Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Educação e solidariedade


Educação e solidariedade

Durante a realização do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião foram montadas tendas nas quadras esportivas da Faculdades EST onde aconteceu a Feira de Economia Solidária, uma parceria entre o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, a Fundação Luterana de Diaconia, o Fórum de Economia Solidária de SL e o Colégio Sinodal.

No local, estava a Praça de Alimentação, o espaço de Cultura e Espiritualidade, além de ser palco de Plenárias de diferentes Grupos Temáticos. Além disso, o espaço acolheu alunos e alunas do Ensino Fundamental do Colégio Sinodal, que foram conhecer a Feira, participar das oficinas e visitar a Praça de Alimentação, ressaltando a parceria no evento.

Os estudantes da turma 31, da professora Viviane, e da turma 22, da professora Luciana, participaram da Oficina de Boneca Fuá. A história da Boneca Fuá faz parte da tradição da cultura afro, segundo a contadora de histórias Sueli Angelita da Silva, que ministrou a oficina com os alunos. Diz a história, que na época da escravidão os senhores de engenho acreditavam na força da raça negra, por isso escolhiam uma negra forte e saudável para ser a chamada ama de leite dos filhos desse senhor. Mas essa ama só poderia amamentar o filho do senhor e deixar os filhos dela. Preocupada com isso, ela cortava um pedaço do seu vestido e fazia uma pequena boneca com esse retalho para que outra escrava usasse perto do peito na hora de amamentar o filho que foi afastado da mãe. Assim ele não morria, como era comum acontecer. Era o chamado cheirinho de mãe, que deu origem ao paninho, ou cheirinho, entre tantas outras denominações que este elemento da cultura infantil veio a receber.

O grupo de alunos e alunas da turma 41, da professora Fernanda, participou da Oficina de Marca Página, com a artesã Cacilda Barcelos e Maurício Schlusen. Trata-se de uma construção que aproveita o material reciclado, como caixas de leite e jornais. O trabalho foi finalizado posteriormente em sala de aula com pintura e colagens, a decoração final ficou por conta da criatividade dos alunos e alunas.

O momento foi de diversão e interação mútua, uns ajudavam os outros, mostrando também o espírito solidário que o momento da prática do artesanato possibilita.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

 

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdade Teológica Batista de Brasília oferece Mestrado e Doutorado Interinstitucional em parceria com a Faculdades EST

  • Comunicado: atenção aos e-mails para assuntos acadêmicos

  • Veja a lista de pessoas aprovadas na 2ª chamada do Vestibular da Faculdades EST

  • Programa de Gênero e Religião recebe intercambista alemã no primeiro semestre de 2023

  • Confira o horário de atendimento na Biblioteca nos próximos dias

  • Segue aberta chamada de trabalhos para dossiê sobre ensino de Matemática, Etnomatemática e questões étnico-raciais

  • Cerimônia no auditório do Prédio H marca encerramento do primeiro módulo do MP

  • Alunos e alunas do Mestrado Profissional da Faculdades EST passeiam na Serra Gaúcha

  • Participe do projeto "Extensão Universitária Em Movimento"

  • FACULDADES EST: NOTA DE REPÚDIO

  • Faculdades EST dá boas-vindas ao 1º módulo de 2023 do Mestrado Profissional

  • Faculdades EST oferece opções de cursos de especialização; saiba mais

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.