Deprecated: Function sql_regcase() is deprecated in /home/storage/8/d8/9b/est/public_html/novo2/inc/dbConnection.php on line 51
 Faculdades EST - Programa de Gênero e Religião 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br




Você está em: Página inicial > Conheça a EST
Programa de Gênero e Religião
Programa de Gênero e Religião

Programa de Gênero e Religião

Apresentação

Histórico

O Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST (PGR-EST) é herdeiro da Cátedra de Teologia Feminista criada em 1990 e implementada em 1991. A discussão sobre o lugar das mulheres na Igreja e na formação teológica, bem como sobre Teologia Feminista, na Faculdades EST, no entanto, antecede a década de 1990. A criação da Cátedra foi um passo significativo nessa direção com a contratação de uma Professora dedicada integralmente ao desenvolvimento dessa discussão na e a partir da instituição. Ainda na década de 1990 houve influência das discussões sobre gênero e suas perspectivas conceituais e analíticas tanto no que diz respeito às relações sociais quanto à produção do conhecimento teológico. Evidência disso foi a constituição do Núcleo de Pesquisa de Gênero, em 1999, um braço da Cátedra de Teologia Feminista no âmbito da pós-graduação e na pesquisa.

Logo PGR

Em 2008, construiu-se a proposta de um Programa de Gênero e Religião, buscando manter as atividades que vinham sendo desenvolvidas bem como ampliar a abrangência da atuação considerando as mudanças contextuais tanto dentro quanto fora da instituição. Nos anos seguintes, houve uma redução nas atividades desenvolvidas pelo Programa, especialmente por dificuldades de financiamento. Em março de 2013 foi constituída uma nova Coordenação com a tarefa de executar algumas atividades ainda em vigor e construir uma proposta capaz de rearticular o debate e a produção de conhecimento nessa área, com suas várias interfaces dentro e fora da instituição. Assim, em 2014 iniciou-se uma nova fase do PGR-EST, com apoio da Igreja da Suécia.

 Descrição

O PGR-EST é um espaço interinstitucional formado pelo conjunto de estruturas e ações que buscam oportunizar a reflexão e ação sobre questões de gênero e religião nos diversos setores, cursos e atividades na Faculdades EST e na relação com outras Instituições de Ensino, igrejas e religiões, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, administrações e gestores e gestoras de políticas públicas.

O PGR-EST é um espaço articulador das lutas históricas dos movimentos de mulheres, de maneira especial no campo da Teologia, mas, simultaneamente, desde uma perspectiva interdisciplinar e considerando os diversos entrecruzamentos de pertença social de maneira ampla, incluindo raça/etnia, classe social, sexualidade, geração, deficiência.

O PGR-EST desenvolve suas ações incorporando as teorias de gênero como instrumental de análise e crítica das desigualdades sociais, capaz de evidenciá-las nas relações cotidianas e nas formas de produção de conhecimento, e atuando como agente de transformação a partir do diálogo com diversos setores sociais tendo como meta maior a construção de relações sociais justas e igualitárias.

 Organograma

O PGR-EST é um espaço de articulação. De maneira geral, articula-se com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, com igrejas, religiões, redes e grupos baseados na fé, administrações e setores responsáveis pela gestão de políticas públicas (municipal, estadual e federal) e Instituições de Ensino Superior e grupos de pesquisa para a efetivação de suas ações. Enquanto parte de uma Instituição de Ensino Superior, realiza suas atividades nas diversas áreas da Teologia (Bíblica, Prática, Histórico-Sistemática, Educação e Religião) e nos diversos cursos e programas da instituição através da Extensão, do Ensino e da Pesquisa. Entende-se que essas dimensões devem estar profundamente interconectadas para o cumprimento dos objetivos e metas, como expresso em seu organograma:

 

 

 “Ao invés de pensarmos essa relação [entre extensão, ensino e pesquisa] como algo linear e hierárquico, é preciso enxergá-la a partir da ideia de três eixos interdependentes e igualmente importantes, como uma ‘mandala” (Oscar Jara)

 

Blog

Clique aqui
e conheça nosso blog.


Compartilhe:


EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br