão analisadas para compreender melhor seus propósitos, definições e potenciais aplicações do conceito, bem como entra em pauta a configuração da esfera pública hoje no Brasil e na América Latina e seus desafios em relação à laicidade do estado, uma presença pública pertinente das comunidades religiosas, ao pluralismo e à liberdade religiosas.

Teologia na América Latina - Ênfase: Teologia Pentecostal

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Teologia na América Latina – 90h
Elementos essenciais da tradição teológica latino-americana. Ênfase na teologia protestante da segunda metade do segundo XX. Abordagem histórico-reconstrutiva. Linhas de força que demarcam os avanços e as influências desta tradição teológica.

Teologia e Sociedade na América Latina – 90h
Da sociedade à teologia. Da teologia à sociedade. Estudo das relações dinâmicas entre pensamento teológico e as configurações sociais. Elementos de uma teologia política.

Tendências Inovadoras na Teologia Prática – 45h
Discussão sobre os fundamentos básicos da Teologia Prática. Análise da Teologia Prática em sua relação com a Igreja e o Ministério. Estudo das relações entre Teologia Prática, as Teologias Contextuais, principalmente na América Latina, e a Teologia Pública. Novas tendências da Teologia Prática, principalmente a partir dos estudos empíricos e culturais, especialmente os estudos sobre Religião Vivida. Discussão sobre a relação da Teologia Prática com as demais áreas da Teologia, bem como com outras áreas do conhecimento, e a relação com as igrejas, movimentos e sociedade no Brasil e América Latina.

Diaconia Transformadora – 90h
Estudo do conceito, dos fundamentos bíblico-teológicos e históricos de Diaconia, sua contextualização na América Latina, sua interface com as demais áreas do conhecimento e sua relação com a prática.

História do Pensamento Teológico na América Latina – 90h
Estudo da inserção do cristianismo na América Latina, sua história, sua práxis e suas articulações institucionais e teológicas.

Teologia da Missão – 90h
Fundamentos de uma Teologia da Missão desde uma perspectiva bíblica, histórica, ecumênica, intercultural e prática. Considera experiências e propostas de missão na atualidade, desenvolvidas por igrejas cristãs, avalia pressupostos teológicos e eclesiológicos, espiritualidade e metodologia, tendo como referencial o conceito de missio Dei (missão de Deus). 

Missão Integral – 45h
Teologia da missão em perspectiva evangélica latino-americana, como elaborada pela Fraternidade Teológica Latino-americana a partir dos anos de 1970. Desdobramentos da ação missionária na realidade contextual mais ampla, que inclui a vivência comunitária e social das pessoas seguidoras de Jesus.

Pneumatologia – 90h
Reflexão a respeito de pessoa e obra do Espírito Santo em perspectiva trinitária no horizonte da vivência pessoal, eclesial e social, em diálogo com a Bíblia, os Pais da Igreja, a tradição da Reforma e a reflexão contemporânea bem como com as diversas formas de experiências pneumáticas passadas e atuais.

 Mulheres na Igreja e na Teologia – 45h
A apresentação, reflexão e discussão sobre a participação e o papel das mulheres na vida da Igreja e na produção do conhecimento teológico evangélico e pentecostal. Fundamentação em referenciais históricos e teológicos, bem como pesquisas desenvolvidas no campo das Ciências Sociais, para analisar os debates e desafios colocados por essas questões. 

Metodologia do Ensino – 45h
Aprimoramento dos saberes e conhecimentos para a docência de nível superior nessa área de especialização. Aprendizagem do instrumental didático de ensino, introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

 Seminário de Pesquisa II – 45h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Questões Religiosas Contemporâneas – 45h
Discussão e aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação. 

Teologia Pentecostal – 90h
Na América Latina, a literatura autóctone que desenvolve uma teologia pentecostal ainda é incipiente, mas vem crescendo num ritmo acelerado. Isto permite uma análise apurada de seus alicerces doutrinários e éticos, especialmente sua doutrina de Deus, soteriologia, cristologia, pneumatologia, escatologia e antropologia e suas posições éticas em assuntos de moral pessoal e ética social. Complementando com leituras de publicações secundárias e do exterior, o foco está em fontes primárias produzidas no Brasil e na América Latina.

Teologia Evangélica na América Latina – 90h
Apresenta, analisa e discute os diferentes “rostos” do protestantismo na América Latina (José Miguez Bonino) a partir da tradição da Reforma e seus desdobramentos ao longo dos tempos. A ênfase está nas teologias ecumênica, evangelical, pentecostal e neo-pentecostal em sua configuração doutrinária, seu ensinamento ético e sua percepção do contexto continental.

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Coordenação


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Coordenadora: A coordenação do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST está ao encargo da Profa. Dra. Gisela Isolde Waechter Streck.

A coordenação atende na sala 105 – Prédio F. O atendimento presencial poderá ser agendado pelo endereço eletrônico, ou durante os módulos, por meio de agenda de datas e horários disponíveis, afixados na porta da sala.

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