Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Religião: amigo ou inimigo do bem comum?


Religião: amigo ou inimigo do bem comum?

Durante sua passagem pela Europa, em fevereiro deste ano, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST, participou de uma reunião do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Sinner dividiu a mesa com a Revda. Dra. Simone Sinn, Secretária de Estudos sobre Teologia Pública e Relações Inter-religiosas da Federação Luterana Mundial (FLM), e o Rev. Dr. Peniel Rajkumar, do Programa para Diálogo Inter-religioso e Cooperação do CMI. Sua visita foi patrocinada pela FLM como parte de seu processo de estudo sobre consultas e formulação de uma declaração sobre a diversidade religiosa e espaço público. Prof. Rudolf von Sinner tem estudado sobre teologia pública e embasamento prático, teórico e teológico da cidadania, bem como realizado uma comparação entre o status e o papel de igrejas cristãs no espaço público do Brasil, da África do Sul e da Alemanha.

A questão que norteou o debate fez referência ao pluralismo religioso e à perigosa justificação religiosa para vários tipos de atrocidades. Afinal,  como comunidades religiosas podem contribuir autenticamente para o bem comum?

Prof. Rudolf von Sinner, em sua apresentação, fez um contraste entre o paradigma da cidadania construtiva e a ‘quietude’ tradicional do cristianismo e, até mesmo, a utopia, por vezes irrealista, do cristianismo profético. Ele defende a elaboração de uma teologia pública cristã, ancorado em uma visão emancipatória da cidadania, em que “todos têm acesso ao espaço público para a plenitude da vida.”

“A cidadania tornou-se um conceito-chave da democracia no Brasil desde os anos 1990, mas está longe de ser algo disponível através de um documento ou de leis”, explicou ele, ao salientar que a eficiência da cidadania plena envolve uma profunda transformação das pessoas, da sociedade e das instituições. 

 

Fonte: http://www.oikoumene.org/en/press-centre/news/religion-friend-or-foe-of-the-common-good

Foto: Simone Sinn, Peniel Rajkumar, Rudolf von Sinner e outros participantes na religião em reunião espaço público. Crédito: Odair Pedroso Mateus.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdade Teológica Batista de Brasília oferece Mestrado e Doutorado Interinstitucional em parceria com a Faculdades EST

  • Comunicado: atenção aos e-mails para assuntos acadêmicos

  • Veja a lista de pessoas aprovadas na 2ª chamada do Vestibular da Faculdades EST

  • Programa de Gênero e Religião recebe intercambista alemã no primeiro semestre de 2023

  • Confira o horário de atendimento na Biblioteca nos próximos dias

  • Segue aberta chamada de trabalhos para dossiê sobre ensino de Matemática, Etnomatemática e questões étnico-raciais

  • Cerimônia no auditório do Prédio H marca encerramento do primeiro módulo do MP

  • Alunos e alunas do Mestrado Profissional da Faculdades EST passeiam na Serra Gaúcha

  • Participe do projeto "Extensão Universitária Em Movimento"

  • FACULDADES EST: NOTA DE REPÚDIO

  • Faculdades EST dá boas-vindas ao 1º módulo de 2023 do Mestrado Profissional

  • Faculdades EST oferece opções de cursos de especialização; saiba mais

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.