A Faculdades EST é um importante centro de formação e pesquisa no Brasil e um dos mais conceituados da América Latina. Ela tem como objetivo geral promover a formação acadêmica e fomentar a pesquisa científica no campo das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras, artes e saúde. Visa à capacitação de profissionais qualificados para atuação nos diversos âmbitos sócio-culturais que demandem conhecimentos especializados nessas áreas.
Saiba maisA Faculdades EST é um importante centro de formação e pesquisa no Brasil e um dos mais conceituados da América Latina. Ela tem como objetivo geral promover a formação acadêmica e fomentar a pesquisa científica no campo das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras, artes e saúde. Visa à capacitação de profissionais qualificados para atuação nos diversos âmbitos sócio-culturais que demandem conhecimentos especializados nessas áreas.
A Faculdades EST é vinculada à Rede Sinodal de Educação e identificada com a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). Nossa instituição pauta-se pelo diálogo intereclesial, inter-religioso e intercultural.
Ao oferecer cursos de graduação, pós-graduação, ensino profissionalizante e extensão, a Faculdades EST busca:
A história da Faculdades EST, em especial do Bacharelado em Teologia, está intimamente relacionada com a imigração alemã no sul do Brasil. A partir de 1824, um número expressivo de alemães de confessionalidade luterana chegou ao sul do país, iniciando o trabalho de edificação de comunidades. Inicialmente, esse trabalho era feito por pessoas leigas, ou por pastores vindos do exterior. Logo, sentiu-se a necessidade de uma formação teológica em terra brasileira. Num artigo publicado em 1920, já se constatava a necessidade, segundo o pastor Hermann Dohms, de pastores familiarizados com a situação do país, que conferissem à igreja o caráter de uma instituição arraigada no povo. Para tanto, foi criado, em 1921, um curso de formação humanística de ensino médio que se tornou, a partir de 1931, o Instituto Pré-Teológico - com sede própria no Morro do Espelho, São Leopoldo. Nesse Instituto, em 1940, iniciou-se um "curso teológico propedêutico", que teve que ser interrompido em 1942, com a declaração de guerra à Alemanha pelo Brasil.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, fundou-se o primeiro curso oficial de Teologia. Em 26 de março de 1946 foi constituída a primeira "Escola de Teologia" da IECLB. Esta foi transferida, em 1948, de uma modesta casa no Morro do Espelho para a Casa Sinodal, o prédio que abrigou o sínodo Rio dos Sinos e, mais recentemente, passou a ser a Secretaria Acadêmica da Faculdades EST. Em 1956, foi inaugurada a "Casa dos Estudantes", cujas dependências são conhecidas hoje por "prédio velho". Anteriormente pertencente ao Sínodo Rio-Grandense, a Faculdade de Teologia passou a ser, a partir de 1958, uma instituição da Federação Sinodal (hoje, IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), com abrangência nacional. Nessas primeiras décadas, o corpo docente da Faculdade era constituído, em sua maioria, por docentes provenientes da Alemanha. A partir de 1968, no entanto, o processo de abrasileiramento foi acelerado.
Em 1984, a Faculdade de Teologia passou a constituir a Escola Superior de Teologia (EST). A EST surgiu abrigando cinco institutos: Faculdade de Teologia, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa ( atual Programa de Pós-Graduação em Teologia), Instituto de Educação Cristã, Instituto de Capacitação Teológica Especial e Instituto de Pastoral. Posteriormente, foram criados o Instituto de Música e o Instituto de Formação Diaconal, a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL).
O conjunto de atividades desenvolvidas por esses diferentes institutos ao longo dos anos fez com que a EST passasse a ser uma instituição que atua em diferentes níveis: graduação, pós-graduação, extensão e técnico. O Regimento Geral, aprovado em 2002, substituiu os antigos institutos por pró-reitorias, permanecendo a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL).
Em 2007, o regimento geral foi reformulado, visando integrar o IEPG, a ESEP, o ISM e a EST numa única instituição de ensino superior, sob a marca Faculdades EST, com seus respectivos cursos.
A Faculdades EST tem por missão promover Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando a excelência acadêmica e contribuindo para a capacitação de profissionais éticos, que atuem de modo a promover, através de seu desempenho profissional, a dignidade humana e a solidariedade. Por essa razão, constitui-se num centro de formação na educação superior que, através da ética e da qualidade do ensino, promove a transversalidade das ciências e a dignidade humana com uma visão social ampla e construtiva.
Por ser uma instituição vinculada à IECLB, a Faculdades EST baseia sua ação no evangelho de Jesus Cristo, o compromisso com a tradição da Reforma Protestante do século 16 e sua importante contribuição à educação, sempre em perspectiva ecumênica. Por isso mesmo, é uma instituição que prima pelo cultivo de uma espiritualidade em que as pessoas são convidadas, livremente, a viver o amor de Deus em suas relações pessoais, profissionais e sociais. São esses pressupostos filosóficos e educacionais que a vinculam a sólidas tradições humanistas, que a capacitam para contribuir para uma sociedade democrática, pluralista e solidária com todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis da sociedade brasileira.
Em decorrência destes fundamentos, a Faculdades EST pauta sua proposta educacional nos seguintes princípios, os quais constituem as finalidades de toda sua ação educativa:
a) Incentivo à reflexão crítica e criativa
que promova o bem-estar humano em todas as suas dimensões;
b)
Excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão numa
perspectiva de formação básica e continuada;
c)
Reflexão e prática interdisciplinar que incentive a
construção do conhecimento na interface da Teologia
com outras áreas do saber;
d) Caráter
democrático do ensino, da pesquisa e da
construção coletiva do conhecimento;
e)
Valorização do ser humano numa perspectiva
integral;
f) Compromisso com a ética e a
solidariedade;
g) Consideração à
diversidade cultural, étnica e religiosa do povo
brasileiro;
h) Defesa da justiça social e do uso
responsável dos recursos naturais com vistas a um mundo
sustentável hoje e no futuro.
Desde a década de 1970, há um especial Programa de Intercâmbio estudantil com diversas instituições de ensino superior na Europa, nos Estados Unidos da América e na América Latina. Assim, anualmente, estudantes de universidades do exterior estudam um período na Faculdades EST, e estudantes da Faculdades EST passam um ou dois semestres no exterior: Munique, Göttingen, Neuendettelsau, Leipzig, Berna, Dubuque, Buenos Aires, África do Sul, Angola, El Salvador, Bolívia, Cuba e outras cidades e países já receberam estudantes brasileiros, os quais possuem, dessa forma, a rara oportunidade para aprimorar os seus estudos, o conhecimento de outra língua e outra cultura, além de desenvolver a capacidade para relações internacionais e a preparação para pesquisas futuras. Há, também, dentro desse programa de intercâmbio, diversos estudantes do exterior, seja em nível de graduação, seja em nível de pós-graduação, que realizam seu curso completo na IES.
Mais informações pelo e-mail intercambio@est.edu.br
D esde 2008, a Faculdades EST deu início a um Projeto denominado Espaço Diversidade, que se constituiu na localização de diversos trabalhos num só lugar no campus da instituição.
Localizado no prédio L, no Espaço Diversidade atuam o COMIN – Conselho de Missão entre Indígenas, o Setor de Intercâmbio de Estudantes, o Grupo Identidade (Negritude) e o Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG). Desde então, muitas ações integradas entre esses trabalhos já foram desenvolvidas. Em 2011, a casa do Espaço Diversidade passou por ampla reforma e foi entregue à comunidade e ao público em geral em ato solene realizado no dia 18 de março de 2011. Além de desenvolver trabalhos específicos, esses grupos estarão articulando ações e pesquisas conjuntas, abrindo ainda mais a instituição para sua inserção na cidade e na região, com projetos desenvolvidos em parceria com outras entidades e com o poder público.
A Pastoral Universitária desenvolve sua ação profética e pastoral buscando acolher a todos e todas, independente de sua cultura, raça, religião e sexualidade.
Aberta ao diálogo constante, esse serviço busca que todos se desenvolvam e cresçam juntos na compreensão de Deus, num compromisso consigo mesmo, com o próximo e com um mundo mais justo, inclusivo e preservado, respeitando as diferenças e a variedade de Deus na sua criação.
Confira as datas programadas para o ano de 2023
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) integra o processo global de avaliação e regulação do Ensino Superior no país. Com a implantação do Sistema Nacional de Avaliação Superior-SINAES (Lei no 10.861, de abril de 2004), esta avaliação compreende a avaliação interna (autoavaliação) e a externa (realizada pelo INEP/MEC).
A Comissão Própria de Avaliação
– CPA – é responsável pela
coordenação do processo de avaliação
interna da Faculdades EST. Cabe à CPA articular e
coordenar o processo interno de avaliação,
elaborar relatórios, divulgar dados e resultados, extrair
indicativos para tomada de decisão e servir de elo de
ligação da Faculdades EST com o INEP/MEC.
Confira o relatório de avaliação
institucional (2010 - 2012)
Confira o relatório de
avaliação institucional (2013)
Confira o relatório de
avaliação institucional (2014)
Confira o relatório de
avaliação institucional (2015)
Confira o relatório de
avaliação institucional (2016)
Confira
o relatório de avaliação institucional
(2017)
Confira
o relatório de avaliação institucional
(2018)
Confira
o relatório de avaliação institucional
(2019)
Confira
o relatório de avaliação institucional
(2020)
Confira
o relatório de avaliação institucional
(2021)
Confira
o relatório de avaliação institucional (2022)
Composição
Nos termos do Art. 11, Inciso I, da Lei Nº 10.861 de 14 de
abril de 2004, a constituição da CPA
assegura a participação da comunidade
acadêmica e da sociedade civil organizada.
A
CPA está assim constituída pelos seguintes
representantes:
I) Representante do corpo docente:
Nilton Eliseu Herbes – Coordenador da Comissão
Maryléa Elizabeth Ramos Vargas – Representante Docente – vice-coordenadora
Ruben Marcelino Bento da Silva - Suplente representante Corpo Docente
II) Representante do corpo discente:
Janilson Cenedeze da Silva– Curso de graduação
Joabe Marques dos Anjos - Programa de Pós-graduação
III) Representante do corpo técnico-administrativo:
Bianca Silveira da Silva
Sabrina De David
Caroline Gomes Motta - Suplente de Membro do Técnico Administrativo
IV) Representante da sociedade civil
Joni Roloff Schneider
Quenia Renee Strasburg
Legislação
LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004
Portaria Nº 2051 (09/07/04) -
Regulamentação SINAES
Diretrizes para a Avaliação das
Instituições de Educação Superior -
2004
Orientações Gerais para o Roteiro
de Auto-avaliação das Instituições
- 2004
O Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) das Faculdades EST surgiu ao final de 1993 com o objetivo de contribuir para a vida litúrgica das igrejas cristãs no Brasil e na América Latina.
Clique no link abaixo para ver os horários, materiais disponíveis, promoções, entre outros.
EQUIPE DIRETIVA
DIRETOR-GERAL
Prof. Dr. Valério
Guilherme Schaper
DIRETOR DE GESTÃO
Me. Dezir Garcia
DIRETORA ACADÊMICA
Dra. Simone Imperatore
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Bacharelado
em Teologia Presencial e EAD
Coordenador: Prof. Dr. Oneide Bobsin
Bacharelado em Musicoterapia
Coordenadora:
Profª. Drª. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas
Licenciatura em Música
Coordenador: Prof.
Me. Louis Marcelo Illenseer
Licenciatura em Ciências da Religião EAD
Coordenador: Prof. Dr. Flávio Schmitt
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Mestrado Acadêmico e Doutorado
Coordenador: Prof. Dr. Flávio Schmitt
Mestrado Profissional
Coordenadora: Profª.
Drª. Laude Erandi Brandenburg
Especialização
Coordenadora: Profª. Drª.
Simone Imperatore
NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Saldanha
Ramal 471
PASTORAL
Pastor António Carlos Oliveira
Ramal 449
CLÍNICA DE MUSICOTERAPIA
Ramal 407
INTERCÂMBIO
Responsável: Prof. Dr. Nilton Herbes
Ramal 459
PROGRAMAS E INSTITUTOS
IDENTIDADE
Responsável: Profª. Ma. Selenir Correa Gonçalves Kronbauer
Ramal 479
CENTRO DE RECURSOS LITÚRGICOS(CRL)
Responsável: Prof. Dr. Júlio Cézar Adam
Ramal 421
INSTITUTO SUSTENTABILIDADE AMÉRICA LATINA E CARIBE
Responsável: Scheila Dilenburg
Ramal 477
CENTRO DE PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS
Coordenador: Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin
Ramal 471
CENTRAL DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS
Coordenador: Dilceu Witzke
Ramal 455
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretária Acadêmica: Carla Gafski
Ramal 439
SETOR FINANCEIRO
Coordenador: Sandro Escobar
Ramal 401
BIBLIOTECA
Coordenadora: Susana Fernandes Pfarrius Ladeira
Ramal 439
SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Coordenadora: Bianca Silveira da Silva
Ramal 490
RELACIONAMENTO
Responsável: Sabrina de David
Ramal 414
COMUNICAÇÃO E MARKETING
Responsável: Joelma Maino
Ramal 418
SERVIÇOS DE APOIO
SEÇÃO DE TI
Ramal 401 e Ramal 423
SEÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS
Ramal 414
SEÇÃO DE COMPRAS
Ramal 469
SEÇÃO DE MANUTENÇÃO
Ramal 434
SEÇÃO DE LIMPEZA
Ramal 436
Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.
A Faculdades EST está localizada no Bairro Morro do Espelho em São Leopoldo, a 30 minutos de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Veja abaixo o endereço e o mapa de como chegar até nós:
Endereço: Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - E-mail: est@est.edu.br
(51) 2111-1400
(51) 9 8422-8340
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest