Saúde mental pós-pandemia: Musicoterapia terá mercado aquecido

Por muito tempo a busca pela melhor condição em relação à saúde mental tem sido negligenciada - e até mesmo estigmatizada - por boa parte da população. Mas os avanços da divulgação científica e de conhecimento têm mudado essa realidade. E, no contexto pós-pandemia, os dados das associações e organizações demonstram que essa procura só aumenta.

Em se tratando mais especificamente da musicoterapia, cresce a procura por profissionais dessa área para atender as demandas preconizadas pelos três níveis de atenção à Saúde. Tais profissionais podem atuar em escolas regulares, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, clínicas particulares, hospitais em geral, penitenciárias, APAES, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e outros espaços de promoção da cidadania e bem estar social. E as vagas estão aumentando, pois a demanda está aumentando.

Saúde mental pós-pandemia

A pandemia de Covid-19 teve impactos negativos nos mais variados aspectos da vida social brasileira. E as sequelas estão ainda sendo entendidas e descobertas pela sociedade. Afinal de contas, o longo isolamento social, a grave crise econômica e mesmo as perdas de familiares e entes queridos deixaram feridas que seguem abertas.

Pensar o contexto do pós-pandemia é olhar para um mundo em que todas essas questões seguem em aberto. E as pessoas precisarão lidar com elas. Como voltar a conviver em grandes grupos de pessoas? Como conviver com um grupo novo de colegas de trabalho? Como reencontrar a felicidade sem aquela pessoa que eu amava? Essas serão perguntas que certamente vão precisar ser respondidas, em muitos casos, no contexto terapêutico.

A musicoterapia

O tratamento terapêutico pode assumir formas bastante diversas, afinal de contas, as pessoas reagem às intervenções de maneiras muito diferentes. Nesse sentido, as propostas mais tradicionais estão se mostrando incapazes de atender a toda essa nova massa de pessoas que precisa contar com a assistência no cuidado da saúde mental.

A musicoterapia, então, aparece como uma alternativa que pode - e vai - atender a muitas pessoas que terão melhores resultados a partir do processo terapêutico baseado no trabalho com música. Assim, a Musicoterapia é uma prática com música no contexto clínico, que está baseada no conhecimento científico, isto é, na formação que se dá por meio de uma graduação.

Graduação em musicoterapia

O Bacharelado em Musicoterapia tem um tempo mínimo previsto de oito (8) semestres, cursados em quatro (04) anos, e o tempo máximo de até dezesseis (16) semestres, referentes a oito (8) anos. A formação articula conhecimentos sobre a música e sobre o ser humano e suas patologias. Com uma proposta teórico-prático, o curso visa a interação entre o sujeito e a música em um processo de terapia, a fim de oferecer formas saudáveis de integração do ser humano na sociedade.

Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST

A graduação, única na região de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2003 e atualmente obtém nota máxima pelo MEC. As aulas acontecem no campus da Faculdades EST, na modalidade presencial, no turno da noite. Formam-se neste curso profissionais que podem desenvolver, reabilitar, recuperar e realizar atividades preventivas com diferentes públicos, em clínicas, instituições de saúde e empresas.

Para que essas pessoas possam chegar ao mercado tão capacitadas, a EST oferece uma série de diferenciais para seus alunos e suas alunas. Vejamos alguns deles:

• Sólida formação musical e terapêutica
  • Estudo de um instrumento musical escolhido pela própria pessoa em formação nos oito semestres do Curso.
  • Programa de Nivelamento Musical gratuito oferecido semestralmente para quem necessita de um acompanhamento individual para a aprendizagem musical ou do instrumento musical eleito.
  • Componentes com intervenções práticas musicoterápicas e estágios supervisionados ao longo do curso.
  • Corpo docente com reconhecida experiência profissional na área de atuação e na docência no ensino superior.
  • Laboratórios especializados para a composição musical e estúdio de gravação/multimídia à disposição da formação pedagógica.
  • Abordagem musicoterapêutica com ênfase na Acessibilidade.
  • Possibilidade de cursar componentes curriculares concomitantes oferecidos pelo curso de Licenciatura em Música.
  • Acervo bibliográfico na área atualizado com acesso ao Portal Periódicos CAPES.
  • Localização privilegiada, próxima à Estação São Leopoldo da Trensurb e transporte gratuito até o campus da Faculdades EST nos horários de início e término das atividades letivas.
  • Estacionamento gratuito e segurança 24 horas.
  • Serviço de hospedagem e moradia no campus.

Você pode conhecer ainda mais do curso clicando aqui.

• Desigualdade no mercado de trabalho é tema de aula nos cursos de Ciências da Religião e Teologia

• PPG em Teologia possui quatro áreas de concentração; saiba como se inscrever

• Falta um mês para o V Congresso; ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte

• Seguem abertas as submissões para dossiê sobre História, Imprensa e Comunicação na Revista identidade!

• Tear Online abre chamada para dossiê sobre desenvolvimento socioemocional; confira a ultima edição da revista

• XXI Salão de Pesquisa da Faculdades EST acontece de 17 e 19 de outubro

• Agende-se: dia 11 de outubro estreia o Recitais ao Entardecer da Esep

• Webinar debate juventudes negras em São Leopoldo