Educação e solidariedade

Durante a realização do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião foram montadas tendas nas quadras esportivas da Faculdades EST onde aconteceu a Feira de Economia Solidária, uma parceria entre o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, a Fundação Luterana de Diaconia, o Fórum de Economia Solidária de SL e o Colégio Sinodal.

No local, estava a Praça de Alimentação, o espaço de Cultura e Espiritualidade, além de ser palco de Plenárias de diferentes Grupos Temáticos. Além disso, o espaço acolheu alunos e alunas do Ensino Fundamental do Colégio Sinodal, que foram conhecer a Feira, participar das oficinas e visitar a Praça de Alimentação, ressaltando a parceria no evento.

Os estudantes da turma 31, da professora Viviane, e da turma 22, da professora Luciana, participaram da Oficina de Boneca Fuá. A história da Boneca Fuá faz parte da tradição da cultura afro, segundo a contadora de histórias Sueli Angelita da Silva, que ministrou a oficina com os alunos. Diz a história, que na época da escravidão os senhores de engenho acreditavam na força da raça negra, por isso escolhiam uma negra forte e saudável para ser a chamada ama de leite dos filhos desse senhor. Mas essa ama só poderia amamentar o filho do senhor e deixar os filhos dela. Preocupada com isso, ela cortava um pedaço do seu vestido e fazia uma pequena boneca com esse retalho para que outra escrava usasse perto do peito na hora de amamentar o filho que foi afastado da mãe. Assim ele não morria, como era comum acontecer. Era o chamado cheirinho de mãe, que deu origem ao paninho, ou cheirinho, entre tantas outras denominações que este elemento da cultura infantil veio a receber.

O grupo de alunos e alunas da turma 41, da professora Fernanda, participou da Oficina de Marca Página, com a artesã Cacilda Barcelos e Maurício Schlusen. Trata-se de uma construção que aproveita o material reciclado, como caixas de leite e jornais. O trabalho foi finalizado posteriormente em sala de aula com pintura e colagens, a decoração final ficou por conta da criatividade dos alunos e alunas.

O momento foi de diversão e interação mútua, uns ajudavam os outros, mostrando também o espírito solidário que o momento da prática do artesanato possibilita.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdade Teológica Batista de Brasília oferece Mestrado e Doutorado Interinstitucional em parceria com a Faculdades EST

• Comunicado: atenção aos e-mails para assuntos acadêmicos

• Veja a lista de pessoas aprovadas na 2ª chamada do Vestibular da Faculdades EST