Licenciatura em Ciências da Religião

Modalidade: A distância

Ao longo de suas várias décadas de atuação na área da educação teológica, a Faculdades EST sempre esteve envolvida com a formação de professores e professoras para o ensino religioso nas escolas. Os frutos dessa trajetória são colhidos agora no momento em que passa a oferecer o Curso de Licenciatura em Ciências da Religião na modalidade a distância.

Apresentação

Autorizado pela Portaria Nº 337, de 11 de julho de 2019,publicada no D.O.U. em 15 de julho de 2019

O Curso se propõe a estudar o fenômeno religioso em seus vários aspectos. Visa formar profissionais com competência teórica e prática para identificar, analisar, discutir e construir o conhecimento religioso numa perspectiva interdisciplinar, de acordo com princípios éticos e ecumênicos, a serviço da tolerância, do diálogo e do respeito à diversidade religiosa. Habilita profissionais para atuar no Ensino Religioso, na assessoria a religiões, entidades e organizações da sociedade civil.

Alunos e alunas podem contar em seu processo de formação com um corpo docente e de tutores com larga experiência na área. Além disso, têm à disposição toda uma infraestrutura técnica, operacional e pedagógica, além de material didático exclusivo, necessário para um bom aproveitamento do Curso.

A Licenciatura em Ciências da Religião possui 3.310 horas e pode ser integralizada em oito semestres. 2.310 horas são dedicadas a atividades formativas teórico-práticas, 400 horas a práticas educativas distribuídas em componentes curriculares ao longo do processo formativo, 400 horas ao estágio supervisionado em Pedagogia, e 200 horas a atividades acadêmicas complementares. O regime de matrícula é semestral, por conjunto de componentes curriculares oferecidos.

O Curso está voltado à formação de profissionais que atuam ou queiram atuar no Ensino Religioso, na assessoria a grupos e entidades religiosas, e na pesquisa do fenômeno religioso. O profissional formado em Ciências da Religião estará habilitado a atuar em diferentes contextos e espaços, públicos e privados, no Brasil e no exterior. O egresso do Curso estará preparado para atuar na área do ensino na Educação Básica, na coordenação e assessoria pedagógica e cultural de organizações da sociedade civil, grupos comunitários e religiões, assim como em atividades de pesquisa e consultoria de entidades públicas e privadas.

Ingresso

Período de Inscrição: 01 de março a 18 de maio de 2020

Processo Seletivo: 25-27 de maio

Resultado do Processo Seletivo: 01 de junho

Período para envio e análise da documentação: 01 a 29 de junho

Investimento: 12 parcelas de R$ 235,00 por ano. O valor da parcela é reajustado anualmente, conforme deliberação do Conselho de Administração da Faculdades EST.

Período de ambientação na sala virtual: 15 de julho a 02 de agosto

Início das aulas: 03 de agosto

Outras Informações: Caroline Motta (relacionamento@est.edu.br)

Matriz curricular

Clique aqui para acessar

Ficou interessado/a neste curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Licenciatura em Ciências da Religião. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.